20 DICAS PARA REALMENTE FACILITAR A MUDANÇA

20 DICAS PARA REALMENTE FACILITAR A MUDANÇA

Mudar de casa é uma situação estressante pra todo mundo, mas algumas ideias (simples e geniais) podem tornar esse processo mais fácil e mais barato. Dê uma olhadinha nas dicas dos nossos parceiros Viva Decora e planeje a sua próxima mudança.Um otimo site para mudanças de transporte

1. Caixa com alça

Carregue as caixas pesadas com mais facilidade: Use um estilete para fazer aberturas nas laterais da caixa para encaixar as mãos.

2. Bichos de pelúcia ajudam muito

Coloque bichos de pelúcia, travesseiros, lençóis e cobertores em sacos de lixo e use-os para preencher espaço vazio dentro das caixas. Dessa forma evita que os itens frágeis fiquem “se batendo” e quebrem no caminho.

3. Tire uma foto dos seus cabos

Antes de desconectar os cabos do computador (ou de outros eletrônicos) tire uma foto. Esse simples clique poderá te ajudar ao instalar tudo sem dor de cabeça, na nova casa.

4. Use rolos para não se enrolar

Ainda no quesito eletrônicos, uma boa maneira de separar fios, cabos e tudo mais (além de evitar aquele enrosco todo que só acontece quando cabos se encontram), é aproveitando rolos de papel higiênico, basta escrever do lado de fora de cada rolinho, de onde é, e para que serve cada fio. Isso pode te poupar horas de tentativa e erro.

5. Leve o guarda-roupa (quase) montado

Mantenha as roupas nos cabides e colocadas em sacos de lixo (daqueles grandes, melhor ainda se for aqueles que vêm com lacinhos para dar nó). Assim, fica mais fácil guardar as roupas, limpas e menos amassadas.

6. Prepare a caixa da primeira noite

Quem já se mudou sabe que a primeira noite na nova casa pode se tornar um Deus os acuda! Já que você, provavelmente, não terá tempo de desembalar e guardar tudo, coloque em uma caixa tudo que precisa para sobreviver com dignidade, com uma etiqueta, “Caixa da primeira noite”. Lá você colocar, por exemplo: escovas de dente, shampoo, sabonete, desodorante, papel higiênico, copo, prato, colher, garfo, faca, lanterna, toalha, benjamin, roupa de cama, troca de roupa limpa, chinelos, carteira com documentos, dinheiro e remédios de uso habitual.

7. Plástico filme, seu melhor amigo

Não esvazie seu criado mudo, nem os gaveteiros. Envolva tudo em plástico filme, assim você ganha tempo e não perde nada.

(DICA EXTRA: Caso esteja muito pesado, um truque é colocar panos, meias velhas ou até tubos de papelão por baixo, assim movimentar com mais facilidade, falamos disso aqui).

8. Salve as bijus!

Sabe aquele enrosco “maledeto” em colares e pulseiras? Então, seus problemas acabaram! Assim como fizemos com os cabos eletrônicos, coloque colares e pulseiras em rolo de papel higiênico, brincos e outra coisinhas menores ficam muito bem embaladas em caixas de ovos.

9. Organize os parafusos

Embale parafusos em saquinhos, ou passe fita adesiva sobre eles, ou embrulhe em papel alumínio. Deixe-os colados nos móveis de origem com fita crepe (se possível use uma mais reforçada) na parte de baixo ou atrás deles. Ninguém merece ficar procurando parafuso na mudança.

10. Tenha uma caixa de ferramentas sempre à mão

Além da função óbvia de desmontar e montar os móveis, ter a caixa de ferramentas por perto pode ser uma boa para os imprevistos, que com certeza vão aparecer! Um armário que saiu tranquilamente pela porta da antiga casa, pode não passa tão facilmente pelos corredores do novo lar.

11. Reaproveite suas coisas como embalagem

Use as luvas da cozinha para embalar os talheres, guarde algumas coisas da mudança dentro do microondas, ou da máquina de lavar (mas lembre-se de lacrar as portas deles com fita crepe e dentro colocar plástico bolha, ou um edredom e afins para não quebrar nada).

12. Identifique tudo com cores

Para agilizar (e muito) o processo de organização na casa nova, nas caixas, escreva com canetão (ou use etiquetas coloridas) o nome do ambiente/cômodo onde deve ser colocada, se o conteúdo é frágil ou o que tem dentro. Preferencialmente use letras bem grandes e cores diferentes para cada ambiente.

13. Mala com alça

Abuse das suas malas com rodinhas para carregar objetos pesados como livros e revistas, acredite isso vai facilitar muito o processo de mudança. Acredite, caixa com livros é muito pesada, praticamente impossível de ser carregada, evite a vergonha na frente dos amigos.

14. Use lençóis velhos para proteger o seu colchão

Vamos ser sinceros, ninguém espera que sua casa nova esteja um brinco um mês depois no dia da sua mudança, mas pelo menos o lugar onde você dorme  precisa estar limpo, certo? Para que seu colchão não sofra muito na transição de lar, use dois lençóis velhos de elástico, para forrá-lo. Coloque um por cima, e outro por baixo  como um sanduíche. Outra opção é investir em um plástico grandão, ou numa capa para colchões.

15.  7 Anos de sorte

Uma gambiarra simples em caso de falta de plástico bolha, ou caixas, é colocar 2 fitas adesivas, em X, nos espelhos. Criando assim uma resistência em caso de impacto, mantendo o espelho na moldura, mesmo se ele estilhaçar. O ideal é que o X ultrapasse o espelho, pegando também a moldura.

16. Deixe coisas leves dentro das gavetas

Peças íntimas e outras peças levinhas podem ser levadas dentro de gavetas, você usa um espaço que ficaria vazio, consegue carregar facilmente e ainda ganha tempo quando chegar na casa nova, já que essas peças já vão estar no lugar. Uma dica extra é proteger a abertura das gavetas com uma sacola, ou filme plástico, ninguém merece ver suas cuecas, ou calcinhas, espalhadas por toda mudança.

17.  Use toalhas para proteger objetos frágeis

Quem é fã de Douglas Adams sabe que uma toalha tem muitas utilidades, uma delas é proteger objetos frágeis na sua mudança, como pratos e outras louças. Embalar essas coisas com toalhas e muita fita adesiva, é uma boa porque além de tudo desocupa o espaço que você estaria usando para levá-las.

18. Antes tire tudo do caminhão

Na hora de entrar com caixas e mais caixas na casa nova,  é bom que não tenha nada, nenhum móvel muito grande, atrapalhando o seu caminho. Se o espaço da sua nova residência permitir, tire toda a mudança do caminhão para se organizar e não ter que ficar pulando ou desviando de sofá, fogão e armário. Lembre-se você está de mudança e não no meio de uma gincana.

19. Saiba onde vai colocar as coisas antes

Não precisa ser um arquiteto ou decorador de interiores, uma planta baixa bem simples já vai ajudar bastante. Saiba pelo menos onde vai deixar a cama, o sofá, a geladeira e tudo mais de pesado que você tiver. Do mesmo modo que não é legal desviar dos móveis planejados grandes, ficar carregando coisa pesada não é uma boa.

(DICA EXTRA: Se liga nesse aplicativo que faz a planta baixa de qualquer lugar em segundos, e depois como antecipar a decoração do espaço facilmente, com modelos 3D!)

20. Não passe fome!

Pesquise na internet, ou peça ao novo porteiro, menus de pizzaria e outros deliverys perto da casa nova. Não importa o tamanho da sua mudança, duas coisas são certas: Você vai ter fome e não vai querer (ou poder) cozinhar. Além disso, pagar uma boa refeição aos amigos que deram uma força é uma boa forma de agradecimento, mas não é a única, esteja disposto a ajudar na mudança dessa galera quando te pedirem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *