Quais as vantagens de anunciar no Google?

Quais as vantagens de anunciar no Google?

Anunciar no Google se tornou uma prática muito comum em negócios dos mais variados tipos e segmentos. O maior buscador do mundo traz uma plataforma de anúncios inteligente e que trabalha de maneira segmentada.

Isso significa que quando uma marca trabalha com ele, vai direcionar suas campanhas para as pessoas certas e no momento mais oportuno. É o próprio anunciante que decide para quem deseja exibir seus anúncios.

Fazer marketing digital é essencial nos dias de hoje porque praticamente todos os lares do Brasil têm acesso à internet. O acesso pode acontecer por meio de diferentes tipos de dispositivos, principalmente os smartphones.

Com a chegada desses aparelhos, a internet está na palma da mão, por isso, todo momento é favorável para entrar em contato com os consumidores e divulgar produtos e serviços para as mais diversas necessidades.

Existem diversas estratégias de marketing digital que podem ser usadas para isso, mas os anúncios no Google são os mais populares. Isso porque ele traz diversas vantagens para as empresas.

Este artigo vai explicar por que uma marca deve investir em anúncios do Google, quais são seus benefícios e vantagens e dar algumas dicas para fazer isso.

Por que anunciar no Google?

Cerca de 90% das pesquisas brasileiras na internet são realizadas por meio do Google, além disso, 95% da renda do buscador é proveniente de publicidade em sites e em sua rede de display.

Com os links patrocinados da plataforma, a companhia consegue divulgar sua marca, produtos e serviços, permitindo que sejam encontrados pelos usuários quando fazem pesquisas relacionadas aos anúncios.

Por exemplo, se uma empresa fabrica janela de alumínio para lavanderia e uma pessoa faz uma pesquisa sobre o assunto no Google, o anúncio do fabricante pode ser exibido para o usuário.

Trata-se de um investimento rápido que, diferentemente das mídias tradicionais, é veiculado rapidamente. Também é uma opção de mensuração precisa, ao contrário do que acontece com os canais tradicionais, como:

  • TV;
  • Rádio;
  • Outdoor;
  • Jornais;
  • Revistas.

Outro motivo para investir é o orçamento que não depende de um valor mínimo a ser pago. Significa que o negócio pode investir de acordo com sua realidade financeira e seus objetivos de marketing.

Mas é necessário falar sobre a importância de uma boa estratégia nessa etapa, tendo em vista que só assim o investimento poderá ser aproveitado de maneira assertiva.

Anunciar no Google é uma forma muito vantajosa de aumentar o tráfego da plataforma, assim como as vendas, tanto de um e-commerce quanto de uma loja física.

Tudo acontece de maneira estruturada, segmentada e permitindo que o anunciante faça as mensurações necessárias para manter controle sobre os custos e os resultados.

Benefícios de anunciar no Google

Existem inúmeros benefícios em anunciar no Google, independentemente do tipo de negócio ou seu segmento. Alguns dos principais são:

Investimento flexível

O Google funciona por meio de um sistema de leilão que exibe os anúncios nas posições de maior destaque, considerando o lance feito na plataforma.

Se o anunciante é um fabricante de rede de proteção para quadra, então é ele quem vai decidir o quanto vai pagar e é justamente por isso que não existe um valor fixo pré-estipulado na plataforma.

Enquanto o anunciante tiver créditos em sua conta do Google Ads, seus anúncios serão exibidos e a cada novo cliente na campanha, um valor correspondente é debitado e assim que os créditos terminam, o anúncio deixa de ser exibido.

Pelo fato de não haver um custo fixo e a possibilidade de escolher quantos créditos serão inseridos na plataforma tornam o Google um investimento flexível, que pode ser ajustado periodicamente, considerando as metas do negócio.

Fácil de mensurar

O planejamento de marketing de uma empresa precisa ser data driven, isso significa que ele precisa ser baseado em dados para tomar as decisões, e o Google Ads é perfeito quando se trata de mensuração de resultados.

Ele permite identificar termos de busca e palavras-chave relevantes, que se convertem em vendas. Um fabricante de embalagem laminada só precisa conhecer os pontos fortes para saber como direcionar os investimentos e o que precisa ser melhorado.

É assim que a companhia consegue medir vendas, ligações telefônicas, preenchimento de formulário e contatos. Também é fundamental medir o retorno sobre os investimentos e o custo de aquisição de clientes.

A plataforma de anúncios do Google traz todos esses indicadores em uma interface fácil de compreender e ler.

Igualdade entre as marcas

Uma das principais características do marketing digital é o fato que ele trouxe igualdade entre empresas de diferentes portes e segmentos.

Uma multinacional vai anunciar no mesmo espaço que um pequeno negócio de bairro, e embora o orçamento gere impactos no tempo e na frequência da exposição, ele não é fator decisivo para obter bons resultados.

Isso porque se um fornecedor de algodão doce personalizado no copo fizer um anúncio, sua campanha será valorizada e seus conteúdos e o site institucional apresentar uma qualidade superior.

Por meio de uma pesquisa e um bom embasamento, é possível desenvolver conteúdos, independentemente do orçamento.

A qualidade do conteúdo é algo muito importante porque define a posição do anúncio em relação aos demais que aparecem na primeira página. Se for bem trabalhado, vai aparecer na frente de empresas maiores e do mesmo setor.

Aparecer para as pessoas certas

Quando uma marca anuncia no Google, vai impactar as pessoas certas, ou seja, aquelas que estão procurando por seus produtos e serviços e que possuem perfil para se tornarem clientes.

Além disso, a campanha também será veiculada para pessoas que estão muito próximas da decisão de compra.

Um fabricante de leito de cabo, por exemplo, pode fazer uma campanha no Google Shopping e aparecer exatamente para os usuários que estão procurando essa informação.

Mas para aproveitar todos os benefícios dessa estratégia, é necessário saber anunciar no Google do jeito certo.

Como anunciar no Google Ads?

Para anunciar no Google Ads, é necessário seguir algumas boas práticas para obter bons resultados. São elas:

Escolher as palavras-chave

É por meio da palavra-chave que as pessoas vão chegar ao site, por essa razão, é a parte mais importante do desenvolvimento da campanha. O anúncio vai dizer para o público que determinada oferta é para eles.

É importante colocar no título a mesma palavra chave da busca para obter bons resultados, além disso, é possível qualificá-lo e deixar claro nas palavras qual é o público, por exemplo, “aluguel de sala por hora para psicólogo”.

O próprio Google possui uma ferramenta para avaliar palavras estratégicas para o nicho do negócio. Ele mostra a quantidade de pessoas que buscaram pelo termo ou frase em determinado período.

Além disso, o anunciante pode solicitar sugestões de buscas aproximadas para que possa desenvolver sua campanha.

Descrever a oferta

Essa etapa é muito importante porque a discrição é feita em 2 linhas em que a marca vai colocar seu poder de persuasão para o cliente.

A ideia central desse pequeno parágrafo é atrair o consumidor para que ele queira ler mais informações, algo que vai fazer dentro do site institucional.

Uma boa opção é deixar a qualificação para essa etapa para convocar o público, por exemplo, “ferramentas para empresas”, um termo que mostra que a solução é voltada para o público empreendedor e faz um convite para visitar a página.

Um fabricante de placa de isolamento eps deve usar uma linguagem adequada ao público com o qual deseja se aproximar. Isso só é possível se o perfil da persona for estudado avaliando suas características, como:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Escolaridade;
  • Necessidades;
  • Desejos.

Se o objetivo é criar uma frase instigante para despertar a curiosidade das pessoas, também é muito importante incluir a chamada para ação no final, incentivando ainda mais as visitas.

Direcionar os clientes

Quando a empresa oferece mais de um produto ou serviço, então não deve direcionar o cliente para a página principal do site, mas sim para aquela que vende o produto que ele deseja.

Para uma empresa de aluguel de geladeira expositora é sempre a melhor opção enviar o usuário para que ele encontre o que procura, além de ter mais sincronia com o anúncio no qual ele clicou.

Considerações finais

Criar anúncios no Google é muito importante para divulgar a marca, seus produtos e serviços, de maneira mais rápida e eficiente.

São campanhas inteligentes e segmentadas que podem trazer excelentes resultados em pouco tempo. Tudo isso de maneira muito eficiente e sem pesar no bolso e é por isso que os pequenos negócios investem tanto.

Com as dicas mostradas ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil criar campanhas no Google Ads que vão ajudar a marca a alcançar os resultados que deseja.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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