Melhores destinos para viajar de moto no verão

Melhores destinos para viajar de moto no verão

Conheça locais para visitar e veja dicas de como viajar com segurança nessa época do ano

Para muitos brasileiros, o verão é o período certo para viajar e conhecer novos lugares, principalmente praias. Incluindo as festas de fim de ano e o Carnaval, essa estação se torna sinônimo de descanso e curtição para milhares de viajantes de todo o país.

E nessa época do ano, as motos continuam sendo uma ótima alternativa para conhecer alguns cantos do país. Inclusive, os passeios podem se tornar ainda mais inesquecíveis justamente por se utilizar delas ao invés de carros. Abaixo, conheça alguns destinos para visitar durante essa estação, além dos cuidados que se deve ter para viajar com mais segurança.

Rota do Sol

Para quem procura uma vista paradisíaca e deseja conhecer praias lindíssimas, uma ótima viagem de moto é a Rota do Sol, que fica no Rio Grande do Norte. Esse é um trajeto que faz parte da rodovia RN-063, percorrendo da praia de Ponta Negra até a praia da Pipa.

Além das lindas praias, que contam com águas cristalinas para refrescar durante o verão, o motociclista ainda tem a oportunidade de visitar a cidade de Pirangi, na qual está localizado o maior cajueiro do mundo. No entanto, deve-se ter muita atenção ao pilotar na estrada, sobretudo com os animais que atravessam a pista.

Estrada Parque

Outro roteiro bom de percorrer no Nordeste é a Estrada Parque, que fica na Bahia. Esse é um estado conhecido por suas belas paisagens, e aqui não é diferente. Esse trecho de 65 Km liga Itacaré a Ilhéus e foi a primeira estrada do país a ser feita com controle ambiental em todas as suas fases de construção.

Durante a viagem, o motociclista passa por lagoas e trechos da Mata Atlântica, tendo a chance de se conectar com a natureza. Também há lindas praias paradisíacas para conhecer, algo que torna a viagem ainda mais memorável.

Sul do estado do Rio de Janeiro

No Sul carioca, há um trecho que também é pequeno, mas também encanta pela beleza natural e se torna mais interessante nessa época do ano. No trecho entre Paraty e a capital carioca, há a possibilidade de visitar locais históricos como a cidade de Angra dos Reis.

Isso sem contar que as duas pontas do trajeto também são deslumbrantes. Além das lindas praias, o visitante ainda tem a chance de conhecer cachoeiras, fazer trilhas e se conectar com a natureza.

Estrada Real

Com 1,6 mil km de extensão, a Estrada Real é um legado dos portugueses que atravessa estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Alguns dos caminhos dela foram abertos ainda no século XVII, sendo que ao percorrer, o viajante pode conhecer cidades históricas como Ouro Preto, Barbacena, Petrópolis, Paraty e Rio de Janeiro.

Inclusive, o viajante tem a chance de pegar um passaporte no início da viagem e ir carimbando a medida que passa por cada uma das cidades do trajeto. No entanto, vale destacar que alguns trechos são mais difíceis e contam com pedras, sendo recomendado percorrê-los usando uma boa moto off-road.

Dicas para viajar de moto no verão

Rider Motorbike on the road riding. having fun driving the empty road

Ao viajar durante a época mais quente do ano, o motorista deve redobrar a sua atenção e adotar alguns hábitos para garantir uma viagem mais tranquila e segura. Entre os principais conselhos, está o de se hidratar bastante durante o percurso, já que a exposição ao Sol e ao vento pode causar desidratação caso isso não seja reposto.

Assim, leve garrafas d’água com você e sempre reabasteça ao parar em algum posto. Também certifique-se de que elas estejam cheias caso vá passar por algum trecho mais longo que não tenha pontos de parada para isso.

Também é importante lembrar de proteger a pele com o uso do protetor solar, que deve ser aplicado em todo corpo, mesmo nas áreas que possam estar cobertas pela roupa, como braços e pernas. A exposição prolongada ao Sol sem a devida proteção pode causar queimaduras na pele, algo que pode ser muito incômodo no decorrer da viagem.

Também é interessante que os equipamentos de segurança utilizados durante a viagem ofereçam a ventilação adequada. Itens como jaquetas, botas e luvas podem aumentar a sensação de aquecimento, mas deixar de usá-los não é recomendado, uma vez que são importantes para proteger o corpo de eventuais quedas e acidentes. Assim, opte por modelos que tenham boa ventilação, além do uso de roupas mais leves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *