Como se especializar em medicina

Como se especializar em medicina

O propósito da medicina é trabalhar com a manutenção da saúde e sua restauração e em um sentido mais amplo, lida diretamente com a prevenção e cura de doenças. A função do médico é investigar a natureza e as causas das comorbidades.

medicina

Por isso, ele precisa pesquisar as doenças e suas causas para só então combatê-las e curá-las. Em sua rotina, realiza diagnósticos, solicita exames, prescreve medicamentos e atua em programas de esclarecimento e prevenção de doenças.

Ele também pode prescrever regimes alimentares e realizar cirurgias, mas sua atuação vai depender da área de especialização. O curso de bacharelado em medicina é de seis anos, mas para se especializar, é fundamental fazer residência médica.

O profissional também pode fazer uma especialização reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, que tem duração de, pelo menos, dois anos.

Trata-se de um dos cursos mais concorridos nos vestibulares, visto que se trata de uma área bem remunerada, dinâmica e cheia de descobertas e desafios.

No entanto, antes de ingressar nessa área, é importante saber o que fazer para se especializar em medicina, em quais áreas o profissional pode se especializar, quais são as melhores faculdades de medicina e entender o que é CRM.

O que é preciso fazer para se especializar?

Para se especializar em uma das áreas médicas, o profissional precisa fazer residência ou um curso de especialização reconhecido pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). Entre as opções estão:

  • Angiologia;
  • Cardiologia;
  • Dermatologia;
  • Ginecologia e obstetrícia;
  • Nutrologia;
  • Pediatria.

Contudo, existem muitas outras opções de especialização que os profissionais podem fazer para trabalhar em determinada área, tendo em vista que a medicina é muito ampla.

Por exemplo, para ser enfermeira para cuidar de idoso, profissional precisa se especializar nos cuidados com esse tipo de paciente, e para o médico a necessidade é a mesma.

A residência médica é o período de especialização do estudante, realizada após a graduação, sendo assim uma pós-graduação.

A residência é realizada por profissionais já formados que querem uma especialização, mas a residência não é o único modo de se especializar.

O médico formado consegue obter o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e iniciar como generalista, ou seja, clínico geral. Entretanto, se ele quiser trabalhar em alguma especialidade, precisa da especialização.

A residência médica dura em torno de dois anos, sendo a mais longa a residência em Cirurgia Cardiovascular, com duração de cinco anos.

Tanto a residência quanto a especialização somente podem ser cursadas por médicos já formados e que estão aptos a exercer a profissão. Ambas são pós-graduação e envolvem atividades práticas, plantões e laboratórios.

A diferença entre elas é que na residência médica o aluno recebe uma bolsa de estudos para trabalhar e estudar. Na especialização, o estudante não é remunerado para cursar.

Em quais áreas se especializar?

Existe uma grande quantidade de áreas da saúde nas quais os estudantes podem se especializar, e entre as principais estão:

Angiologia

Essa área é voltada para o sistema vascular, por isso cuida de veias, artérias e vasos linfáticos. É o profissional que faz o diagnóstico e trata essas doenças, como no caso de varizes, aneurisma arterial, trombose venosa profunda, entre outras.

Na medicina veterinária, um ortopedista para cachorro se especializa nessa área, e a mesma situação se aplica ao angiologista.

Além de fazer a avaliação clínica e física dos pacientes, esse médico também pode solicitar exames, como ultrassonografia para obter informações detalhadas sobre o sistema circulatório e diagnosticar condições que precisam ser tratadas.

Cardiologia

É uma das especialidades médicas mais conhecidas e se dedicam aos cuidados com o coração. Ela é muito procurada e valorizada, pois é de conhecimento geral que as doenças cardíacas são comuns e graves, pois podem levar a óbito.

Para que o tratamento seja eficaz, o médico cardiologista incentiva a adoção de hábitos saudáveis, como mudanças na alimentação e prática de atividades físicas.

Dermatologia

Essa área é voltada para o diagnóstico e tratamento de doenças da pele, cabelo e unhas, visto que são partes do corpo expostas a vários problemas.

É esse médico que decide se o paciente precisa de procedimentos como implante capilar nas entradas para queda de cabelo severa, além de tratar desde doenças mais simples, até casos mais complexos.

Pediatria

A pediatria cuida da saúde do público infantojuvenil, por meio de diagnósticos, tratamento, prevenção e acompanhamento de doenças. É uma boa área para quem gosta de trabalhar com crianças e ajudá-las de alguma forma.

Mas, para ser pediatra, esse profissional precisa ter paciência, empatia e saber se comunicar. Isso é importante porque nem sempre as crianças conseguem expressar o que estão sentindo, o que dificulta na identificação do problema.

As principais faculdades de medicina do Brasil

Existem universidades que são muito boas nos cursos de medicina, inclusive na área veterinária para quem quer trabalhar com cirurgia em cachorro idoso. Para quem quer ser médico, as melhores instituições de medicina do Brasil são:

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp);
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS);
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);
  • Universidade de Brasília (UNB);
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR);
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA);
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPel);
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
  • Universidade Federal de Goiás (UFG).

Com exceção da PUC do Rio Grande do Sul, as outras universidades são públicas, e oferecem excelentes cursos em outras áreas, por exemplo, enfermagem para ser enfermeiro visitador home care.

Contudo, nem todas as pessoas se sentem seguras para prestar o vestibular dessas instituições de ensino, tendo em vista que realmente pode ser muito concorrido conseguir uma boa colocação.

Para quem está com esse problema, é interessante procurar as universidades particulares, visto que muitas oferecem excelentes cursos de medicina.

O que é CRM?

CRM é uma sigla para Conselho Regional de Medicina, o primeiro órgão que os recém-formados em medicina procuram.

Ele é responsável pelo registro dos formados em medicina e entidades jurídicas. Se não houver essa inscrição, não é possível exercer a profissão de maneira legal.

Assim sendo, todos os médicos que atuam legalmente precisam possuir um cadastro visível para que as pessoas possam consultar.

Com esses dados, o CRM, junto com o Conselho Federal de Medicina (CFM), controla o exercício da profissão para manter sua qualidade em todo o país. Os órgãos cumprem esse papel a partir de medidas fundamentais, como fiscalizações e resoluções.

Um técnico de enfermagem cuidador de idosos não precisa de registro nesse órgão, apenas os médicos, e a função dessa organização está relacionada à capacidade dos profissionais, além de proteger o código de ética.

Na prática, o CRM fiscaliza questões relacionadas ao código de ética médica, principalmente em relação à publicidade na área.

Também faz a transferência e cancelamento de médicos nas instituições, caso o profissional deixe de atuar em um hospital para atuar em uma clínica.

Também é esse órgão que acompanha quando o médico pratica uma irregularidade dentro da profissão, podendo até mesmo cassar ou suspender a habilitação.

O CRM, além disso, promove condições melhores de trabalho para os profissionais, e por meio da fiscalização das condições de trabalho nos hospitais, evita acidentes provocados por falta de estrutura.

O órgão também atua por meio de projetos governamentais, como no caso da aprovação do código de ética médica no Congresso Nacional, no ano de 2009.

Uma empresa de calibração equipamentos hospitalares precisa se certificar se precisa de alguma autorização para exercer suas atividades, visto que o órgão também controla a disseminação de conteúdos e pesquisas médicas.

Isso porque eles precisam estar de acordo com as normas éticas e de responsabilidade. Por fim, o CRM é um portal de comunicação entre todos os profissionais.

No site do CREMERJ, eles podem visualizar cursos de qualificação, vagas de emprego, debates, entre outros assuntos de seu interesse, além de ser um importante canal de notícias sobre o que acontece no órgão.

Um profissional de cirurgia íntima a laser precisa ter seu registro em ordem, visto que o CRM também tem o propósito de garantir a saúde e o bem-estar de todos os pacientes.

Considerações finais

A área da saúde é muito importante no mundo todo, afinal, é com a ajuda dos médicos que as pessoas conseguem cuidar melhor de sua saúde, prevenir doenças e tratar condições que estejam afetando a qualidade de vida e o bem-estar.

Para atender uma especialidade, o profissional precisa se especializar em determinada área e a partir disso atender os pacientes, de acordo com suas habilidades profissionais.

Tudo isso é fiscalizado pelo CRM, que melhora as condições de trabalho para os médicos e garante o bom desempenho da medicina para os pacientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *