O que é o Funil Inbound Marketing?

O que é o Funil Inbound Marketing?

Ter um bom funil Inbound Marketing é fundamental para entender como se comunicar melhor com o consumidor moderno, que não é paciente e muito menos desinformado como era antigamente.

Uma prova disso é a competição acirrada entre as empresas pela atenção do público e este, por sua vez, está cada vez mais resistente às estratégias de publicidade tradicional.

As pessoas podem comprar os produtos e serviços que desejam com empresas do mundo todo, além disso, o acesso à informação é cada vez mais fácil e tudo isso aumenta a competitividade que existe no mercado.

Gestores e empreendedores precisam compreender que as regras que funcionavam antigamente já não fazem tanta diferença e nem mesmo precisam ser seguidas à risca.

O que se vê é que os negócios que mais crescem são aqueles que vão além das ações de marketing digital comuns. É necessário entender isso porque não existe uma estratégia capaz de fazer milagres para atrair a atenção das pessoas.

As coisas dependem de um bom planejamento e do quanto a marca conhece sobre funil de inbound marketing. Este artigo vai mostrar o conceito dessa ação, como aplicá-la ao negócio e quais são as vantagens do investimento.

Conceito de funil inbound marketing

Com base na produção e distribuição de conteúdos de qualidade, as estratégias de inbound marketing começam a funcionar. A marca atrai seu potencial cliente e acompanha seu desenvolvimento ao longo da jornada de compra.

O conceito de funil de inbound marketing nada mais é do que uma representação da jornada do visitante, desde o primeiro contato dele com a marca até a compra de um produto ou serviço.

Hoje em dia, negócios dos mais variados setores, como um fabricante de porta de alumínio alto padrão, trabalham com essa prática e ela é muito diferente das ações do passado.

Antigamente, os consumidores eram bombardeados constantemente com propagandas na televisão, anúncios no rádio, campanhas em jornais e revistas, entre outras estratégias clássicas.

Mas desde que a internet se popularizou e passou a fazer parte da vida das pessoas, as marcas é que precisam ir atrás delas para mostrar seu valor e influenciar a decisão de compra.

Tudo isso acontece no momento certo e por meio da mensagem certa, tendo em vista que não é de hoje que ocorre uma mudança de comportamento gritante entre os consumidores.

A companhia precisa estar presente exatamente no mesmo momento em que o usuário precisa dela, caso contrário, vai perder boas oportunidades de vendas.

Também é importante saber que o cliente vai passar por algumas etapas do funil, isso porque nada garante que ele vai iniciar no topo e concluir a compra no fim da jornada, mas isso não deve ser visto como um problema.

A jornada de compras trabalhada por uma empresa de lavagem de toalhas industriais não é linear, assim como acontece com todos os outros negócios.

Como aplicar o funil inbound marketing

Para aplicar o funil de inbound marketing, primeiro é necessário lembrar que nem todas as pessoas vão percorrer o mesmo caminho.

Existem muitos leads que chegam no meio do funil ou até mesmo aqueles que estão no topo do funil de repente desejam comprar. Mas independentemente disso, existem algumas ações que ajudam a aplicar a estratégia. São elas:

Criar conteúdos de qualidade

Para atingir os consumidores que estão no topo do funil, é fundamental criar materiais de qualidade, como:

  • Blog post;
  • Conteúdos nas redes sociais;
  • E-book;
  • Vídeos institucionais.

Só que nessa etapa a marca não vai falar sobre seus produtos ou sobre ela mesma. O propósito aqui é trabalhar temas relacionados ao negócio, que sejam do interesse da audiência e capazes de informar o usuário.

Supondo que o propósito seja promover mini salgados para revenda, é interessante criar um blog com receitas e outras dicas relacionadas.

Também é interessante incluir uma chamada para ação para despertar o desejo no consumidor de melhorar suas habilidades na cozinha.

O fato é que quanto mais conteúdos forem trabalhados, mais chances de aparecer nos primeiros resultados de pesquisa sem investir em mídia paga. 

Ao longo do conteúdo, também é muito importante inserir alguns termos para que o material seja facilmente encontrado.

Criar materiais mais avançados

Para os leads a questão no meio do funil, é necessário se aprofundar um pouco mais no assunto. Se uma pessoa acessou o site de uma academia para aprender exercícios em casa, mas não alcançou os resultados que desejava, é interessante se aprofundar.

A academia pode oferecer e-books com técnicas avançadas de exercícios focados nos objetivos do usuário. O material também pode falar sobre dicas de alimentação que vão ajudar nesse sentido.

Essa estratégia pode ser trabalhada por um fabricante de totem sinalização ou qualquer outro negócio, afinal, é assim que vai criar um posicionamento positivo para a sua marca.

Divulgar os produtos e serviços

Finalmente, para quem está no fundo do funil, é interessante falar um pouco mais sobre os produtos e serviços, afinal, trata-se de um público que já conhece a marca e que demonstrou interesse por suas soluções.

Este é o momento de trabalhar com divulgações patrocinadas em vários canais, como Google, Facebook e Instagram. Os clientes que passaram pelas etapas do funil de vendas serão direcionados para esses materiais e podem receber propostas.

A ideia é mostrar que a solução da marca tem valor para o dia a dia do potencial cliente e vai ajudá-lo a resolver um problema.

Vantagens de investir no funil inbound marketing

Para uma gráfica especializada em flyer festa junina, investir em funil de inbound marketing é uma forma de ter acesso a vários benefícios.

Um deles é construir a credibilidade da marca, pois quando a organização produz conteúdos relevantes sobre sua área de atuação, se torna uma referência.

É o caso da academia que tem um blog sobre exercícios físicos, alimentação, dicas de cuidados com a saúde, entre outros assuntos relacionados ao que faz, mas que não promovem diretamente seus serviços.

As pessoas procuram esses canais para obter informação sobre os mais variados assuntos e naturalmente ficam em contato com a marca, o que ajuda a construir uma relação de confiança.

O grande diferencial desses materiais é que eles informam, educam e divertem e por isso criam laços que transmitem uma imagem de valor e mostram que os produtos e serviços são convenientes para o público.

Um e-book sobre forro de gesso resistente a água criado por uma loja de materiais de construção atrai o interesse das pessoas, é compartilhado pelos usuários e desperta o desejo de compra.

Conforme vai oferecendo esses materiais para as pessoas, a empresa conquista novos mercados de maneira sólida. Nesse sentido, investir em produção de conteúdo aumenta sua visibilidade nos mecanismos de busca e no compartilhamento entre o público.

Conteúdos relevantes e otimizados pelas estratégias de SEO fazem com que o Google ranqueie melhor o material, por isso ele vai aparecer para mais pessoas e com mais frequência.

Isso também acontece nas redes sociais, visto que materiais relevantes são entregues para mais pessoas quando a plataforma percebe que existe qualidade no que está sendo postado.

Por meio dessa ação, um fabricante de relógio de ponto informatizado consegue tornar sua comunicação mais assertiva e atrativa.

A marca tem como foco os interesses do público, considerando as etapas do funil de vendas, assim, vai entregar produções personalizadas.

Se a empresa tentar vender seu produto para alguém que ainda está descobrindo um problema, dificilmente será bem-sucedida. Agora, ao trabalhar com inbound marketing, o negócio vai se comunicar com o potencial cliente, considerando seu nível de consciência.

Ele será guiado pela jornada de compras até que esteja certo de que a solução oferecida é realmente o que ele precisa.

Todo esse processo leva a uma compra consciente e isso diminui as chances de insatisfação por parte dos clientes. Ao mesmo tempo, consegue reduzir os valores investidos por uma loja de moveis planejados para banheiro de apartamento.

O negócio não vai gastar tanto com anúncios e ações pagas para atrair os consumidores, consequentemente, vai reduzir o CAC (custo de aquisição de clientes) ao mesmo tempo em que aumenta seus lucros.

Considerações finais

O funil de inbound marketing trabalha com estratégias de atração inteligentes e que estão totalmente de acordo com as características do consumidor moderno.

Ele constrói a imagem da marca e estabelece uma relação de confiança com os consumidores que dificilmente será quebrada.

Quando finalmente está pronto para comprar, faz aquisições mais conscientes e compreende o valor das ofertas. Tudo isso ajuda a construir uma empresa bem-sucedida e com raízes sólidas em seu segmento de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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