Saiba o que é marketing de relacionamento

Saiba o que é marketing de relacionamento

Marketing de relacionamento é uma estratégia focada em fidelizar os clientes de uma marca. Para aproximar a empresa e os consumidores, é necessário investir em maneiras de garantir a satisfação e o sucesso de quem compra as soluções.

Cada vez mais as organizações percebem a importância de investir em marketing, e por meio dele conquistar mais espaço no mercado. Mas, independentemente do segmento do negócio, existe muita competitividade.

A concorrência dentro dos setores é cada vez maior, tendo em vista que existe uma infinidade de empresas que vendem exatamente os mesmos produtos e serviços. Para o consumidor, isso é vantajoso porque ele pode escolher onde comprar.

Por conta disso, acaba encontrando excelentes oportunidades para adquirir aquilo que deseja. Entretanto, para as empresas, isso não é tão simples, pois elas precisam inovar e investir em estratégias diferentes para conquistar o consumidor.

Além de conquistá-lo, também precisa fazer com que ele seja fiel às suas soluções, um desafio ainda maior. É aqui que entra o marketing de relacionamento.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o seu conceito, falar um pouco sobre sua finalidade e mostrar os benefícios que pode trazer para as empresas. Confira!

O conceito e a finalidade do marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento nada mais é do que estratégias que as empresas utilizam para criar e manter um relacionamento positivo com as pessoas que compram com elas.

Para criar proximidade, a companhia oferece alguns benefícios que fazem com que os consumidores voltem a comprar com ela mais vezes, como:

  • Descontos;
  • Ofertas;
  • Brindes;
  • Programas de fidelidade.

Seu principal objetivo é fazer com que os clientes se tornem verdadeiros fãs da marca e procurem por ela toda vez que quiserem comprar algum item.

Quando uma empresa de Instalação de Cortina investe nessa estratégia, seu propósito vai muito além de aumentar as vendas. Esse trabalho não se limita apenas a conquistar clientes, mas transformá-los em fãs da marca.

Esta é a finalidade do marketing de relacionamento, mas para alcançar esse resultado, é necessário oferecer uma vantagem única, que o consumidor dificilmente vai obter em outro lugar.

Por meio dele, cria-se uma relação contínua com cada pessoa que procura o seu negócio, e esse processo pode acontecer de várias maneiras. Ele pode ser aplicado com um cliente que compra uma solução básica para que ele possa evoluir em suas aquisições.

Nesse contexto, fica claro que se trata de uma estratégia de médio e longo prazo, e mais do que gerar receitas, aproxima a empresa do consumidor.

Ambos se beneficiam com isso, pois o cliente terá respostas mais rápidas e personalizadas, enquanto a empresa terá acesso ao feedback necessário para compreender melhor sua audiência e melhorar aquilo que tem a oferecer.

Como resultado, o público vai se aproximar da companhia e conhecer detalhes sobre tudo o que ela oferece. Isso ajuda as pessoas a perceberem o valor e a compra acontece de maneira natural.

Se o indivíduo tem uma boa experiência ao contratar um serviço de limpeza de cadeiras estofadas, provavelmente vai compartilhar sua experiência com outras pessoas de seu convívio social.

Consequentemente, vai influenciar a decisão de compra de outros consumidores que precisam da mesma solução.

Benefícios do marketing de relacionamento

Com base no conceito e na finalidade dessa estratégia, já dá para perceber por que ela é tão importante, mas vamos conhecer um pouco sobre suas principais vantagens. São elas:

1 – Reduz os custos com marketing

As marcas precisam investir em marketing e anúncios constantemente para conquistar clientes, mas manter o foco no relacionamento com eles pode diminuir a necessidade de investir tanto nisso.

Os consumidores vão comentar uns com os outros sobre a experiência que tiveram com o seu negócio e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por ele, o que gera vendas orgânicas.

Com isso, um fabricante de malha pop 15×15 terá poucos custos com marketing, anúncios e mídia paga.

2 – Aumenta o LTV

LTV é uma sigla para Lifetime Value, uma métrica que ajuda a entender a importância de manter o cliente comprando com a empresa pelo maior tempo possível.

Com isso, ele vai conseguir entregar mais valor, ou seja, comprar mais do que comprou em sua primeira aquisição.

Em outras palavras, o marketing de relacionamento aumenta também o tempo de permanência do cliente com a marca, fazendo com que eles voltem mais vezes ou renovem o contrato, como no caso das prestadoras de serviço.

Clientes fiéis são muito importantes porque eles se tornam um tipo de embaixador da marca e passam a recomendar seus produtos e serviços para amigos, familiares e outras pessoas de seu convívio, reduzindo o custo de aquisição de clientes (CAC).

3 – Melhora a comunicação com o cliente

O marketing de relacionamento faz com que um fabricante de persiana vertical para escritório tenha maior alinhamento organizacional, e com isso é possível melhorar a experiência do cliente.

Mas, para conseguir isso, é fundamental que as equipes trabalhem unidas para garantir a satisfação do consumidor e fazer com que se sintam felizes por mais tempo.

Como trabalhar o marketing de relacionamento?

Em vista de todos os benefícios oferecidos por ele, é natural que o empreendedor esteja interessado em começar a trabalhar essa estratégia, e algumas dicas para fazer isso são:

Conhecer o cliente

Conhecer o cliente é fundamental para qualquer estratégia de marketing e não seria diferente com essa metodologia. Embora seja importante, é muito comum encontrar empresas com banco de dados incompleto e desatualizado.

Na hora de conversar com os consumidores, não conseguem estabelecer uma conversa eficiente, portanto, a primeira coisa a ser feita é aproveitar todas as oportunidades de contato para verificar dados cadastrais.

Por exemplo, depois que o cliente comprar instalação eletrica ar condicionado split, o vendedor pode aproveitar a conversa para verificar os dados cadastrais.

Outra possibilidade é enviar pesquisas de opinião e para garantir que a maioria responda, você pode oferecer um benefício, como um brinde ou um desconto.

Muitas pessoas gostam de dar sua opinião espontaneamente durante o atendimento, por isso, treine a equipe de atendentes para que eles possam registrar todas elas, bem como as sugestões e críticas.

Segmentar os clientes

De nada adianta manter o banco de dados atualizado se não for bem aproveitado. Por isso, segmente os clientes considerando critérios importantes e que vão ajudar a estabelecer uma abordagem personalizada.

Neste caso, é possível segmentar por gênero e com isso atender a necessidades específicas de cada um. O primeiro grupo pode receber uma promoção de Dia dos Pais, enquanto o segundo recebe uma promoção de Dia das Mães.

Este é um exemplo bem simples, mas um fabricante de piso elevado área externa pode fazer segmentações mais complexas e combinar diferentes critérios.

Investir nas ações certas

As ações certas são aquelas que vão fazer as pessoas voltarem e elas funcionam por meio de um ciclo que ajuda a desenvolver um relacionamento com o cliente, de longo prazo.

Um grande exemplo disso é o programa de fidelidade, do qual a cada compra o cliente ganha alguns benefícios que vão fazê-lo voltar e comprar mais vezes.

Esse ciclo faz com que a empresa venda mais e tenha acesso a novas oportunidades para conhecer melhor a clientela, e trabalhar estratégias que vão aumentar a interação e cativar os consumidores.

Uma lavanderia de edredom também pode fazer pesquisas de satisfação ou oferecer um brinde para a próxima visita do cliente.

Trabalhar de maneira sistemática

O marketing de relacionamento só vai trazer resultados positivos e sólidos se for trabalhado de maneira sistemática, além disso, não se esqueça de que se trata de uma prática de longo prazo.

Em linhas gerais, de nada adianta satisfazer o cliente na primeira compra e depois perder o foco nesse relacionamento. Se isso acontecer, ele vai se afastar.

Portanto, trabalhe com campanhas frequentes para que as pessoas realmente sejam fidelizadas, comprem mais vezes e falem sobre o seu negócio com outras.

Para não perder o foco, um fabricante de produtos de proteção de pintura automotiva pode criar um cronograma para definir detalhes e prazos das ações, como no caso do envio de e-mails em datas especiais.

Por meio dele, é possível planejar, controlar e visualizar as estratégias de marketing de relacionamento por um período mais longo, podendo ser anual, trimestral, semestral ou como você preferir.

Considerações finais

Ter um bom relacionamento com os consumidores é crucial para qualquer negócio que queira se destacar e se manter competitivo no mercado.

Dificilmente uma empresa não terá concorrentes, portanto, se você quiser vencer essa disputa, precisa estar sempre próximo de quem compra com você ou tem potencial para comprar.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o marketing de relacionamento e de que maneira ele pode ser colocado em prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.