Desempenho do seu site: 5 técnicas para aprimora-lo

Desempenho do seu site: 5 técnicas para aprimora-lo

O desempenho do site é um aspecto muito importante e que precisa receber a devida atenção do proprietário. Isso porque os visitantes não têm paciência com páginas que demoram muito tempo para carregar.

Isso quer dizer que o tempo de carregamento é fator determinante para a experiência do usuário e se uma pessoa percebe que não está em pleno funcionamento, simplesmente desiste e procura a informação em outro canal.

Além disso, quando o tempo de carregamento é muito lento, pode prejudicar o ranqueamento da plataforma nos resultados de pesquisa, uma vez que o próprio Google já afirmou que esse elemento é fundamental nos resultados.

Existem várias ferramentas de teste e velocidade que ajudam a compreender o desempenho do site institucional, e o papel da empresa é encontrar aquela que atende às suas necessidades.

O fato é que ter um site para o negócio é primordial hoje em dia, visto que as estratégias de marketing digital fazem parte da divulgação de produtos e serviços, só que tudo começa e termina no site da marca.

Este artigo vai dar algumas dicas para otimizar o site, explicar a importância do desempenho dessa plataforma e mostrar como melhorar a velocidade de carregamento.

Importância do desempenho do site

Qualquer usuário da internet se sente incomodado com uma página que demora muito para carregar, mais do que isso, as pessoas chegam a ficar irritadas quando acessam uma plataforma e ela demora muito.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Kissmetrics, 40% dos visitantes acabam desistindo de acessar o site se seu processo de carregamento for muito lento.

Por exemplo, se uma pessoa pesquisa sobre clínica veterinária perto de mim, ao acessar um dos links nos resultados, ela deseja que a página abra rapidamente para que possa dar continuidade ao que precisa.

Com base nisso, fica claro que a velocidade é parte fundamental para o sucesso das estratégias online. Além do mais, pode afetar a SERP e isso acontece porque o mecanismo de busca tem um tempo muito pequeno para obter os resultados.

Se a página não é capaz de carregar dentro do tempo estimado, a posição no ranqueamento será extremamente baixa.

Além disso, um desempenho ruim pode afetar o tráfego da plataforma, visto que se o carregamento estiver muito lento, o negócio tem 40% de chance de perder visitantes e entre eles sempre haverá um potencial cliente.

Por fim, o desempenho é fundamental porque pode afetar as estratégias de SEO, uma vez que os mecanismos de busca precisam zelar pela própria reputação e garantir a melhor experiência aos usuários.

Considerando todos esses aspectos, uma autoescola com simulador de direção CFC precisa garantir a boa performance de suas páginas para oferecer uma boa experiência aos visitantes.

Uma das maneiras de fazer isso é por meio de um check-up periódico, usando ferramentas que testam a velocidade do canal. A partir disso, a organização pode investir em estratégias para otimizar o site.

Como otimizar o site da empresa?

Para otimizar o site da empresa, existem diversas práticas que podem ajudar. Uma delas é se certificar de que o provedor usado é confiável e oferece um plano que se encaixa aos requisitos da plataforma.

Se a hospedagem for de baixa qualidade ou o plano estiver inadequado, o canal vai ficar mais lento e pode até mesmo apresentar outros problemas. É fundamental fazer uma boa pesquisa antes de escolher a hospedagem, identificando as necessidades do site.

Além disso, a localização do servidor conta muito porque se ele estiver muito longe do público do negócio, vai demorar mais tempo para transferir e receber solicitações para o carregamento.

Ao longo do tempo, diversas melhorias foram realizadas para otimizar a velocidade da internet, mas a latência continua sendo uma questão a se pensar.

Trata-se do tempo que o servidor demora para receber e processar uma solicitação de acesso a uma página e isso pode influenciar significativamente na distância física entre o usuário e o servidor.

Quando uma pessoa acessa o site de uma empresa de adesivo freezer horizontal, sua solicitação viaja de um servidor a outro até que chegue ao seu navegador, mas se estiver muito longe, o tempo para carregamento aumenta.

Também vale a pena investir em uma rede de fornecimento de conteúdo, que nada mais é do que uma rede de servidores distribuídos ao redor do mundo e que trabalham juntos para aumentar o processo de entrega de sites nos navegadores.

Ela é capaz de encurtar a distância entre o servidor e o usuário, reduzindo a latência e aumentando a velocidade de carregamento das páginas.

Além dos textos, as imagens são elementos muito importantes dentro da plataforma, e para um fabricante de portão garagem basculante, são fundamentais para atrair a atenção dos usuários e mostrar seus produtos.

Só que, se as imagens estiverem muito pesadas, também vão interferir na velocidade de carregamento do site. Assim sendo, é fundamental que o arquivo tenha menos de 500 KB, além de usar um formato de arquivo recomendado, como JPEG e PNG.

Mas além dessas práticas, existem muitas outras ações que podem melhorar o desempenho de velocidade da plataforma.

5 práticas que melhoram o desempenho

Para melhorar definitivamente o desempenho do site do negócio e obter bons resultados com as estratégias de marketing e vendas, existem algumas ações que fazem toda a diferença. São elas:

  • Evitar recursos desnecessários;
  • Habilitar o cache;
  • Regular rastreadores web;
  • Revisar o código;
  • Fazer testes.

Devido a importância que essas práticas possuem, no momento de melhorar o desempenho de um site, torna-se importante exemplificar cada uma delas.

Evitar recursos desnecessários

Existem plug-ins, script e extensões que ocupam muito espaço dentro do site e é muito comum ver plataformas que usam muito mais do que realmente precisam.

Nesse sentido, uma empresa de instalação de toldo transparente retrátil deve verificar a estrutura do canal e deixar ativo apenas aquilo que realmente é considerado relevante.

Habilitar o cache

Página em cache é uma cópia gerada anteriormente e armazenada em formato de arquivo. Ela é usada para evitar a sobrecarga do servidor, evitando que o site seja carregado inteiramente do zero.

Ou seja, o usuário não precisa carregar o site todo como se fosse seu primeiro acesso, uma vez que todas as informações já estão armazenadas, o que melhora a velocidade do desempenho.

Em termos técnicos, isso significa que ter um sistema de cache permite que o site seja carregado sem que para isso seja necessário fazer diversas consultas ao banco de dados, reduzindo a carga do servidor e diminuindo o tempo de carregamento.

Regular rastreadores web

Rastreadores na web são programas de computador que navegam na internet buscando conteúdos que podem ser indexados e exibidos nos mecanismos de pesquisa.

O site de uma empresa de janelas automáticas vai utilizá-los para manter a base de dados sempre atualizada. Primeiro eles visitam algumas URLs para identificar os links nas páginas e adicionar na lista para visitar.

Entretanto, muitas vezes, eles fazem requisições no site e elas geram mais atividades na plataforma e no servidor, o que acaba interferindo na velocidade. Para resolver essa questão, é interessante limitar a quantidade de requisições realizadas pelo robô.

Para fazer isso, o proprietário deve colocar o arquivo robots.txt na raiz da hospedagem e configurá-lo. Seu papel é criar uma política de acesso, por meio de um filtro que permite o controle das permissões de acesso em determinadas páginas e pastas.

Revisar o código

Um fabricante de borracha perfil U também precisa se atentar às partes do site que os usuários não enxergam, por isso, deve cuidar do código para melhorar o carregamento.

O ideal é mantê-lo sempre limpo, se ele foi criado por outra pessoa, é interessante perguntar se é possível deixar os arquivos mais leves, uma vez que os códigos desnecessários podem aumentar o trabalho no servidor.

Agora se o empreendedor criou o próprio site, sabe que existem muitas linhas de códigos importantes para que ele fique pronto, assim sendo, deve remover trechos desnecessários, como espaços em branco e arquivos de estilo CSS.

Fazer testes

Por fim, para que o site de uma empresa de aluguel sala privativa fique perfeito, é importante usar algumas ferramentas que vão testar a performance da plataforma.

Elas ajudam a conhecer todos os pontos que precisam ser melhorados no canal, assim como as otimizações que precisam ser feitas rapidamente.

Considerações finais

De nada adianta caprichar na qualidade dos conteúdos, no visual do site e em outros elementos importantes, como as imagens, se o desempenho da plataforma não é bom o suficiente.

Tudo precisa estar perfeito, mas o usuário só vai saber disso se tiver facilidade para acessar as páginas e navegar por elas. Para não desagradar os visitantes e os buscadores, é fundamental cuidar do desempenho do site institucional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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