5 Dicas para achar assuntos para o meu blog

5 Dicas para achar assuntos para o meu blog

A tarefa de criar novos conteúdos para um blog não é das mais fáceis.

Encontrar ideias novas (especialmente se você quiser postar regularmente) muitas vezes pode te fazer adiar as postagens, ou mesmo desistir de postar, porque você fica perdido e não sabe onde encontrar novos assuntos para escrever.

Se você tem um blog já passou por isso, ou se está pensando em criar um blog para o seu website, com certeza uma hora ou outra você vai esbarrar nessa questão.

Então, pensando nessa dificuldade, separamos 5 dicas para você achar assuntos para seu blog. Continue lendo e confira:

1.Pesquisar em Outros Blogs

Já parou para pensar na quantidade de blogs e informações que estão disponíveis atualmente?

Nada melhor que fazer um benchmarking e aproveitar para acessar outros blogs que tenham conteúdos similares ao seu.

Confira o menu de navegação, as listas de categorias, os posts mais populares e leia tudo o que puder, procurando entender o que tornou esses posts populares.

Veja quais ideias você pode obter desses blogs e como você pode se inspirar para criar novos conteúdos.

Você vai se surpreender com a quantidade de informação disponível para criar novos conteúdos para seu blog.

2.Comentários no Blog

Prestar atenção nos comentários feitos no seu Blog pode ser bem efetivo, pois o leitor, ao comentar uma dúvida ou mesmo fazer uma pergunta, desenvolve mais o assunto ou até mesmo te dá um insight de onde você pode tirar uma nova idéia, além de poder conhecer um pouco mais sobre o seu público-alvo.

Além disso, se você vir um comentário que oferece um ótimo ponto de vista, você pode perguntar ao autor se gostaria de expandir o comentário original.

Por outro lado, se você ver um comentário que você não concorda, expanda sua própria visão na postagem e ofereça razões pelas quais seu ponto de vista é diferente.

Dessa forma você pode complementar o seu post com mais informações aumentando a relevância dele perante aos mecanismos de busca.

Comentários em outros blogs (concorrentes ou não) do seu nicho também podem ser fonte de inspiração.

3.Sites e extensões

Alguns sites, plugins e extensões podem colaborar muito para que você encontre novos assuntos para escrever em seu blog.

Answer the Public
Com certeza esse site vai te ajudar. Ao acessar o site você vai encontrar um campo de pesquisa. Coloque um tema para explorar e pronto. Centenas de opções vão aparecer sobre o que as pessoas estão pesquisando na sua área.

Delicious
Basta digitar seu tópico na barra de pesquisa e você encontrará muitos resultados de pessoas que salvaram artigos ou postagens de blogs sobre o tema escolhido.

Stumbleupon

É um complemento do navegador que permite navegar em sites aleatoriamente.

 

Digg

Tem ótimas postagens e notícias compartilhadas. Olhe os mais populares e veja o que pode oferecer.

 

Blog Engage

Uma mistura de social bookmarking e comunidade, o Blog Engage é outro excelente ponto de partida para ideias interessantes de conteúdo para seu blog.

 

Se você não estiver muito familiarizado com o idioma inglês utilize a versão em português ou utilize o próprio tradutor do navegador.

4.Comunidades de Blogs

Muitas comunidades de Blogs podem ser tudo o que você precisa para encontrar aquele assunto perfeito, e nós vamos indicar alguns aqui:

  • No Mashable, você pode encontrar muita informação e novidades, e isso pode realmente ajudá-lo a direcionar o conteúdo para se inspirar.

 

  • O Content Marketing Institute oferece ótimas dicas sobre marketing de conteúdo!
  • A Pesquisa de Blogs do Google oferece um enorme recurso de blogs sobre todos os tópicos que existem. Use a pesquisa por tópicos para encontrar seus interesses.

 

  • Outro recurso é a plataforma Google Trends. Se você é rápido, pode escrever uma postagem de blog sobre um tópico de tendência, otimizá-lo para SEO e ser encontrado por quem estiver olhando para as tendências daquele momento.

 

  • A Alltop oferece uma grande coleção de blogs em uma verdadeira festa de tópicos!

 

  • O Technorati tem mais de 133 milhões de blogs registrados. Use as categorias ou tópicos principais para encontrar os conteúdos de onde você pode obter ideias.

5.Redes Sociais

Finalmente: chegamos às Redes Sociais!

Não tinha como deixá-las de fora, visto que são uma das maiores fontes de informação diversificada da internet.

É importante lembrar que as fontes dos conteúdos devem ser verificadas! Afinal, você não quer perder a credibilidade com seus leitores, certo?

Além disso, o seu conteúdo deve ser original, nada de copiar e colar, porque, o Google sabe quando um texto é plagiado.

Selecionamos algumas dicas pra ficar mais fácil de você encontrar o que está procurando:

Twitter

Uma das melhores maneiras de encontrar conteúdo para o seu blog é entrar na discussão semanal do #blogchat. Grandes blogueiros, ótimos tópicos – o que mais você precisa?

Além disso, veja as tendências a qualquer momento nessa plataforma e, em seguida, veja se você pode fazer uma postagem sobre isso e se faz sentido para o seu público alvo. O Trendsmap é um excelente recurso para tendências globais.

Também indicamos o Twitter Search, que é ótimo para descobrir o que as pessoas estão dizendo sobre as coisas sobre as quais você escreve – digite uma palavra-chave e veja se alguma conversa o inspira a ampliá-la em um post.

 

Facebook
Há um ótimo aplicativo chamado Networked Blogs, que compartilha conteúdo de usuários do Facebook com blogs. Você pode obter um widget com diferentes blogs nele e usá-lo para criar algumas ideias para seu próprio conteúdo.

 

Linkedin

Grupos do LinkedIn são perfeitos para encontrar novos assuntos para seu blog. Veja as perguntas feitas por lá e escreva uma postagem em seu blog como sua resposta.

 

Youtube

Mais do que apenas um site de upload de vídeo – pense em pegar um vídeo de dicas, por exemplo, e incorporá-lo em uma postagem de blog e depois analisar o que mais poderia ter sido adicionado ao vídeo para torná-lo um recurso melhor.

 

Slideshare

Visto por muitos como um local apenas para compartilhamento de arquivos e documentos, o Slideshare tem ótimas apresentações que são repletas de ideias para você tirar e criar várias postagens de blog.

 

Como pode ver, existem vários canais onde você pode obter novas idéias, você só não havia pensado nelas ainda ou não tinha a lista que disponibilizamos com essas 5 dicas para achar assuntos para seu blog.

Esperamos tê-lo ajudado.

E quanto a você – quais são as formas que utiliza para encontrar novos assuntos para o seu blog?

Você tem alguma dica na qual não pensamos? Compartilhe suas dicas nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *