Por que uma dieta baseada somente em vegetais não garante uma boa saúde

Por que uma dieta baseada somente em vegetais não garante uma boa saúde

Vegetarianos ou veganos não são necessariamente mais saudáveis. E eis por que muitas vezes os veganos e vegetarianos são deficientes em vitaminas e gorduras essenciais.

Os veganos são ameaçados pela vitamina B12, ferro, vitamina D, zinco e iodo. Eles também tendem a diminuir o peso corporal, o que pode prevenir a gravidez, e também têm baixos níveis de colesterol, o que afeta o desequilíbrio hormonal, os ciclos menstruais e aumenta a névoa cerebral.

Não é sobre comer carne ou não. Você precisa ouvir seu corpo, suas crenças e entender o quadro completo das escolhas nutricionais. Mas se você está em uma dieta baseada somente em vegetais e ainda não está se sentindo bem, aqui estão cinco razões e o que você pode fazer:

1. Proteína limitada

Os vegetarianos muitas vezes não ingerem proteína suficiente em sua dieta. As opções alternativas saudáveis ​​​​de proteínas à base de plantas incluem quinoa, homus, lentilhas e legumes, trigo sarraceno, nozes e nozes, farinha de cânhamo e até chia. Você precisa ser criativo e incorporá-los à sua dieta ao longo do dia para atingir suas metas de proteína.

Aconselho os pacientes a ingerir cerca de 60 gramas de proteína diariamente como referência. Eu sou um grande fã de shakes de proteína para começar o dia, existem ótimas opções de proteínas vegetarianas além da soja, como proteína de girassol, ervilha e proteína de arroz em pó no mercado.

Eu recomendo adicionar abacates e gorduras saudáveis ​​à sua dieta e vitaminas, como MCT ou óleo de coco, além de outros óleos vegetais, oleos essenciais para uma nutrição saudável.

2. Adicione grãos e carboidratos

Muitas vezes noto que meus pacientes que seguem dietas baseadas em vegetais comem mais alimentos com carboidratos, que são armazenados como gordura e combustível. Isso muitas vezes evita a perda de peso, causa fadiga, irritabilidade, fraqueza, fome e, portanto, mais açúcar e apetite.

Eles costumam comer mais batatas, arroz, massas, pizzas, cereais, açúcares, sobremesas, doces e pão. Para um peso saudável, encorajo os pacientes a ingerir cerca de 150 gramas de carboidratos por dia; agora, é claro, esse número é reduzido se você estiver lutando contra diabetes, pré-diabetes ou SOP (síndrome dos ovários policísticos).

O objetivo é aprender a comer grãos integrais e carboidratos não refinados, como macarrão integral, arroz integral, batata doce e quinoa. Carboidratos saudáveis ​​tendem a ser mais ricos em fibras, que é essencial para uma eliminação saudável. Tenha em mente que você quer comer pelo menos 35 gramas de fibra por dia através de fontes vegetais de fibra.

3. Não obter vegetais suficientes

Pode parecer contra-intuitivo, mas nem todos os vegetarianos comem vegetais suficientes. Muitas vezes é isso que vejo na prática. Você deve obter cerca de sete a nove porções de vegetais por dia.

Você precisa obter suas vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais através dos verdes! Um smoothie verde todos os dias é um excelente complemento para obter mais vegetais em sua dieta. Minha regra geral é três vegetais para uma fruta para equilibrar os níveis de açúcar.

4. Compensação com produtos lácteos

Os vegetarianos são sempre instruídos a ingerir laticínios suficientes em sua dieta para manter altas taxas de cálcio e vitamina D para proteger seus ossos. Então, eles costumam gostar de queijo, leite, iogurte, sorvete e creme.

No entanto, os laticínios não são obrigatórios para os vegetarianos, eles podem atender a esses requisitos com vegetais à base de plantas, como brócolis, espinafre, couve e quiabo. Na verdade, os laticínios aumentam o risco de osteoporose e podem contribuir para vários tipos de câncer, incluindo ovário e próstata e doenças autoimunes.

5. Soja refinada

Muitas vezes compensamos a falta de carne comendo muitos produtos de soja, de edamame e tofu a carne e leite de soja – todos processados, cheios de conservantes e muitas vezes geneticamente modificados.

Na prática, também vejo com frequência pessoas realmente alérgicas ou intolerantes a produtos de soja porque é tudo! A soja GMA processada também aumenta o risco de câncer e distúrbios hormonais, levando à infertilidade nas mulheres.

Ao mudar para a soja, lembre-se de comê-la em sua forma mais pura e comprar apenas produtos não transgênicos e apenas orgânicos.

Mensagem para casa? Quando excluímos estritamente certos alimentos de nossa dieta, às vezes isso pode levar a consequências inesperadas. Mas quando você começa a comer os alimentos certos para o seu corpo, você fica mais saudável e tem mais energia; sua pele brilha, sua função cognitiva melhora e é fácil manter ou perder peso. Você saberá quando estiver lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *