O que é QR code? e como utilizar

O que é QR code? e como utilizar

Qr code é um recurso que pode ser usado para as mais diversas necessidades, inclusive para as estratégias de marketing das empresas. Hoje em dia, é comum ver esse código em revistas, jornais, cartazes, embalagens de produtos.

Ele foi desenvolvido em 1994 no Japão, e desde então a sua presença vem se expandindo a negócios do mundo todo.

Além de promover a empresa em níveis estratégicos, é uma opção econômica e que ajuda a organizar, armazenar, rastrear e administrar informações sobre os ativos da corporação.

Por conta disso, tornou-se parte importante da gestão de manutenção, e quando o QR Code é usado do jeito certo, ele acrescenta credibilidade e valor à corporação que o utiliza de modo que pode até mesmo aumentar seus lucros.

Mas mesmo estando presente no dia a dia das pessoas e das empresas de várias formas, ainda existe muita gente que não conhece exatamente o conceito de QR Code e qual sua utilidade.

Só que diante do uso cada vez mais comum, é imprescindível entender um pouco mais sobre o assunto. Pensando nisso, neste artigo, entende-se o conceito de QR Code, como escaneá-lo e de que maneira criar esse código.

O que é QR Code?

QR Code, também conhecido como Código QR, é um recurso 2D que costuma ser apresentado em formato quadrado e nas cores preto e branco. A sigla QR significa Quick Response, traduzido como “resposta rápida” em português.

O código pode ser escaneado com o auxílio de dispositivos móveis, como no caso dos tablets e smartphones. Eles fazem a leitura do quadrado exibem as informações armazenadas por ele:

  • Dados de empresas;
  • Informações sobre produtos;
  • Promoções;
  • Links para site.

Uma empresa de portaria virtual pode inserir a informação que desejar e, com isso, melhorar ainda mais a comunicação com o público, seja este externo ou interno.

O recurso foi desenvolvido no Japão e, na época, o objetivo era o de acelerar os processos internos por meio de marcações, componentes e subconjuntos da produção. Mas foi a partir de 2003 que passou a ser disponibilizado para os celulares com câmeras.

Seu funcionamento ocorre a partir da leitura e interpretação do código por meio de recursos que fazem a leitura bidimensional. Exemplo disso é o celular com câmera fotográfica e outros aparelhos com softwares de leitura 2D por escaneamento.

O QR Code possui uma margem, por isso assume um formato quadrado em suas extremidades, com quadrados menores no interior, responsáveis por demarcar o início e o fim.

São eles também que determinam o formato e a função do código, que podem ser números ou letras e indicam para o aparelho o caminho que deve ser seguido, como no caso de um link de site ou de um perfil nas redes sociais.

Uma rede de chaveiro automotivo pode usar o QR Code em um panfleto para mostrar ao cliente uma lista de unidades mais próximas.

As outras partes são armazenadas em bytes, mais precisamente 8 bytes em apenas um QR, o suficiente para transmitir todas as informações armazenadas.

Como escanear um QR Code

É muito importante saber como ler QR Code pelo celular, porque o código oferece acesso a muitos outros recursos importantes que usamos no dia a dia, como é no caso de um cardápio em um restaurante.

Também é cada vez mais comum que os museus e estabelecimentos culturais das cidades recorram a esse recurso para contar um pouco mais sobre a história das obras e seus artistas.

As câmeras dos celulares Android já contam com leitor de QR Code, mas os aparelhos mais antigos precisam baixar um aplicativo para ter acesso a essa função.

Se o aparelho já possui leitor, basta apontar a câmera ou selecionar a opção de QR Code na aba de notificações. Supondo que uma pessoa que queira acessar o QR Code de uma empresa de aluguel de plataformas aéreas, basta apontar a Câmera do celular.

Existem alguns aparelhos que contam com a opção de desativar o leitor em suas configurações, portanto se estiver apontando a Câmera e ela não estiver funcionando, a opção pode ter sido desabilitada por um acaso.

Abra a câmera traseira na opção foto e toque na opção configurações, em seguida, basta selecionar a opção “ler códigos QR”.

Ao fazer isso, o celular já está pronto para começar a fazer a leitura. Basta abrir a câmera no modo de fotografia e apontá-la para o QR. Depois da leitura, uma caixa com link vai se abrir na tela, então basta tocar para que se abra.

Depois é só acessar o site no navegador padrão. Mas além do recurso presente no celular, também é possível fazer leitura de QR Code pelo Google, por meio do Google Lens.

A opção pode ser acessada tanto por meio de uma internet fibra quanto por meio de internet móvel, e pode-se escanear códigos sem a necessidade de baixar um aplicativo para essa função caso o modelo do celular seja um pouco mais antigo.

Essa ferramenta oferecida pelo Google é muito poderosa e vai além do escaneamento, podendo ser usada para traduzir, pesquisar imagens, fazer contas, entre outras possibilidades.

Tudo o que o usuário precisa fazer é abrir o aplicativo do Google e tocar no ícone de câmera, presente na barra de pesquisas. Selecione a opção “pesquisar usando a câmera”.

Aponte o celular para o código até que um ícone com link seja exibido, depois basta tocar na tela para abri-lo.

Outra função muito comum que esse recurso passou a assumir foi o de pix para QR Code, só que, neste caso, a câmera do celular não é utilizada.

Supondo que uma instituição de ensino queira pagar uma compra de armário para escola via pix para o estabelecimento, ela deve abrir o aplicativo do banco, acessar a área do pix e escolher a opção de pagar por QR Code.

Caso seja a primeira vez que o recurso é usado no aparelho, é necessário liberar o acesso do aplicativo à câmera.

Como criar um QR Code?

É possível criar um QR Code de diversas maneiras, como no caso do Instagram e WhatsApp, que ajudam a criá-lo para que o usuário possa ter acesso ao perfil ou a um grupo. O Google, por seu turno, gera o código de acesso para outras páginas.

Para criar qualquer tipo de código com conteúdos gerais, pode-se usar ferramentas on-line ou aplicativos disponíveis para Android e iOS. São recursos que permitem incluir links, redes Wi-Fi, cartões de contato, imagens.

Se uma empresa de conserto celular perto de mim quiser criar um código para seus clientes, precisa abrir o aplicativo no celular, ir até a opção “meus códigos” e tocar em “criar código”.

Depois, o responsável pela criação deve escolher o que deseja incluir no código, inserir o arquivo de mídia ou link e logo em seguida clicar na opção “criar”.

Em segundos, o aplicativo gera o código, e ainda é possível alterar o conteúdo e compartilhar a imagem em diversos outros aplicativos.

O usuário também pode criar um código no computador sem precisar fazer o download de aplicativos, precisando apenas procurar ferramentas on-line, como no caso do QR Code Generator.

O sistema é muito simples e pode ser usado para várias finalidades, como criar um código para ingresso personalizado festa. Tudo é feito rapidamente e ainda existem opções de compartilhamento.

Outra possibilidade é criar um código por meio de aplicativos específicos, como no caso do Google Chrome, Spotify, WhatsApp e Instagram.

Diferenças entre código de barras e QR Code

A principal diferença entre código de barras e o QR Code é a representação gráfica, uma vez que o primeiro é constituído por faixas escuras e claras, largas e finas e precisa ser lido por um raio vermelho.

O QR Code, por sua vez, usa uma imagem quadriculada para representar a codificação, e ela deve ser lida pela câmera de um dispositivo móvel.

O modo como é feita a leitura e a extração de informações também é diferente, porque o código de barras emite informações para um computador que vai cruzar com os dados disponíveis em outra plataforma.

Por outro lado, o QR Code presente em um rótulo para pote de mel oferece leitura dinâmica e direciona o usuário ao site de modo que o consumidor possa ler informações específicas sobre o produto.

Em linhas gerais, o código de barras é usado pelo comércio mais especificamente para o pagamento no caixa, enquanto o QR Code pode assumir diversas funções.

Considerações finais

A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos, e uma das provas disso é o uso cada vez mais frequente do QR Code para diversas finalidades.

Neste artigo, entendeu-se um pouco mais sobre o assunto e de que maneira pode se usar o recurso para aproveitar todas as suas vantagens.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *