Lenço, echarpe, cachecol e pashmina. Você sabe a diferença?

Lenço, echarpe, cachecol e pashmina. Você sabe a diferença?

Em um inverno onde os termômetros brasileiros já registraram temperaturas abaixo de 0º C — na região sul do país — muita gente vem aproveitando para tirar roupas de frio do armário. Entre as peças que fazem mais sucesso, as que são usadas no pescoço trazem sofisticação e aconchego aos looks. Mas, você sabe a diferença entre cada uma delas?

Enquanto os lenços são caracterizados por tecidos quadrados, mais finos e consequentemente, ótimas opções para o verão, echarpes possuem um comprimento mais alongado e retangular, porém com os mesmos tecidos leves. Já em temperaturas mais baixas, o mais recomendado mesmo são os cachecóis, que geralmente tem como matéria prima a lã.

Pouco conhecido pelas brasileiras e diferente dos cachecóis, as pashminas também são uma ótima opção para o frio, se diferenciando dos cachecóis apenas pelo seu formato mais largo e tecido. A gaúcha, publicitária e influenciadora de moda e lifestyle Ceres Azevedo, explica que o nome, inclusive, vem do material usado para confeccioná-las, a pashmina. “É uma peça muito versátil, que pode ser usada ao redor do pescoço, trazendo mais volume para a região ou mesmo sobreposta a um casaco”, ensina.

As opções de composição com a pashmina são versáteis e costumam ornar bem com qualquer estilo. Para as mais básicas e minimalistas, Ceres Azevedo recomenda uma combinação usando jeans. “Caso você goste de uma atmosfera mais moderna e elegante, a peça pode ser combinada com tecidos mais fluidos como é o caso das calças pantalonas”, diz a influenciadora.

Por ser uma peça que confere volume, Ceres alerta que pessoas mais baixas ou que não gostem de projetar determinadas partes do corpo optem por cores mais escuras. “Para dar um efeito mais alongado, a dica é optar por uma composição monocromática. O branco costuma ser uma escolha assertiva para trazer mais continuidade para a sulhueta”, aponta Ceres.

A pashmina também compõe bem com saias e meia-calças, podendo ser usada jogada sobre o ombro, com um toque de charme. “Para visuais mais descontraídos, opte por cores mais alegres. A pashmina pode simular uma gola mais saltada ou até mesmo um colete, dependendo muito da sacada de quem a veste”, diz.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *