O que a Internet 5G significa para as empresas ? Revolução na tecnologia

O que a Internet 5G significa para as empresas ? Revolução na tecnologia

53% dos empresários acreditam que a tecnologia 5G lhes permitirá fazer “muito pouco” mais do que com a tecnologia 4G atual. Mas como essa nova tecnologia realmente afetará os negócios e os espaços de trabalho?

 

Um estudo realizado pela Accenture com 1.800 executivos de dez países, revela que os grandes líderes ainda estão muito perdidos nessa questão e não conseguem identificar as vantagens do 5G. No entanto, seu lançamento está chegando e é hora de atualizá-lo.

 

Antes de irmos para o proximo paragrafo deste texto,  Só quero informar que, caso você queira comprar planos de celular, basta acessar este link, que você encontrará os melhores planos.

O que é 5G?

Depois de vários anos falando sobre ela, parece que o 5G começará a dar seus primeiros passos no final de 2019. Mas, apesar de sua chegada estar tão próxima, ainda há dúvidas sobre essa tecnologia e como ela mudará nossos dias hoje.

 

Para começar, é importante explicar que o 5G é a quinta geração de conexões sem fio, sendo a evolução aprimorada de seus antecessores: 4G, 3G, 2G e 1G. Graças a esta tecnologia móvel, poderemos navegar na Internet a partir de qualquer dispositivo como temos feito até agora, mas com uma série de novidades.

 

O que há de novo no 5G? Destaca-se, sobretudo, pela grande velocidade; o que permitirá melhorar a usabilidade da web ou baixar arquivos do nosso Smartphone em um piscar de olhos. Será uma revolução tecnológica que nos permitirá navegar entre 10 e 20 vezes mais rápido do que agora. A diferença será perceptível.

 

Quais serão as vantagens do 5G para as empresas?

 

As vantagens desta nova tecnologia no nível do usuário são evidentes, mas como ela beneficia as empresas? Como vimos no início, muitos líderes ainda não estão certos sobre o impacto que o 5G pode ter em seus negócios ou como eles podem tirar proveito disso. No entanto, de acordo com especialistas, no nível empresarial o potencial é enorme.

 

Deixaremos 3 benefícios da 5G para as empresas:

 

  • Mais velocidade nas transmissões

 

Uma das principais vantagens, e a mudança mais evidente, é que a velocidade de transmissão ficará em torno de 15 ou 20 Gbs por segundo (a velocidade de transmissão de 4G chega a gigabit por segundo).

 

Essa aceleração nos permitirá acessar a nuvem em tempo real e, com isso, desfrutar de aplicativos como a inteligência artificial sem esperar. A tomada de decisões, o acesso a informações, vídeos, gráficos, análises será quase instantânea.

 

Para uma empresa, poder acessar recursos armazenados em tempo real pode ser um grande impulso para sua eficiência. Significa trabalhar mais rápido e não limitado pelo acúmulo de dados ou capacidade de memória. E, também, cuidar das redes sociais enviando conteúdo em tempo real. Confira a rapidez atual da sua ligação com o teste de Velocidade Vodafone

 

  • Latência mais baixa e mais capacidade de execução

 

Latência é o tempo que leva para transferir um pacote de dados de um ponto a outro; normalmente do servidor para o dispositivo do usuário. Dependendo da conexão que temos, a latência pode ser maior ou menor.

 

Esse aspecto, com a chegada do 5G, será reduzido em pelo menos 10 vezes, portanto teremos uma grande capacidade de resposta dos aparelhos.

 

O que isso supõe? Conectividade: poderemos executar ordens remotas quase em tempo real. Será especialmente interessante para o gerenciamento remoto de máquinas, para operações cirúrgicas em que a equipe médica e o paciente estão em diferentes partes do planeta ou para ter controle absoluto do transporte automatizado e sem motorista.

 

Esta é uma grande oportunidade para empresas que trabalham com sistemas remotos, para controle de tráfego, atendimento virtual, saúde…

 

  • Maior número de dispositivos conectados

 

Outra vantagem do 5G é que ele finalmente tornará a Internet das Coisas uma realidade. Os repetidores de telefonia serão capazes de lidar com milhões de conexões ao mesmo tempo, para que todos os dispositivos conectados tenham acesso à Internet de alta velocidade.

 

Num futuro próximo, na mesma empresa ou planta industrial, serão centenas de dispositivos conectados, enviando informações simultaneamente e sendo processadas em tempo real para a tomada de decisões da equipe.

 

A combinação dessas três vantagens (velocidade, baixa latência e conexão de dispositivos) permitirá que as empresas promovam a inovação e criem novas soluções, tanto para o dia a dia quanto para os clientes.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *