Quais os equipamentos preciso para praticar rafting

Quais os equipamentos preciso para praticar rafting

Confira os equipamentos que garantem a segurança desta modalidade

O rafting é uma das modalidades preferidas dentro do segmento de turismo de aventura. No Brasil e no mundo, cada vez mais pessoas aderem a esta atividade molhada que consiste em descer as corredeiras de um rio em meio a pedras, galhos de árvore e outros elementos da natureza. Neste artigo, mostramos quais são os principais equipamentos para a prática.

Segurança

O rafting é seguro por uma série de razões, a começar pelo fato de que exigirdiversos protocolos de segurança a serem atendidos tanto pelas empresas oferecem a prática de fora amadora como em competições esportivas (o rafting tem campeonatos nacionais e internacionais e já participou até mesmo de olimpíadas). Falando especificamente de sua exploração comercial no Brasil, o rafting é regulamentado pela Lei Geral do Turismo, datada de setembro de 2008.

Esta lei descreve a “personalidade jurídica” que pode oferecer a prática, além de suas regras e obrigações. Por exemplo a empresa deve ter o Certificado de Cadastro no Ministério do Turismo (CADASTUR) e ter a norma técnica ABNT NBR ISO – 21.101implementada. Os condutores, por sua vez, devem ser qualificados pela norma técnica ABNT-NBR-15370, que trata da Competência de Pessoal. Eles são avaliados e direcionados aos níveis mais adequados.

Equipamentos

Para reforçar ainda mais a segurança dos praticantes de rafting, há uma série de equipamentos concebidos especificamente para a prática. Abaixo, listamos os principais:

Botes de rafting

Sãoconstruídos de maneira específica para oferecer segurança aos praticantes da modalidade, com um material bastante resistente chamado hypalon. Ele é formado por meio da mistura do poliéster e do neoprene.

O seu sistema é conhecido como auto esgotável, o que significa que a água escoa sozinha de dentro dele. Nele existem duas boias, que servem para dar estabilidade à embarcação, especialmente quando ela está passando por maiores obstáculos.

O bote de rafting possui entre 3,65 e 5,50 metros e este, quanto maior, oferece mais estabilidade. Nele, há também os finca pés, que são acessórios utilizados para os tripulantes se firmarem no bote com mais segurança.

Remos

Os remos são indispensáveis não apenas para os desportistas movimentarem e guiarem o bote, mas também para evitar obstáculos como pedras, galho de árvores e até outras embarcações.São leves e possuem pás de plástico bastante resistentes em fibra de carbono. Os cabos são feitos de alumínio.

Tênis

Embora não haja obrigatoriedade da utilização de um modelo específico, é fundamental que o praticante do esporte esteja consciente de que precisa utilizar um calçado que lhe dê estabilidade e segurança. Os tênis que oferecem melhor estabilidade são os completamente fechados e com solado de borracha.Menor risco de ocorrem acidentes compedras ou pancadas.

Bomba de emergência

Os botes de rafting são equipados com uma bomba de emergência. O dispositivo serve para encher a embarcação em caso de perfuração e assim facilitar o remendo. Também é utilizada para esvaziar o bote quando precisar guardá-lo.

Coletes salva vidas

Este equipamento é de uso obrigatório para todos os praticantes do rafting. Ele existe para garantir ao desportista maior segurança em caso de acidente e queda na água, pois eles facilitam a flutuação. Também é importante ressaltar que os coletes oferecem proteção ao corpo durante todo o trajeto.

Capacete

Todos os praticantes do rafting devem também utilizar o capacete, um equipamento de rafting de uso obrigatório. Este serve para conferir mais segurança ao desportista.Esse item feito com uma excelente resistência e assim oferece mais proteção contrachoques nas pedras ou entre os participantes.

Roupa de neoprene

A roupas de neoprenetambém não é um item obrigatório, mas tem enorme serventia para os praticantes do rafting. Elas evitam que o desportista termine o percurso com as roupas molhadas e, sobretudo, sãoextremamente úteis nós duas frios, pois melhoram a sensação térmica no contato com a água.

Caiaque de segurança

Durante o trajeto, é comum que um profissional dentro de um caiaque acompanhe a equipe para lhe dar suporte. Isso é relevante porque essa pessoa normalmente é bastante experiente na prática do rafting e no trajeto.Ela também costuma registrar a descida com fotos e vídeos para repassar aos participantes.

Empréstimo ou aluguel

Esses são alguns dos equipamentos de raftingutilizados pelas pessoas que praticam esta atividade, tanto de forma amadora como profissional.Na maioria dos casos,as empresas que oferecem a modalidade tornam disponíveis os principais itens, por empréstimo ou aluguel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.