O que é Growth Marketing?

O que é Growth Marketing?

Growth Marketing é um termo bastante conhecido entre os profissionais de marketing e ele ajuda os negócios a crescerem de maneira considerável.

Crescer é o objetivo de qualquer empresa, mas nem sempre os gestores conseguem fazer isso de maneira ágil e eficaz, o que acaba aumentando os gastos nesse sentido.

Existem muitas transformações digitais e comportamentais acontecendo ao mesmo tempo, e o que faz com que o marketing passe por reformulações e mudanças com frequência.

Assim, acabam surgindo novos termos, conceitos e maneiras de fazer marketing, e até mesmo de empreender um novo negócio. Investir em Growth Marketing é uma forma de atuar no crescimento de organizações disruptivas.

Aqueles que querem crescer exponencialmente e qualquer corporação que se encaixe nessas características, precisam conhecer essa ferramenta.

O mercado está cada vez mais competitivo, principalmente pelo fato de que existem muitas marcas que vendem exatamente os mesmos produtos e serviços.

Por exemplo, se você quiser comprar um celular, pode fazer isso com inúmeras lojas que vendem o aparelho. Pensando nisso, neste artigo, você vai conhecer o conceito de Growth Marketing e as vantagens trazidas por essa estratégia.

Entenda o que é Growth Marketing

Growth Marketing é uma estratégia que está trazendo muitas mudanças para as estratégias de vendas, retenção e aquisição de clientes.

Por meio dele, fica mais fácil fazer o negócio crescer exponencialmente, e é justamente por isso que conquistou muitas startups. Embora não sirva para qualquer tipo de empresa, pode ser útil para aquelas que querem inovar.

Embora seu foco seja em crescimento, ele não se prende apenas às vendas, visto que é uma metodologia que também procura reter os clientes e gerar receita recorrente entre as pessoas que já compram com a marca.

Ao utilizá-lo, uma empresa de serviço de copeiragem consegue crescer de maneira constante e atingir suas metas comerciais se o crescimento vai além das métricas de topo do funil, além de conduzir constantemente novos clientes que vão aumentar a receita.

Ele ajuda a encontrar maneiras de manter os clientes engajados e incentivá-los a promover a marca. Por causa de todos esses fatores, é um método de marketing holístico e que ajuda a atrair novos clientes.

Também envolve as pessoas de maneira consistente e as transforma em um consumidores de longo prazo e até mesmo incentiva a propaganda boca a boca.

Vantagens do Growth Marketing

Agora que você já sabe o que é Growth Marketing, está na hora de conhecer todas as vantagens trazidas por essa metodologia. No entanto, é importante ter atenção para conquistar o crescimento adequado com esses elementos.

Quanto mais um fabricante de chapa de polipropileno para cobertura aplica as informações fundamentais para o projeto, mais chances terá de conquistar engajamento e elaborar uma estrutura de qualidade para o crescimento.

Porém, tenha em mente que cada empresa é única no mercado, o que significa que nem sempre duas organizações diferentes terão acesso aos mesmos benefícios provenientes das ações de Growth Marketing, mesmo sendo do mesmo segmento.

Para encontrar vantagens reais nesse processo, primeiro é necessário aprender como adaptar as técnicas à realidade da organização e, com isso, atingir metas concisas que trarão resultados satisfatórios. Dentre as vantagens dessa prática, estão:

  • Ajuda a conhecer o público;
  • Aumenta o tráfego;
  • Melhora a cultura empresarial;
  • Melhora a experiência do usuário;
  • Melhora o ciclo de vendas;
  • Aumenta o ticket médio;
  • Facilita o planejamento estratégico.

A primeira grande vantagem dessa estratégia é que ela ajuda a organização a conhecer um pouco mais seu público e as características dos consumidores.

Por causa das ações de crescimento, fica mais fácil se aproximar de clientes fiéis e, assim, compreender seus desejos e necessidades.

Todas essas informações são muito importantes para o planejamento de campanhas futuras, fazendo com que a corporação realmente passe a se preocupar com o consumidor e com o que ele tem a dizer.

Os negócios que uma oficina mecânica perto vai fechar com seus clientes dependendo do quanto o estabelecimento está disposto a oferecer um serviço de qualidade e criar uma aproximação com o público.

O maior propósito do Growth Marketing é conquistar o crescimento de acessos para a corporação, algo que se refere tanto às estratégias patrocinadas quanto às estratégias orgânicas. E todas elas geram impactos para a marca.

Ao iniciar as atividades, investir em tráfego impulsionado é interessante, no entanto, é uma opção que gera custos mais elevados, por isso, não se deve extrapolar o orçamento da organização para que possam ser feitos outros investimentos.

As conexões orgânicas, por sua vez, são fundamentais para qualquer tipo de negócio, mesmo levando mais tempo para trazer resultados. Tendo isso em vista, é indispensável pensar em ações de médio e longo prazo.

Para um pet shop perto de mim, uma das maiores vantagens do Growth Marketing é poder inserir a questão de referência dentro do tráfego.

Em outras palavras, a marca faz com que seus próprios consumidores divulguem seu nome, algo fundamental para estabelecer uma comunicação aberta com o público.

Outra vantagem dessa prática é que ela melhora consideravelmente a maneira como a companhia será vista no mercado como um todo. Quanto mais a empresa for capaz de fortalecer sua cultura corporativa, melhor será sua estrutura.

Uma cultura empresarial bem definida se torna uma referência para clientes, colaboradores, fornecedores, investidores e até para concorrentes.

Ser reconhecido e respeitado é a melhor forma de obter prestígio, a ponto de que os próprios concorrentes acabam se inspirando na empresa para se igualar em suas ações.

No entanto, conseguir isso não é um trabalho simples, tendo em vista que é necessário ter muito cuidado para que as ações sejam bem-vistas e realmente colaborem com o crescimento do negócio.

Uma das coisas que as empresas mais procuram hoje em dia é oferecer uma experiência satisfatória para os usuários, e isso acontece porque o mercado mudou muito e os consumidores modernos querem se surpreender.

Mais do que isso, na hora de comprar qualquer tipo de produto ou serviço, como letra caixa, eles desejam se relacionar com as organizações para que assim possam confiar nelas.

Tanto é que muitas pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais pelas soluções, desde que a experiência faça o valor cobrado realmente valer a pena. Diante disso, é fundamental criar uma experiência satisfatória.

Para conquistar esse objetivo, é necessário oferecer uma boa experiência para os consumidores, além de investir em boas práticas de comunicação com o público, e esses elementos são trabalhados pelo Growth Marketing.

Investir nessas metodologias mostra que a corporação está buscando maneiras de se comunicar com as pessoas e se aproximar do público.

Para um fabricante de malha pop 10×10, é a melhor forma de fidelizar os clientes e se tornar uma marca conhecida perante o público.

Os consumidores, por sua vez, vão ajudar no processo de indicação, fazendo a empresa crescer e levando o seu nome a uma quantidade nova de consumidores mais engajados.

Para acompanhar o processo de vendas, as empresas utilizam um funil que representa toda a jornada de compra do consumidor.

As estratégias de Growth Marketing buscam o crescimento constante do negócio, por causa disso, ajuda a qualificar os potenciais clientes para que a marca possa criar laços com essas pessoas.

Para um fabricante de gerador de nitrogênio, investir nessa prática é uma forma de melhorar o funil e aumentar o número de conversões.

Quanto ao ticket médio, trata-se do valor que a empresa espera que o cliente gaste com ela, e esse padrão costuma ser definido pela quantidade de clientes e o valor gasto individualmente por eles.

O cálculo leva em conta vários fatores, como o custo de aquisição e outras informações importantes para a métrica, mas, por meio do Growth Marketing, ao estruturar a comunicação fica mais fácil aumentar o ticket médio.

Por fim, essa ação ajuda a estipular prazos e metas para fazer a empresa crescer, ajudando a conquistar uma estrutura de planejamento compatível com as necessidades do negócio no momento.

Para um fabricante de cadeira de banho adaptada para deficiente, é uma forma de trabalhar melhor o futuro da empresa, entender as necessidades dela e desenvolver a capacidade de se adaptar em longo prazo.

Considerações finais

Growth Marketing é uma estratégia voltada para o crescimento expressivo da marca e, por meio de suas ferramentas, ainda é possível melhorar a corporação em longo prazo.

Mas, para ter acesso a todos os benefícios trazidos por ele, é fundamental testar técnicas e encontrar ações compatíveis com a realidade da corporação e que realmente vão ajudar em seu crescimento.

Por fim, o gestor deve buscar informações para fazer as experiências necessárias e embasar suas decisões, colocando o negócio no rumo certo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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