O que é a contaminação do solo e como a evitar?

O que é a contaminação do solo e como a evitar?

Um dos maiores problemas ambientais atuais é a contaminação do solo. É um fato que um país como o Brasil acaba por ter ainda mais destaque nessa área. A grande atividade de mineradoras ao longo do território com certeza contribui para isso. Hoje você entenderá o que é a contaminação do solo e como a evitar.

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que esse não é um problema novo. Muito pelo contrário, há muito tempo já existem problemas com o solo, visto que ele não é apenas um problema relacionado a empresas. 

As consequências da contaminação do solo para a natureza são enormes. No entanto, ainda não é maior que a consequência para a sociedade como um todo. Assim sendo, todos devem ter um cuidado extra com esse elemento que é tão importante. Vamos entender melhor as consequências dessa contaminação.

O que causa a contaminação do solo

Bem, como dito, a atividade mineradora pode sim causar uma poluição para o solo, mas por quê? Geralmente todas as ações que estão ligadas ao meio industrial acabam revelando o uso de produtos químicos em determinados processos. Essas podem até mesmo ser agressivas para a água.

O principal problema é esse. Apesar do descarte inadequado de lixo entrar na lista, as substâncias podem ser ainda mais prejudiciais. Por exemplo, o uso de alguns fertilizantes pode gerar o desequilíbrio do solo por conta da sobrecarga de nutrientes. Assim sendo, são produtos proibidos.

Outras causas são a chuva ácida e o vazamento de petróleo.

Assim, a causa é a ação humana que não possui uma regulação. Tanto empresas como cidadãos podem cometer erros relacionados à área. Por esse motivo, hoje há muitas formas de minimizar esses impactos antes que suas consequências sejam visíveis. 

As consequências da contaminação do solo

Geralmente a contaminação do solo pode causar diversas situações péssimas para a sociedade. Uma delas é a própria chuva ácida. Mas esse é apenas um pequeno problema se comparado a outros que citaremos agora mesmo:

  • A redução da fertilidade do solo, o que torna muitas regiões impróprias para plantio, ou seja, pode contribuir para que exista menos alimentos para consumo humano;
  • Pode também gerar um solo árido e completamente sem vida;
  • Aumenta também a possibilidade de erosão, que já é um grande problema em diversas regiões.

Assim, se torna fundamental criar ações que ajudem o solo a ficar bem. Veja a seguir como é possível evitar alguns problemas.

O que fazer para evitar

Evitar o problema nem sempre é fácil, mas cada um pode fazer sua parte. Ações como a reciclagem, por exemplo, são muito úteis e podem ser realizadas de forma simples, tanto por empresas como pelos cidadãos comuns.

Naturalmente, hoje, algumas ações mais extremas precisam ser tomadas para que tudo fique bem. Até porque o problema se intensificou nos últimos anos. A verdade é que muitos precisam realizar mudanças drásticas em sua forma de vida para economizar mais os recursos naturais e proteger o solo.

Diversos negócios entram nessa lista. É por conta disso que algumas ações como a consultoria ambiental ou a contratação de um gestor ambiental são tão importantes!

Por que é tão importante para empresas se posicionar?

Nos dias de hoje mostrar um bom posicionamento a favor do meio ambiente é de suma importância. Isso melhora suas relações comerciais e favorece uma boa visão do público para sua marca.

Mas não é apenas isso. O cuidado em si é fundamental. Os recursos naturais são valiosos e precisam de uma atenção especial, sobretudo o solo, que é onde conseguimos nosso alimento.

Com menos áreas próprias para isso há também uma dificuldade maior em se desenvolver vida nos locais. Assim o problema apenas cresce. A empresa deve se posicionar porque as consequências irão impactar de forma direta as mesmas.

Uma consultoria ambiental pode ajudar

Uma grande ajuda para aqueles negócios que não sabem como prosseguir com suas ações é contratar uma consultoria ambiental. Nesse caso, todo o trabalho de análise e de direcionamentos é feito por um profissional.

Assim fica mais fácil estabelecer o que é necessário para que a marca siga todos os padrões ambientais. O cuidado com o solo é apenas mais uma das áreas que são trabalhadas por esses profissionais.

No entanto, ele acaba sendo mais importante. A contratação também pode ser de grande ajuda para a empresa, visto que em muitos casos há meios para que se economize mais em alguns processos. 

Conclusão

Como visto, a contaminação do solo é um problema grande, mas que já está presente no mundo há muito tempo. No entanto, somente agora há um cuidado tão grande com determinadas ações.

Assim, todos devem se mostrar presentes para que o crescimento seja efetivo. Diversas ações podem ser úteis nesse momento, como é o caso da reciclagem e de utilizar meios menos poluidores de transportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *