Tudo o que você precisa saber sobre implante dentário

Tudo o que você precisa saber sobre implante dentário

Um implante dentário é um procedimento importante para a saúde bucal e pode ajudar na autoestima, assim como a harmonização facial. 

Além de ajudar a ter um sorriso bonito, um implante tem uma importante função de ajudar na recuperação de funções importantes para a boca.

O que é um implante dentário?

O implante dentário é um tratamento dentário indicado para a substituição de um ou mais dentes perdidos, algo que pode ocorrer por conta de doenças periodontais, cáries, traumas e outros problemas.

O implante permite restituir funções bucais importantes que estão atreladas aos dentes naturais como fala, além da estética do sorriso que contribui muito para a autoestima da pessoa.

O procedimento é realizado por meio de uma técnica de fixação do pino de titânio no osso mandibular ou maxilar. 

Esse pino faz a função de raiz dentária, agindo como uma base para o encaixe da prótese (dentes artificiais de porcelana ou resina que podem substituir os elementos dentários perdidos).

Devido ao fato de serem rosqueados no pino, ou seja, ficam bem firmes, as próteses sobre implantes são consideradas mais seguras, principalmente quando comparadas com as removíveis.

Por que os implantes são necessários?

Para quem pensa que o implante dentário é apenas uma solução estética como um tratamento para olheiras, ele vai além. 

Apesar de melhorar positivamente a autoestima do paciente, esse tratamento é considerado uma alternativa por diversas questões funcionais importantes para a boca.

Quando ocorre uma perda dentária, o paciente sofre com desajuste na mordida, ou seja, os dentes que estão ao lado tendem a se movimentar em direção ao espaço, algo que pode resultar em mais perdas de dentes e problemas na ATM (Articulação Temporomandibular).

Como é feito o procedimento?

Colocar um implante é um procedimento cirúrgico. Sendo assim, é um processo que deve ser feito por um cirurgião dentista especializado em implantes. 

O primeiro passo é aplicar uma anestesia local na área para dar início ao procedimento, isso depois da boca ser higienizada.

O cirurgião realiza um corte na região da gengiva para conseguir acessar o local abaixo da arcada dentária. Esse corte permite que ele acesse o osso que será a base do implante.

O dentista faz uma perfuração no osso, usando uma ferramenta específica para encaixar o pino até que este fique firme no local. O procedimento é finalizado com a realização de uma sutura na região da gengiva.

Tipos de implante

Assim como o aparelho de dente, existem diferentes tipos de implantes que podem ser colocados, conforme o caso do paciente.

Implantes convencionais

Os chamados implantes convencionais são os indicados para maioria dos casos e consistem na fixação de prótese sobre o osso maxilar ou mandibular.

Implantes curtos

Os implantes curtos são opções para pacientes que não possuem uma quantidade de osso suficiente para a colocação de um convencional, mas não desejam passar pelo procedimento de colocar enxerto ósseo.

Implantes pterigóides

Os implantes pterigóides, em que ele é fixado na região posterior da maxila. Esse tipo, diferente dos outros, possui um tamanho maior. 

É recomendado para pessoas que tiveram grande perda óssea ao longo dos anos. Ele só pode ser realizado na parte superior da boca.

Implantes zigomáticos

Os chamados implantes zigomáticos são como uma prótese dentária que é fixada na região popularmente conhecida como maçã do rosto. É indicado para pacientes que já tiveram uma reabsorção óssea severa na maxila.

Benefícios do implante

O procedimento de implante proporciona muitos benefícios ao paciente e é recomendado para a maioria dos casos de perda dentária.

Uma vantagem interessante do implante é a manutenção dos dentes vizinhos, por exemplo, que não sofreram desgastes para a instalação do implante, assim como uma prótese fixa ou removível.

Na parte estética, o implante é recomendado por ter uma aparência muito semelhante a dos dentes naturais e além de serem fixos, são mais duradouros.

O processo de higienização é simples, necessitando apenas das escovações após as refeições, junto do uso de fio dental e enxaguante bucal. 

É um tratamento com alto índice de sucesso, pode ser feito também em quem usa aparelho fixo estético e ajuda a melhorar a mastigação.

Maior conforto, durabilidade e mais qualidade de vida são outros benefícios que somam-se aos outros citados acima.

Complicações relacionadas aos implantes dentários

A falta de cuidados antes, durante e depois com o implante pode gerar problemas que podem atrapalhar a rotina do paciente. As complicações mais comuns pela falta de cuidados com ele são:

  • Infecções;
  • Perda Óssea;
  • Fratura na prótese;
  • Perda do implante.

Portanto, converse com o seu dentista para entender melhor sobre o procedimento de implante e buscar dicas de como se preparar é o caminho para ter ele e assim, ter mais qualidade de vida e uma boca mais saudável.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *