Limpeza no ambiente de trabalho

Limpeza no ambiente de trabalho

A limpeza é fundamental em nosso dia a dia, pois traz bem-estar, saúde, conforto e segurança para todos. 

Entretanto, ela não se resume apenas a nossa casa, mas a todos os lugares onde estamos.

É muito desagradável chegar em algum lugar e perceber que ele está sujo e desorganizado. Se a empresa não fosse importante, não veríamos tantos estabelecimentos que contratam funcionários para esse trabalho.

Vemos os faxineiros em bancos, hotéis, lojas, escolas, hospitais, aeroportos, shoppings, dentre outros lugares. Até mesmo nas ruas, vemos os garis desempenhando o seu papel.

Os profissionais da limpeza são importantes porque os lugares precisam estar sempre limpos, caso contrário, podem se tornar o foco de grandes problemas.

Em casa, a higiene é primordial, fazendo com que o lar se transforme em um local confortável, aconchegante e acolhedor. Imagine a sua casa toda suja e bagunçada e depois bem limpa e organizada. O sentimento é bem diferente, certo?

Dentro das empresas é a mesma coisa, e a limpeza ou a falta dela, pode impactar o desempenho dos funcionários e a decisão de compra dos clientes.

Neste artigo, vamos mostrar como limpar ambientes corporativos, dar alguns motivos para fazer isso e falar sobre a importância.

Como limpar espaços corporativos?

Os espaços corporativos são coletivos, por isso, todos precisam fazer a sua parte para mantê-los sempre limpos e organizados.

Mesmo que a empresa tenha uma boa equipe de faxina, os funcionários têm sua fração de responsabilidade na manutenção da higiene.

Manter a própria mesa organizada, lavar o que utilizou do café e jogar as coisas no lixo são ações simples, mas que fazem toda a diferença.

Se um fabricante de estrutura metalica residencial deseja manter o local de trabalho sempre limpo e em boas condições de uso, deve seguir algumas dicas. 

Organizar tudo

Antes de limpar qualquer coisa, primeiro é necessário organizar e colocar tudo o que estiver fora do lugar. 

Geralmente, o ambiente corporativo não está sujo, mas, sim, extremamente bagunçado, o que deixa tudo mais caótico.

Organizar os objetos e distribuí-los corretamente pelo cômodo ajuda muito a melhorar a aparência, além de facilitar o processo de limpeza.

Estabelecer uma rotina de limpeza

Crie uma rotina de limpeza do escritório para estabelecer as atividades diárias, semanais e mensais. Seguir o cronograma otimiza o trabalho do pessoal da limpeza e aumenta a sua produtividade.

Faça uma lista dos lugares que precisam ser limpos e com qual frequência isso deve ser feito. Não são todas as áreas da empresa que precisam de limpeza diária, com exceção dos banheiros e da cozinha.

Um cronograma detalhado estipula um processo sistematizado e eficiente, e uma rotina periódica ajuda a remover a sujeira e evita a proliferação de bactérias, fungos, entre outros, em locais de difícil acesso.

Compreender as necessidades da empresa

Uma sala com ar condicionado pequeno precisa de uma rotina de limpeza diferente daquela em uma sala sem ar-condicionado ou do espaço onde fica a linha de produção, por exemplo.

Para compreender as necessidades do espaço, é fundamental investir em análise e planejamento, pois eles ajudam a acompanhar a prestação do serviço e verificar se a rotina está sendo cumprida.

Ofereça feedbacks aos profissionais, levando em conta as necessidades da organização, para que ele possa ajustar as suas tarefas ao que a companhia espera.

Limpar todos os ambientes

Existem vários itens dentro do ambiente corporativo que merecem atenção durante a limpeza. Dentre eles estão:

  • Mesas;
  • Cadeiras;
  • Estofados;
  • Tapetes;
  • Equipamentos.

São elementos que costumam acumular muita poeira e ácaro, o que pode colocar em risco a saúde dos colaboradores. O filtro do ar-condicionado precisa estar sempre limpo e o aparelho deve estar com a manutenção em dia.

Também é necessário prestar atenção aos utensílios de cozinha, que devem ser devidamente higienizados, evitando o acúmulo de lixo e sujeira. Essa situação pode atrair insetos e roedores que transmitem doenças.

Usar os equipamentos certos

Usar os equipamentos certos e os devidos produtos de limpeza fazem toda a diferença, e a equipe da faxina precisa de EPI para proteger a pele de produtos mais agressivos.

Essas ferramentas possibilitam que o trabalho seja feito da melhor maneira e em menos tempo.

Por que investir em limpeza corporativa?

Se uma empresa de arquitetura está sempre limpa, os clientes percebem, se sentem mais à vontade e passam a confiar mais em seus profissionais. Só que a sujeira chama muito mais atenção do que a limpeza e a organização.

Um local sujo é desagradável e traz consequências negativas para o negócio, principalmente em relação à opinião do público e dos colaboradores.

Os gestores e outros responsáveis precisam garantir a manutenção e a higiene do espaço, pois isso vai evitar que o cliente questione a qualidade dos produtos e serviços.

A higienização e hidratação de bancos de couro de um carro ou ônibus faz toda a diferença para os usuários.

Mas, se o cliente chega em um estabelecimento bagunçado e sujo, passa a acreditar que os responsáveis não se importam com a conservação do local e certamente não dão a devida atenção às necessidades de seus clientes.

Consequentemente, surgem avaliações negativas na internet, por exemplo, nos perfis usados pela empresa nas redes sociais ou no Google Meu Negócio.

As avaliações negativas serão lidas por outras pessoas e podem afastar novas oportunidades de negócios.

Mas, não é só nos clientes que a falta de higiene e limpeza pode gerar impactos negativos. Os colaboradores também são muito afetados, por isso, essa situação influencia negativamente seu rendimento e produtividade.

Ninguém gosta de trabalhar em um local que colabora com a proliferação de vírus e bactérias, ocasionando doenças dos mais variados tipos.

Por outro lado, em uma empresa de conserto de máquina de lavar, se os espaços são limpos e organizados, os funcionários se sentem mais valorizados e seguros, pois sabem que a companhia se preocupa com o seu conforto e bem-estar.

Tudo isso vai influenciar no nível de produtividade, e um local sujo pode transformar os problemas em uma bola de neve, prejudicando até mesmo o faturamento.

Quando a falta de manutenção no local é muito acentuada, colabora com o desenvolvimento de vários transtornos, como estresse e ansiedade.

Lembre-se de que as pessoas passam a maior parte do tempo dentro da empresa, por isso é fundamental garantir a limpeza e a manutenção de todos os espaços, para garantir a qualidade de vida de todos.

Por que a limpeza corporativa é importante?

A limpeza corporativa é importante por diversas razões. Em primeiro lugar, não se deve pedir para os clientes e colaboradores não repararem na bagunça.

Os escritórios compartilhados, por exemplo, precisam de muita atenção porque reúne diversos profissionais no mesmo ambiente.

Desleixo e falta de manutenção comprometem o negócio e podem levar o cliente a desistir de uma compra.

Por outro lado, se o ambiente corporativo está limpo e organizado, a companhia transmite profissionalismo e credibilidade aos seus clientes e funcionários, algo fundamental em um mercado cada vez mais competitivo.

Só que muito além dos aspectos visuais, também estão as questões relacionadas à saúde e ao bem-estar de todos.

Uma empresa de limpeza de carpete automotivo e empresarial ajuda a manter os espaços com um aspecto mais agradável.

Os serviços de limpeza nos ambientes melhoram o nível de satisfação dos colaboradores, gestores, parceiros e clientes.

Esses cuidados são ainda mais importantes em épocas de clima seco, principalmente quando se fala de cortinas, tapetes e estofados, pois são itens que quando acumulam sujeira, podem trazer problemas de saúde.

Para evitar qualquer tipo de problema desse tipo, a empresa pode contratar sua própria equipe de limpeza ou então terceirizar o trabalho para uma especializada.

Tanto é que é muito comum vermos estabelecimentos dos mais variados tipos, como clínicas e hospitais de cirurgias gerais, contratarem empresas especializadas nesse serviço.

São companhias que oferecem pessoal treinado, especializado e apto para higienizar todos os pontos do local e mantê-los em perfeito funcionamento.

Mas, nada impede que o seu negócio contrate por conta própria uma pessoa responsável pela limpeza e manutenção, desde que ofereça mas orienta ações e o treinamento necessário para esse trabalho.

Considerações finais

Portanto, a limpeza dos espaços corporativos é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar de todos os funcionários, além de criar uma imagem de credibilidade, profissionalismo e confiança perante os clientes.

Trabalhar em um ambiente limpo aumenta a produtividade, traz mais satisfação com o trabalho e colabora com a concentração nas tarefas.

Assim como cuidamos da limpeza do lar, precisamos cuidar da limpeza dos espaços corporativos para que o dia a dia de todos seja muito melhor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.