Saiba como lidar com a sensibilidade ao glúten ou doença celíaca

Saiba como lidar com a sensibilidade ao glúten ou doença celíaca

Se você tem sintomas como cansaço, tontura e dores no intestino, você pode ter sensibilidade ao glúten ou doença celíaca. Saiba como cuidar da saúde e melhorar a qualidade de vida.

Ter alguma sensibilidade ao glúten pode ser mais comum do que se imagina. Essa condição pode ser chamada de doença celíaca, uma doença autoimune crônica caracterizada pela intolerância ao glúten, proteína presente no centeio, trigo, malte e cevada. O sistema imunológico pode causar inflamações e lesões no intestino.

O diagnóstico dessa doença deve ser dado por um clínico geral ou gastroenterologista e a partir disso deve-se iniciar um tratamento adequado. É importante evitar ao máximo os alimentos que possuem glúten, como pães e massas. No entanto, existem algumas versões sem glúten, como os pães integrais e massas especiais, mas é preciso verificar a sua composição. Se você estiver passando por isso, veja abaixo como pode lidar com essa situação:

Entenda as diferenças entre doença celíaca e sensibilidade ao glúten

Essas definições podem parecer iguais, mas não são. A sensibilidade ao glúten ocorre quando o organismo produz anticorpos contra o componente, gerando sintomas como dores abdominais, vômitos e dores de cabeça. No entanto, essa alergia não causa danos permanentes e os sintomas desaparecem quando não consumimos alimentos com glúten. 

Já a doença celíaca atinge o sistema imune e ele não é ativo nesse tipo de reação. Existe uma intolerância para a digestão do glúten. A célula absortiva intestinal é prejudicada. Isso pode acontecer pelo consumo excessivo de alimentos com glúten, gerando refluxo, acne e inchaço. É uma doença genética e, portanto, irreversível.

Dieta balanceada

É possível conviver com a doença seguindo uma alimentação equilibrada e saudável. O ideal é substituir os alimentos da rotina que contenham glúten. Os alimentos permitidos são: cereais, como milho e arroz, farinhas de arroz, mandioca, milho, fubá, fécula de batata, fécula de mandioca, polvilho doce, lacticínios, carnes e ovos, hortaliças e leguminosas e frutas. Entre os alimentos proibidos estão as bebidas achocolatadas, trigo, aveia, cevada, centeio, floco de cereais, pães, bolos e biscoitos preparados com farinha de trigo, sopas prontas e leite com sabor. 

Faça um acompanhamento com um profissional para ter uma dieta alinhada às suas necessidades e encontre substitutos que não impactem tanto a sua forma de se alimentar.

Cuide do seu intestino

Se você descobriu que tem um intestino permeável, procure o melhor tratamento para o problema com o acompanhamento de um médico. Dessa forma ele verá qual é a melhor indicação para o seu caso.

Mude seu estilo de vida

Além de adaptar a sua alimentação e tratar o seu intestino, é necessário mudar a rotina também. Pense em algum exercício que te faça bem e inclua no dia a dia para diminuir o estresse, tente dormir bem, evitar o consumo de álcool e reduzir a cafeína, principalmente à noite.

A alimentação não precisa ser restrita

Quando alguém descobre que é intolerante ao glúten, automaticamente pensa que terá que abrir mão de vários alimentos que gosta, porém, não é bem assim. O paciente deve evitar alimentos que contenham glúten como pães, biscoitos, bolos ou macarrão, pois apresentam farinhas ou grãos integrais e derivados de trigo. No entanto, cereais e farinhas de trigo e arroz são permitidas, assim como amido de mandioca. Além desses, existem diversos alimentos que podem ser consumidos nesse tipo de dieta como: tapioca, batata-doce, ovos mexidos, cuscuz de milho, mel, iogurtes, queijos e frios.

Preste atenção aos rótulos

Muitas vezes o glúten pode estar mascarado com o nome de outro ingrediente. Por isso, é importante entender o que está escrito na composição para não ser enganado. Preste atenção se os seguintes ingredientes estiverem presentes no rótulo: gérmen de trigo, proteína hidrolisada de trigo, avena sativa, triticum aestivum, triticum vulgare, hordeum vulgare, secale cereale, extrato de malte e aminoácidos de trigo.

No início, pode parecer difícil ter uma doença celíaca ou sensibilidade ao glúten. No entanto, seguindo um cardápio saudável e tendo as orientações de profissionais de saúde, é possível seguir uma rotina equilibrada e confortável, sem empecilhos.

A doença pode te limitar, mas isso não significa que você precisa ter uma vida sem graça e abrir mão de tudo que gosta. Com as dicas acima, é possível reverter o quadro e cuidar da sua saúde de forma assertiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *