Mês da Mulher: veja ações que grandes empresas estão promovendo

Mês da Mulher: veja ações que grandes empresas estão promovendo

Em datas comemorativas e especiais, é natural que muitas empresas façam ações de gestão de pessoas 4.0, ou seja, olham ainda mais para seu público interno, valorizando sua importância e reconhecendo seus trabalhos.

Mais do que isso, diversas ações são também tomadas pensando não apenas no público interno, mas na sociedade e nas contribuições que as empresas podem dar para o sistema em que estão inseridas.

O dia da mulher é uma dessas datas que faz com que muitas empresas se movimentam e promovam grandes ações para seus funcionários e sociedades. Você está por dentro das campanhas deste ano? Reunimos algumas ações desse mês, confira!

Cervejeira sou eu, Ambev

Uma das campanhas mais famosas do mês foi da cervejaria Ambev, que busca dar visibilidade às mulheres profissionais que atuam no mercado da cerveja. Segundo a empresa, ao realizar pesquisas sobre o termo “cervejeira” nos sites de busca, quem aparece nos resultados são os eletrodomésticos e não as profissionais.

De acordo com a empresa, 50% do quadro de especialistas em processos de produção das bebidas são mulheres e a marca aproveitou o mês para dar visibilidade a esses talentos.

Mais do que isso, a empresa abriu também três turmas gratuitas apenas para mulheres para formação de novas cervejeiras.

Nem Louca Nem Sozinha, Magazine Luiza

Conhecida por diversas ações voltadas para a mulher, a Magazine Luiza lançou na semana da mulher a campanha #NemLoucaNemSozinha. Através dela, a marca levanta diálogos sobre violência e abuso psicológico e seus desdobramentos para as mulheres.

A Magalu, em seu app, já conta com um espaço especial para receber denúncias de mulheres e a nova ação dá uma funcionalidade extra, em que as vítimas ou denunciantes passam a preencher um formulário de assistência para serem guiadas para atendimento.

A grande intenção da marca é atuar desde os primeiros sinais de violência psicológica que, muitas vezes, antecedem a violência física – também combatida pela marca.

Imagine as possibilidades de ser mulher, TIM

Também na semana da mulher, a operadora TIM lançou nas suas redes sociais a campanha #ImagineAsPossibilidadesDeSerMulher.

Com participação das influencers Majur, cantora e compositora, a tiktoker Pequena Lo, a influenciadora Tia Má, youtuber Nath Araújo e a jogadora de rugby e embaixadora brasileira pelos direitos LGBTQ Izzy Cerullo, a marca têm a missão de estimular o debate sobre as diferentes realidades das mulheres no país.

Segundo a TIM, a campanha buscou por influenciadores dos mais diferentes nichos justamente pensando em representatividades e, ao longo da campanha, novas vozes serão ouvidas para que diversas mulheres possam compartilhar suas vivências, lutas e identidades.

A TIM, que é patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, utilizará o espaço para destacar ainda mais a participação das mulheres no esporte através das histórias de atletas do Time Brasil.

Mais do que isso, para promover mudanças internas, a operadora criou um “Manual Anti Machista” para todos os funcionários.

Meninas em Campo, Guaraná Antarctica

Através do Twitter, a marca de refrigerante Guaraná Antarctica, contou com o apoio dos usuários e fãs para coletar comentários negativos sobre futebol feminino já publicados nas redes sociais.

Após coletar diversos comentários que depreciam as mulheres e sua capacidade nos esportes, a empresa irá imprimir os ataques em papel sempre e criar um novo gramado para o projeto “Meninas em Campo”.

O grande objetivo do projeto é transformar mensagens de ódio em ações que beneficiem pessoas reais. O projeto conta com mais de 200 atletas, de 9 a 17 anos que treinam nos mais diversos gramados.

Para a gerente de marketing da marca, é uma ação simbólica para que as meninas pisem nos haters e se motivem a seguirem firmes em sua jornada no futebol.

Johnnie Walker

A famosa marca de uísque adquiriu 1500 livros da filósofa Djamila Ribeiro, o “Quem tem medo do feminismo negro?” para distribuir com as bebidas no e-commerce The Bar.

Parte do lucro da venda será destinada à Casa Preta Hub para incentivar o empreendedorismo de mulheres negras. A marca estreou também a campanha “Harmonizar sua dose feminina e masculina é poderoso”, com um videoclipe de Super Homem, de Gilberto Gil, regravado por Gab Ferruz e Tibí.

Na semana do dia da mulher, a Diageo, masca dona do uísque, promoveu também um bate papo sobre feminismo com Djamila Ribeiro, Astrid Fontenelle e Alok.

Ações de datas comemorativas são muito importantes para comunicação interna e também para o impacto das grandes marcas na sociedade. Você já conhecia alguma dessas campanhas? Conhece alguma outra interessante? Compartilhe com a gente!

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