Inbound Marketing: Saiba Como ele Pode Alavancar os Seus Resultados

Inbound Marketing: Saiba Como ele Pode Alavancar os Seus Resultados

Em maior ou menor grau, o marketing sempre incluiu ações de interrupção. Mas os tempos mudaram e o Inbound Marketing interrompeu esse paradigma de uma vez por todas. 

A transformação digital e as mudanças fundamentais no comportamento do consumidor alteraram as regras do jogo para sempre.

Com isso em mente, as empresas precisavam encontrar novas formas de atrair e reter seus clientes, e o inbound marketing é uma das melhores para criar relacionamento a longo prazo.

Milhões de empresas em todo o mundo estão usando essa estratégia de atração para obter resultados superiores. Leia o texto a seguir para saber tudo sobre o inbound marketing!

Conheça o inbound marketing

O inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing baseadas na ideia de criar e compartilhar conteúdos direcionados a um público específico.

Isso é feito a fim de se comunicar diretamente com potenciais clientes interessados em decoração apartamento ou nos temas abordados pela marca, obtendo permissão para construir relacionamentos duradouros com eles. 

Em resumo, o inbound marketing é uma estratégia na qual os clientes são atraídos pela sua mensagem e chegam até o seu negócio por ela.

A partir daí, fica mais fácil mostrar sua solução e transformá-los em clientes e promotores de marca. Não é à toa que o termo inbound marketing se traduz como marketing de atração.

Na verdade, esse conceito surge em paralelo com o marketing digital e a relação entre consumidores e publicidade, ou seja, os internautas e a comunicação online. 

Antes do advento da web, o consumidor não tinha controle total sobre o que consumia. Por outro lado, na internet é possível escolher sites, conteúdos, formas de consumo e muito mais.

Portanto, nada melhor do que conquistar as pessoas com aquilo que elas mais desejam absorver.

Entenda os fundamentos do inbound marketing

Agora você pode conferir uma descrição prática das ações possíveis em sua estratégia de inbound marketing.

Abaixo estão os diversos elementos que podem ser adotados no âmbito dos objetivos de aquisição, transformação, relacionamento, vendas e análise.

Marketing de conteúdo

No inbound, o conteúdo funciona em vários formatos, como: textos e artigos, e-books, vídeos, imagens, infográficos e muito mais.

Ao usar um blog para divulgar projetos de arquitetura, por exemplo, é essencial otimizar os posts para mecanismos de pesquisa a fim destacá-los no Google, YouTube e outros canais de busca.  

Para isso, o conteúdo deve estar dentro das expectativas da persona em cada estágio do processo do funil de vendas.

Assim, você precisa pesquisar minuciosamente suas palavras-chave e estruturá-las dentro de sua estratégia.

Uso de anúncios e links patrocinados

Diversos modelos de anúncio estão disponíveis no Google e nas redes sociais. Com isso, você tem a opção de impulsionar postagens no Facebook, Instagram, Twitter e muito mais.

Isso é chamado de mídia paga, pois é preciso investir para que o conteúdo seja veiculado e entregue aos perfis selecionados e segmentados.

Os links patrocinados do Google são mais eficazes no meio e na parte inferior do funil de vendas, especialmente se você já tiver uma forte intenção de compra. 

Para isso, seu anúncio deve ser direcionado para uma landing page ou para o produto/oferta específicos.

O retargeting e o remarketing também são opções para aumentar a eficácia dos seus anúncios e garantir mais vendas de transformadores de tensão.

Redes sociais

As mídias utilizadas são selecionadas de acordo com a personalidade e propósito do seu negócio. Além disso, elas também possuem conteúdo em vários formatos, como texto, imagens, links e vídeos.

Assim, para ter uma ação mais efetiva, você pode mesclar o conteúdo original com outros compartilhamentos de página ou perfis.

O SAC 2.0 também está sendo feito pelas redes sociais, respondendo mensagens privadas ou aparecendo no feed de notícias.

Isso é fundamental e propiciado pela proximidade que as redes possibilitam entre marca e cliente.

Lembre-se que um bom atendimento potencializa os valores e aumenta a credibilidade da empresa de manutenção de ar condicionado.

Vendarketing

O vendarketing é uma combinação dos termos “vendas” e “marketing”. Essa estratégia visa manter as equipes de marketing e vendas trabalhando em conjunto, maximizando resultados e aumentando a rentabilidade.

O marketing precisa gerar leads para vendas, e as vendas precisam aproveitar ao máximo esses leads. E é aí que entra o Vendarketing. 

Esse alinhamento é determinante para o inbound marketing e continuidade dos processos com melhor aproveitamento.

Veja exemplos de inbound marketing

Por conta das características e benefícios que o inbound proporciona, muitas empresas estão procurando maneiras de alcançar resultados cada vez mais satisfatórios por meio dessa estratégia.

Para auxiliar no entendimento e insights de aplicação, separamos alguns exemplos para mostrar como esse conjunto de estratégias é versátil, veja.

Coca-Cola

A estratégia da marca é manter o público conectado a ela 24 horas por dia.

Isso é feito criando conteúdos relevantes a todo o tempo para poder utilizar a plataforma de marketing de forma interativa e rentável.

Moip

A empresa de soluções de pagamento online usa o marketing de atração especificamente em seus blogs.

Ela mostra os benefícios do serviço em relação à sua loja, orienta o e-commerce a evitar perdas e a utilizar o sistema corretamente, explica por que o SAC é tão importante e torna a solução ainda melhor, além de outros tipos de ajuda e abordagens para o uso.

Ao fazer isso, ela aprofunda seu relacionamento com o espectador e o aproxima cada vez mais da marca.

Colgate

Neste exemplo a empresa publica vídeos, guias interativos e uma ampla gama de artigos contendo informações de interesse sobre higiene e saúde bucal. 

Este é um ótimo exemplo de empresa que leva a sério fornecer ao seu público o máximo de informações possível sobre sua área, nutrindo-os e demonstrando a autoridade no setor para criar relevância e se aproximar dos usuários.

Dell

Quando se trata de tecnologia e computação, a Dell se destaca. 

Fundada em 1984, a empresa está se tornando uma das mais importantes a investir em inbound marketing.

Em blogs e páginas oficiais do Facebook, a empresa oferece um espaço democrático onde perguntas são respondidas e conteúdos relevantes são disponibilizados.

Saiba como o inbound marketing ajuda a superar desafios

As barreiras para quem quer trabalhar na Internet ainda são altas no Brasil, mas os gestores não devem desanimar.

A psicologia humana e as questões de interface são parte da chave para entender e analisar o comportamento das pessoas online para que os resultados obtidos sejam úteis no futuro. 

O produto pode ser excelente, mas há detalhes relacionados à experiência do usuário que devem ser aprimorados para atender às necessidades dos consumidores e manter a marca como uma referência no setor, ampliando as vendas.

Nesse sentido, são aspectos fundamentais:

  • Layout do site;
  • Navegabilidade;
  • Legibilidade;
  • Uso de palavras-chaves.

Esses e outros pontos fundamentais da produção de conteúdo para web é que garantem o alcance do público e a retenção desses usuários, por isso devem ser sanadas pelo desenvolvimento de boas estratégias inbound para empresas de segurança patrimonial e de quaisquer outros segmentos.

Enquanto as novas tecnologias aproximam empresas de todos os setores dos consumidores, ainda existem barreiras que impedem que esse relacionamento seja efetivo em termos de vendas repetidas.

Isso ocorre porque ainda há poucas soluções para a experiência do usuário. 

Ainda hoje, em muitas organizações, grandes e pequenas ações digitais parecem apoiar outras estratégias em vez de serem as principais táticas de marketing.

Conheça os benefícios do inbound

O inbound marketing se consolidou como uma medida eficaz para empresas de diversos setores, tamanhos e segmentos.

Confira os benefícios que uma estratégia de inbound marketing bem estruturada pode trazer para os negócios de diferentes setores, desde a terceirização de limpeza até grandes indústrias multinacionais. 

Qualificar os clientes

Os consumidores de hoje pesquisam na internet para escolherem quais produtos, serviços e marcas consumirão.

Por isso, é importante criar conteúdo relevante que apareça nessas buscas para que os potenciais clientes conheçam o conteúdo da sua empresa.

Ao pesquisar as informações certas e definir claramente a persona do comprador, você pode descobrir onde os clientes em potencial estão procurando informações sobre seu produto ou serviço. 

Dessa forma, pode distribuir estrategicamente ações de inbound marketing para atrair leads para o funil de vendas, engajar clientes em potencial e educá-los sobre temas relacionados a PABX em nuvem.

Produzir vendas qualificadas e maior retorno sobre o investimento

De acordo com as metodologias de inbound marketing, todos que acessam seu conteúdo são clientes em potencial.

As estratégias de atração criam valor ao receber informações sobre esses visitantes em troca de conteúdo.

Ao adquirir e qualificar esses leads, você terá um maior retorno sobre o investimento (ROI) e aumentará suas vendas.

A conversão de leads em oportunidades é resultado da produção de conteúdos focados e relevantes, gerando mais oportunidades de vendas do que as estratégias tradicionais de marketing.

Alinhar-se ao consumidor

Geralmente, as rotinas de navegação das pessoas são feitas por meio de sites, redes sociais e portais de notícias.

São esses canais que dão informações acerca dos hábitos e interesses dos potenciais consumidores e potencializam a conversão qualificada nos diversos contatos dos usuários com a marca.

Uma das chaves para o inbound marketing é promover o marketing de permissão com ações que se adaptam aos hábitos digitais do espectador.

Essa característica é um diferencial importante para construir uma imagem positiva do conserto de equipamentos hospitalares e se destacar no mercado, fazendo com que os usuários recorram e se relacionem verdadeiramente com o negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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