7 dicas para criar uma campanha digital de sucesso

7 dicas para criar uma campanha digital de sucesso

Quando se acompanha uma empresa através de diversos canais, é normal notar que em alguns momentos ela trabalha com comunicações específicas e que conversam entre elas, na maioria das vezes isso é chamado de campanha digital.

Uma campanha digital pode ser percebida por uma série de indicadores, seja um conceito criativo parecido nos canais da marca, ideias semelhantes, mas que são apresentadas em diferentes formatos, e assim em diante.

É dessa maneira que os consumidores podem identificar uma campanha e saber do que se tratam as estratégias online de uma empresa de filtro secador de ar comprimido ou qualquer que seja o seu ramo de atuação.

Pensando nisso, o presente artigo explicará o que é uma campanha digital e como ela funciona, desde a definição do objetivo, até como saber em que momento deve partir para a ação.

Além disso, também apresentará algumas dicas imperdíveis de como criar uma campanha digital de sucesso para qualquer que seja a marca, tanto para uma loja de produtos de limpeza, quanto para uma organização de etiqueta personalizada de tecido. Acompanhe!

O que é e como funciona uma campanha digital?

Campanha digital é o conjunto de ações que uma organização cria e trabalha com o objetivo específico e que está dentro de um conceito.

Ele pode ser identificado através da alteração nos meios de comunicação, na mudança da identidade visual da marca ou até mesmo no conceito criativo que ela adota.

Essa campanha deve ter foco em um público específico para garantir que consiga estabelecer um tipo de comunicação própria, e se dá através de todos os canais que a empresa atua, como em:

  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Marketplaces;
  • Google Ads.

Dois critérios podem ser usados para definir como uma campanha digital vai funcionar, o primeiro é o público-alvo, que é necessário conhecê-lo bem, e o segundo é a etapa do funil de vendas em que esse público está.

Se a maioria das pessoas do seu público-alvo estão no topo desse funil, o objetivo da campanha pode ser que elas conheçam melhor a empresa de tela mosquiteiro para apartamento e comecem a confiar em seus serviços.

Se for o caso da maioria estar em um estágio, digamos que intermediário do funil de vendas, a campanha digital pode ser criada com foco na aceleração, fazendo com que eles decidam mais rápido pela compra do produto ou serviço.

Até porque uma campanha de uma lavanderia para edredom pode ter como objetivo principal vender mais do seu serviço, porém, é essencial saber quem será impactado pela campanha.

Isso levando em consideração que não seria prudente trabalhar em uma campanha digital que divulgue um serviço ou produto, mas que não sabem se ela irá chegar para pessoas que não conhecem e não se interessam por eles.

Por isso, uma campanha deve ter uma sequência de objetivos diferentes para cada etapa em que o cliente estiver no funil de vendas, assim, os resultados podem ser potencializados em vendas por conhecer bem as etapas de venda em que o público está.

Criando uma campanha digital

Apesar de uma campanha digital de sucesso não ser exatamente um processo simples de ser realizado, é muito possível para qualquer negócio e com todos os tipos de orçamento.

O sucesso da campanha em si dependerá do esforço e da dedicação que for empregada a ela, uma vez que deve ser planejada passo a passo.

Nesse contexto, separamos algumas dicas para te mostrar como criar uma campanha digital de sucesso independente do ramo em que seu negócio atua, seja em uma empresa de limpeza de sofá de couro ou em qualquer outro segmento.

1. Estabeleça um objetivo

Antes de tudo, uma campanha digital de sucesso deve começar com um objetivo já estabelecido.

Esse objetivo dependerá do nicho que a empresa atua e onde ela deseja chegar no fim da campanha, para quem ainda não tem o seu, esse é o ponto de partida para iniciar o planejamento.

É necessário pensar o que a empresa deve alcançar com esse recurso, e a resposta pode ser a mais importante para definir o que virá a seguir no planejamento.

Existem inúmeros objetivos que as empresas podem ter ao realizar uma campanha digital, como:

  • Lançar um novo produto ou serviço;
  • Fazer divulgação de eventos e promoções;
  • Melhorar a imagem da marca;
  • Aumentar as vendas em um determinado período;
  • Trazer mais engajamento para a marca.

Seja qual for o propósito, o foco principal deve ser mantê-lo bem específico e claro para todos que trabalharam nesta campanha, assim, medir os resultados será mais fácil.

Se o objetivo é promover a venda de um novo modelo de piso industrial polido, é possível definir uma possível melhora nas vendas em até x% em um determinado período de meses, se levar em conta a procura do público por produtos como este.

2. Defina o orçamento

É essencial ter em mente que nem sempre é preciso gastar muito dinheiro para sua campanha digital ser um sucesso, mas é importante saber usar bem o valor que está sendo investido, independente de qual seja.

É possível considerar o ROI (Retorno Sobre Investimento), se levar em conta os custos com equipe como freelancers, designers, entre outros. Demais fatores também devem ser considerados ao estipular o valor que será investido nela.

3. Determine o período

Trabalhar em uma campanha digital com um objetivo específico é o mais recomendado, já que ajuda na hora de avaliar os resultados entre outras coisas.

A definição de quanto tempo a campanha irá durar deve entrar nessa especificação, até porque campanhas muito longas podem acabar perdendo o interesse dos consumidores.

São exemplos comerciais de televisão, que até podem ser legais, mas passam tantas vezes em um período tão curto de tempo, que acabam se tornando muito repetitivos e as pessoas pegam até raiva da marca.

Vale lembrar também que quanto mais a campanha durar, por mais que pouco, mais dinheiro ela vai precisar, e esse capital poderia ser investido em outros aspectos mais interessantes do negócio de oficina mecânica injeção eletrônica.

4. Conheça o público-alvo

Conhecer o público é algo fundamental para qualquer ação que a empresa vá fazer, e para uma campanha digital isso não poderia ser diferente.

Saber com certeza os tipos de público que a sua marca atrai, através de idade, sexo, interesses, entre outras coisas, é essencial para definir bem os clientes ideais.

Até porque independente de quão bem feita está a campanha, se o público errado a vir, ela terá sido apenas uma perda de tempo e também de dinheiro.

5. Decida quais canais vai utilizar

Depois de saber o seu público-alvo, será mais fácil definir quais serão os canais usados para lançar a sua campanha.

É possível segmentar bem as ações e trabalhar apenas com os canais onde a marca é mais reconhecida e tem um relacionamento melhor com os clientes.

Há ainda a possibilidade de usar todos os canais de comunicação disponíveis, mas o mais indicado é focar naqueles que te dei maior chance de bons retornos, levando em conta vários fatores como:

  • A intensidade da presença da marca no canal;
  • A participação do público por lá;
  • O nível de engajamento do público;
  • A possibilidade de fazer anúncios pagos.

Esses e outros fatores devem ser levados em consideração na hora de decidir quais os canais mais eficientes para a sua campanha digital ter sucesso.

6. Avalie equipe e ferramentas disponíveis

É necessário saber quais profissionais serão necessários para a realização da campanha digital, mesmo porque planejar isso é um importante item da lista de afazeres, desde a criação até a execução da campanha.

Também é preciso considerar o uso de algumas ferramentas do marketing para ajudar em alguns processos, como de avaliar os resultados e as performances da campanha.

7. Avalie os resultados

Avaliar os resultados da campanha durante a realização é algo essencial, como mencionado, existem ferramentas que ajudam a fazer a análise de dados até em tempo real.

Com isso, é possível ver como o público está reagindo a campanha, e se essas reações foram as imaginadas na fase de planejamento da mesma.

Essa dica é importante pois, caso alguns pontos não estejam indo bem, é possível reconhecê-los e ajustá-los para que eles tragam bons resultados.

Considerações finais

Assim como ao pesquisar sobre um chaveiro 24 horas próximo a mim as pessoas esperam bons resultados, os empreendedores ao lançar uma campanha digital também esperam.

Mesmo que essa tarefa não seja da noite para o dia, através de um bom entendimento sobre o que é uma campanha digital e como ela funciona, é possível montar uma totalmente efetiva.

Com a ajuda de algumas dicas indispensáveis no momento de fazer o planejamento da campanha, é possível fazer dela um grande sucesso, seja qual for seu objetivo e o segmento do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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