Você ainda não sabe sobre o Metaverso?

Interação no Metaverso.

O Metaverso é um conceito que está sendo cada vez mais discutido nos últimos anos. Ele se refere a uma realidade virtual que pode ser manipulada e explorada por seres humanos, como se fosse um mundo paralelo.

Ainda não há consenso sobre o que exatamente é o Metaverso, mas algumas pessoas acreditam que ele pode se tornar a próxima grande plataforma da Internet, permitindo que as pessoas explorem um mundo virtual similar a um jogo. E aqui vamos falar um pouco sobre toda essa mudança junto ao metaverso. Vem com a gente? 

O que é metaverso?

O Metaverso é um universo virtual que une todos os mundos digitais, permitindo que pessoas de todo o mundo se conectem e interajam usando uma variedade de dispositivos com acesso a internet, como celulares, óculos de realidade virtual e computadores.

Esta plataforma pode conectar pessoas e empresas, desde o usuário mais casual até uma fabricante de impressora térmica não fiscal, que coloca cópias virtuais dos seus produtos na rede para poder conquistar novos clientes.

O Metaverso vem ganhando popularidade entre as pessoas ao trazer um novo estilo de vida digital em que as pessoas podem aproveitar o que o mundo real oferece no conforto da sua casa, como simulações de locais reais, ecossistema de criptoativos e, é claro, jogos. 

Outro motivo para a sua adesão é o fato de que o Metaverso é uma plataforma de redes sociais baseada em transparência, permitindo que os usuários compartilhem e compreendam informações de maneira segura.

Ao mesmo tempo, essa plataforma não tem os bloqueios impostos por hospedagem de computador local, oferecendo aos usuários muito mais flexibilidade ao navegar nos mundos digitais. Portanto, aderir à plataforma tem tantas vantagens quanto um rebocador elétrico tem para um armazém, com segurança, comodidade e facilidade de acesso.

Quem criou o metaverso?

O termo foi criado em 1992 por Neal Stephenson, um autor norte-americano responsável pela novela Snow Crash. Desde então, o conceito vem sendo empregado para descrever estes ambientes virtuais coletivos que saíram da ficção e se tornaram realidade.

O Metaverso é único porque permite aos usuários interagirem com outros usuários e com seu conteúdo de maneiras novas e criativas, algo que era inimaginável 20 anos atrás, mas vem se tornando uma realidade cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, principalmente para aqueles envolvidos com empresas do ramo de tecnologia.

Esta ferramenta é promissora para diversas áreas, desde jogos, a partir do conceito do Second Life e os produtos que vêm sendo desenvolvidos por empresas como a Oculus, até animações e potenciais aplicações na área da medicina e também na educação.

No Metaverso, até um cabo para panela de ferro pode ser reproduzido nos mínimos detalhes se o artista dedicar tempo e esforço na sua criação para expor o objeto virtual usando a tecnologia usada para criar ligações mais profundas entre os usuários ao redor do mundo, sempre de forma segura.

Como o Metaverso afeta nossas vidas

A revolução do Metaverso está diretamente ligada à evolução dos computadores, smartphones e outros dispositivos, assim como criptoativos e coisas relacionadas ao mundo virtual e a tentativa de pessoas de criar simulações cada vez mais reais.

As tecnologias já existentes possibilitam que as pessoas acessem, explorem e interajam com um mundo virtual conhecido como Metaverso. Um exemplo disso no seu dia a dia é o uso de dispositivos com inteligência artificial, algo novo, mas que revolucionou o mundo de diferentes formas. 

Como profissionais de tecnologia, é importante estar ciente das vantagens e desafios que o Metaverso oferece, como a tentativa de simular a água saindo de mangueiras de hidrante, por exemplo.

O sucesso desta tecnologia também se encontra na missão de diversas empresas de criar um ambiente que aproxime, agrade e traga conforto para funcionários que trabalham a milhares de quilômetros de distância uns dos outros.

Como criar um metaverso?

Então, vamos ao que interessa? Para criar um Metaverso, os desenvolvedores devem prestar atenção a vários detalhes, desde o código que será usado para programar o ambiente, até toda a parte estética e layout que os usuários entrarão em contato, além da criação de personagens e objetos.

Além disso, considerar a importância de respeitar os Direitos de Propriedade Intelectual (IPRs), pois pode evitar problemas futuros como plágio, vazamento de dados e roubo de propriedade intelectual de programadores, designers e artistas 3D. 

Após programar, modelar e detalhar o seu Metaverso, tendo todos os cuidados para que os usuários desfrutem um espaço interativo e divertido, seja para jogar, compartilhar informações, trabalhar ou até mesmo fazer novos amigos, eduque os seus consumidores sobre os termos de uso e garanta que eles os cumpram.

Conclusão

Enquanto ainda é cedo para determinar o que o Metaverso pode realmente trazer no futuro, é certo que é uma ferramenta que tem um grande potencial para mudar a forma como as pessoas interagem com o mundo virtual e já está sendo muito bem-sucedida. Com o Metaverso, as possibilidades são infinitas.

Esperamos que você tenha entendido melhor o tema, os impactos e como ela pode beneficiar toda a sociedade em um futuro bem próximo. Se você curtiu saber mais sobre esse novo mundo, não se esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos que adoram tecnologia, para que eles saibam ainda mais sobre esse assunto!

Espero que tenha gostado e não deixe de nos acompanhar, pois sempre temos coisas boas e novidades por aqui. 

Este conteúdo foi produzido pelo time do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *