Portão Eletrônico: o que é, tipos, como funciona.

A importância de fazer a manutenção de portão eletrônico

Práticos e seguros, esses equipamentos facilitam demais a vida dos moradores.

O portão eletrônico é um item cada vez mais desejado por quem quer segurança e praticidade.

O investimento para instalar um equipamento desses com certeza vale muito a pena, mas é importante prestar atenção aos elementos básicos para manutenção de um portão eletrônico.

Neste artigo, vamos explicar em detalhes como deve ser feita a manutenção desse item tão importante para o nosso dia a dia.

Mas antes de tudo, é importante entender como ele funciona, os diferentes modelos existentes no mercado e os defeitos mais comuns.

Uma outra opção para sua casa e comprar portas de vidro para uma melhor de sua decoração

Como funciona um portão eletrônico

O portão eletrônico funciona por meio de um motor com acionamento automático.

A medida de potência desse motor é o HP, que quer dizer Horse Power. 

Para escolher o tipo de motor ideal para cada situação, é necessário avaliar alguns fatores:

  • Frequência de uso e horário de pico
  • Tamanho e peso da estrutura do portão
  • Agilidade desejada para a abertura e fechamento.

Em relação ao modo de abertura e fechamento, podemos citar três tipos de portão eletrônico: deslizante, basculante e pivotante. 

Portão deslizante

O portão deslizante, também conhecido como portão de correr, é considerado de fácil instalação, pois usa apenas um motor. 

Mas é necessário estar atento quanto ao seu alinhamento sobre o trilho, no momento da instalação, o profissional responsável vai instalar uma engrenagem conectada a uma espécie de régua conhecida como cremalheira. 

Quando o motor é acionado, as engrenagens movimentam a cremalheira para empurrar ou puxar o portão.

Portão basculante

O portão basculante é aquele que abre de baixo para cima. Esse modelo é considerado uma boa opção pela economia de espaço, além do motor, utiliza um mecanismo de contrapesos. 

Quando o acionamos, o movimento acontece com a ajuda de uma barra de torção conectada a cabos de aço.

Nesse caso, há dois motores colocados nas laterais do portão. A função do instalador é garantir o perfeito equilíbrio do sistema para que ambos funcionem no mesmo ritmo e o peso do portão seja distribuído por igual. 

Quando os portões são muito largos ou pesados, é adicionado mais um rolamento na parte central para evitar que os motores trabalhem com sobrepeso.

Portão pivotante

O portão pivotante é um modelo visto com menor frequência, pois ocupa mais espaço e é mais difícil de instalar. 

O formato desse portão é mais antigo, composto por duas partes que se abrem ao meio, para dentro ou para fora da garagem. 

O fator principal que torna a instalação de um portão pivotante mais difícil que os outros modelos, é o peso dele.

Cada lado do portão utiliza um motor que já deixa o portão muito mais pesado e exige maior esforço para abertura e fechamento.

Manutenção do portão eletrônico 

A manutenção de portão eletrônico é um serviço oferecido por uma empresa especializada em portões que tem como objetivo fazer reparos e prevenir que o portão venha a apresentar algum tipo de problema. 

Fazer a manutenção de portão eletrônico é um serviço que só deve ser desenvolvido por profissionais especializados, do contrário é possível que o portão eletrônico apresente algum problema, fazendo com que o consumidor tenha que investir ainda mais dinheiro e tempo.

Por que investir em manutenção de portão eletrônico

Investir na manutenção de portão eletrônico é  importante para todos os consumidores que querem manter o seu bom funcionamento. 

Ao investir na manutenção do seu portão eletrônico, o consumidor estará investindo  tempo e dinheiro, pois somente com uma boa manutenção é possível prevenir que problemas aconteçam.

Benefícios da manutenção de portão eletrônico

Existem muitos benefícios em investir na manutenção de portão eletrônico, pois esse serviço é indicado para qualquer área que trabalhe com itens eletrônicos, uma vez que esses itens podem apresentar falhas e causar prejuízos ao consumidor.

Não sabemos quando um portão apresentará alguma falha, mas com a manutenção em dia no portão eletrônico, o profissional especializado pode fazer apenas alguns reparos e até mesmo dizer que está em bom estado de uso, sem a necessidade de fazer trocas de peças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *