O que é SEO e como ele afeta o desempenho do seu site?

O que é SEO e como ele afeta o desempenho do seu site?

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca), um conjunto de ações com o objetivo de otimizar sites, blogs e páginas na internet para melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa.

SEO

Isso é fundamental para que o negócio consiga atrair visitantes organicamente para as plataformas da empresa. Também é necessário porque a todo momento, milhões de pesquisas são feitas nos buscadores, principalmente no Google.

As pessoas fazem essas pesquisas porque precisam esclarecer dúvidas relacionadas ao seu dia a dia, e o papel dos buscadores é organizar os conteúdos dentro de um ranking onde as melhores respostas estão nas primeiras posições.

Ter um bom posicionamento é fundamental porque os 3 primeiros links orgânicos recebem 30% dos visitantes, além disso, apenas 0,78% visitam algum link na segunda página.

Cada pesquisa é uma oportunidade para que a organização ofereça uma boa resposta, algo fundamental para aumentar a visibilidade, receber mais cliques, aumentar o tráfego orgânico e conquistar bons resultados com a presença online.

O SEO se encarrega desse trabalho, por isso, este artigo vai mostrar os principais elementos da estratégia, a importância das palavras-chave e quais são as otimizações off page que precisam ser adotadas.

Elementos que constituem o SEO

Existem alguns elementos de SEO que precisam ser considerados para aumentar a visibilidade do site nos mecanismos de busca. São eles:

  • Conteúdo novo;
  • Palavras-chave;
  • Segmentação tópica;
  • URL otimizada;
  • Otimização de imagens.

Para aumentar o tráfego, o conteúdo precisa ser atualizado frequentemente, além disso, é uma ótima estratégia para que a companhia se torne autoridade em seu segmento.

Uma clínica veterinária próximo a mim deve investir em imagens personalizadas, responder perguntas e criar publicações diárias ou semanais.

Uma das principais mudanças no algoritmo do buscador é a necessidade de responder uma pergunta específica, isso porque as pessoas não estão usando palavras aleatórias, mas fazendo perguntas inteiras.

Também já houve muito debate sobre a importância do uso de palavras-chave, mas conclui-se que elas são realmente fundamentais, desde que o conteúdo mantenha sua qualidade.

Uma boa copy conta com um fluxo uniforme de termos que são adequadamente integrados ao contexto. Ao invés de criar um conteúdo em torno de uma palavra, o ideal é que o material tenha qualidade relevante para o público e com termos fluentes.

Ao invés de otimizar a página da internet para uma ou mais palavras-chave, o ideal é criar um site inteiro para cercar o tópico ou o tema. É assim que as páginas serão otimizadas e trarão outras oportunidades para implementar o SEO.

Por exemplo, uma empresa especializada em esquadrias de alumínio preto fosco deve priorizar mais a experiência do usuário por meio de uma plataforma organizada e bem otimizada.

Os usuários também acham que conteúdos em tópicos são mais agradáveis e fáceis de navegar, ao mesmo tempo em que são capazes de atrair mais links de entrada, aumentando os compartilhamentos.

Para que a URL seja otimizada, deve-se usar palavras separadas por traços, usar até 100 caracteres, evitar mais de 3 subdiretórios, incluir a palavra-chave, adicionar números de produtos ou rastreamento no final da URL.

Quantas imagens, a empresa só deve usar palavras-chave quando elas realmente fizerem sentido porque isso ajuda a classificar o conteúdo e é uma forma de fazer a descrição para deficientes visuais.

É fundamental que o texto seja relevante para a imagem e caso isso não aconteça, é interessante repensar as imagens que estão sendo usadas.

Palavras-chave e seu impacto

As palavras-chave, bem como a pesquisa de termos, são estratégias fundamentais para o SEO e podem impactar o desempenho do site.

Isso porque os mecanismos de pesquisa, como no caso do Google, usam essas palavras para classificar o site em seus resultados de pesquisa.

Por exemplo, uma publicação em um blog que tenha um título com a palavra-chave “melhor curso para dirigir ônibus” e que conte com uma lista das melhores instituições de ensino mostra para o buscador que é relevante.

É importante lembrar que as pessoas usam esses termos para pesquisar conteúdos na internet e escolhem em qual link vão clicar.

Usando o exemplo do curso de motorista de ônibus, se alguém está pesquisando o melhor curso, provavelmente vai clicar em um conteúdo que fale sobre as melhores instituições de ensino.

As organizações que usam as pesquisas de palavras-chave também conseguem melhorar o retorno sobre os investimentos de suas estratégias de SEO por que foca em termos de maior valor.

Uma organização que pesquisa palavras-chave de SEO também pode se concentrar em termos de cauda longa porque eles apresentam uma concorrência menor.

Saber pesquisar as palavras-chave é fundamental para tomar decisões que se baseiam em dados sobre as estratégias de utilização.

Para uma loja de alinhamento e balanceamento, em vez de simplesmente adivinhar o que as pessoas estão pesquisando, consegue ter certeza do que elas precisam para que encontrem o negócio.

Otimizações para se adotar

Além das ações online de SEO que as organizações utilizam, também é muito importante investir em estratégias off page porque elas fortalecem a autoridade do site e impulsionam o posicionamento nos resultados de busca. Entre as principais estão:

Produzir conteúdos compartilháveis

Uma das estratégias de SEO on page mais importantes é a produção de conteúdo, pois criar materiais relevantes para o site mostra a autoridade do negócio, ajuda a atrair visitantes e oferece boas respostas.

No caso do SEO off page, os bons conteúdos ajudam a receber uma quantidade maior de links, sem que seja necessário correr atrás deles.

Para ter chances ainda maiores, a companhia deve pensar em seus materiais como ativos para gerar links, ou seja, criar conteúdos tão bons que mereçam ser citados por outras plataformas.

Uma empresa de reciclagem de óleo de cozinha pode trabalhar com publicações no blog, pesquisa sobre o mercado, criar infográficos, oferecer planilhas, trabalhar e-books, entre outros conteúdos que ajudam a gerar backlinks.

Uma boa estratégia de link building se faz com parceiros que tenham um público relacionado ao do negócio ou que sejam da mesma área de atuação. Isso é importante para que o Google perceba a relevância do material para o usuário.

Essa parceria precisa ser baseada em confiança, por isso o site deve ter qualidade e autoridade para que realmente faça link juice para as páginas.

Se o negócio quiser saber se o potencial parceiro realmente é uma boa escolha, pode usar uma métrica oferecida pela Moz, conhecida como DA (Domain Authoritry).

Ela mostra uma pontuação de 1 a 100 sobre a probabilidade de um site aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa, e quanto mais alta for a pontuação, mais chances de alcance.

Uma empresa de fechamento de pia em vidro temperado também deve rejeitar backlinks duvidosos para evitar ser mencionada por plataformas não tão confiáveis ou que simplesmente espalham spam.

O Google analisa a rede de links do site e os votos de confiança que ele recebe, então, se o canal for mencionado por plataformas que não são muito confiáveis, provavelmente o buscador vai entender que o site da empresa tem a mesma reputação.

A grande questão aqui é que a companhia não tem controle sobre isso, mas o Google oferece uma ferramenta que ajuda a rejeitar backlinks indesejados.

Um fabricante de escada flutuante em l só precisa fazer uma lista com páginas e domínios dos quais não deseja receber backlinks. Outra opção é falar diretamente com o administrador da plataforma para solicitar a remoção da referência.

Usar as redes sociais

É importante dizer que os links nas redes sociais, fóruns e comunidades não são considerados fator de ranqueamento, visto que eles recebem nofollow dizendo para o robô não seguir o caminho mostrado pelo link.

Isso significa que o link continua na página, mas não transmite link juice para a página de destino, só que a tag nofollow não era comum. Por conta disso, os administradores acabavam enchendo as caixas de comentários dos blogs e outras páginas para seu site.

Isso não funciona mais e pode até mesmo prejudicar a reputação da plataforma na internet, então uma oficina mecânica próxima pode promover seus conteúdos em outros canais para aumentar o tráfego e a visibilidade.

As redes sociais são ótimas opções e esse compartilhamento também é uma forma de manter o perfil do negócio sempre atualizado.

Considerações finais

As estratégias de SEO são muito importantes para que a organização consiga fortalecer a autoridade de seu site e impulsionar seu posicionamento nos buscadores.

Independentemente do tipo de empresa, ela precisa investir nessa estratégia, a partir do momento em que constrói seu próprio site ou blog institucional, visto que o posicionamento orgânico é essencial para a credibilidade da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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