Como manter a saúde do cabelo?

Como manter a saúde do cabelo?

O cabelo está exposto a inúmeros fatores – frio, poluição, tabaco, secador de cabelo, chapinha, sol – que afetam sua aparência e, consequentemente, sua saúde. 

Portanto, uma rotina de cuidados com o cabelo se torna mais importante do que nunca se o que queremos é ter nosso cabelo saudável 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.  Eu como mulher, amo manter a saúde do meu cabelo.

Como manter a saúde do cabelo se resume a mimar todos os processos que intervêm em nosso cabelo todos os dias, ou seja, lavar, secar e escovar. Pequenos gestos são sempre os que fazem a diferença.

Principais doenças do couro cabeludo

Doenças capilares e outros problemas que afetam o cabelo podem ser muito diversos em termos de origem e causas. Nos últimos anos, muito progresso foi feito nesta área e já é muito raro não saber por que seu cabelo cai.

Psoríase

A psoríase é uma doença de pele que causa coceira e manchas vermelhas e escamosas. Elas podem aparecer em várias áreas do corpo, como joelhos, cotovelos e couro cabeludo.

Não tem cura e se manifesta com surtos cíclicos que duram semanas ou meses.

A psoríase geralmente não leva à perda de cabelo, embora, em alguns casos, quando as escamas são grossas e caem, possam levar à perda de cabelo. De qualquer forma, o cabelo volta a crescer quando a doença é controlada.

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é uma doença de pele frequente que afeta principalmente o couro cabeludo. Também é chamado de “caspa”, “eczema seborreico” e “psoríase seborreica”.

No caso de a dermatite ser prolongada ao longo do tempo, a perda de cabelo pode ocorrer, já que o couro cabeludo não tem o equilíbrio necessário para que o ciclo de vida do cabelo seja realizado corretamente.

O cabelo cai e volta a crescer. Isso é natural. Mas se a dermatite aparecer, ele pode não crescer novamente. 

Pode desaparecer sem tratamento diretamente ou com tratamentos simples com shampoos indicados para esse fim.

Micose

Um dos principais sintomas da micose é a perda de cabelo causada pelo descascamento do couro cabeludo.

Além disso, pode gerar pequenas carecas ao redor das áreas afetadas, caracterizadas por coceira intensa. Diante dessa patologia, o cabelo também pode ficar mais fraco.

Pediculose

Piolhos são piolhos! Os temidos parasitas que se alimentam de sangue humano, tão temidos em crianças em idade escolar.

Eles não causam perda de cabelo porque não atingem o folículo piloso, mas são muito irritantes porque causam muita coceira na cabeça.

Existem tratamentos muito eficazes contra eles e o importante é detectá-los o mais rápido possível.

Mas como manter a saúde do cabelo?

Para manter a saúde do cabelo é bem simples, basta seguir esses cuidados:

Cuide do seu cabelo antes e depois de lavá-lo

Observe que a escovação não deve ser apenas noturna, você também pode se dar tempo para escovar o cabelo antes de lavar o cabelo, para evitar que ele fique emaranhado ou eliminar nós que impedem a penetração do shampoo e do condicionador.

Este processo permitirá o desembaraçar ideal ou o uso subsequente de óleos essenciais para o seu total cuidado.

Use água fria no final da lavagem

Este é um segredo do passado, mas você certamente já ouviu: enxaguar o cabelo com água fria no final da lavagem o deixa incrivelmente brilhante.

O fato é que é absolutamente verdade porque esse gesto estimula a circulação sanguínea e fecha a cutícula do cabelo. Se a água fria for difícil, tente torná-la água morna, já que a água quente danifica seu cabelo.

Não esfregue seu cabelo tão intensamente

Tenha cuidado com este ponto, não é necessário esfregar tanto o cabelo quando você o lava, porque, ao fazê-lo, as glândulas sebáceas estão ativas, produzindo um efeito oleoso contraproducente.

Apenas distribua generosamente o shampoo no couro cabeludo, não coloque no resto do cabelo, é desnecessário.

Use uma máscara capilar

Se você aplicar uma máscara uma ou duas vezes por semana, isso é realmente muito bom!

Mas lembre-se de deixá-la agir ainda mais do que o habitual, espere que entre 5 e 20 minutos.

Simplesmente após a lavagem, seque o cabelo com a toalha e espalhe seu creme protetor fio a fio. Em seguida, aplique uma touca e deixe o produto agir. Depois é só enxaguar!

Não é tão complicado manter a saúde do cabelo.

Fonte de apoio: naoca.blog.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *