A importância da experiência do usuário (UX) no marketing digital

A importância da experiência do usuário (UX) no marketing digital

User Experience (UX), ou em português experiência do usuário, é um termo que tem se popularizado muito nos últimos anos, se você trabalha com marketing digital, com certeza já se deparou com esse conceito alguma vez durante a sua jornada. 

Em suma, muitas pessoas encaram a UX como a interface ou as qualidades técnicas de uma empresa vinculada ao seu usuário, como, por exemplo, a navegação de um site, sua responsividade e tudo de bom que ele pode oferecer ao usuário, mas acredite, a user experience vai muito, além disso. 

Ela está muito conectada com o que as pessoas pensam sobre o seu negócio e como foi toda a experiência com ele, desde o seu primeiro contato até, de fato, a conclusão de uma transação, tudo está conectado e é colocado no seu molde de injeção plástica para avaliar, no final das contas, se a UX é positiva ou negativa. 

Mas o que faz da experiência do usuário um tópico tão crucial dentro do marketing digital? Será que ela é realmente tão impactante assim? No texto de hoje, iremos falar tudo sobre a UX e o que faz ela ser tão famosa, bora conferir? Então vamos lá!

O que é a Experiência do Usuário?

User Experience, UX ou experiência do usuário, é um termo que consiste em desenvolver estratégias que promovam ao usuário ou cliente, uma experiência agradável, completa, simples e eficiente ao contatar o seu produto, serviço ou sua marca de forma geral. 

Esse é um termo que aborda o conhecimento em relação ao público, entender o que ele gosta e quais são as suas preferências, para no final de tudo, conseguir fornecer a ele um conteúdo relevante repleto de emoções positivas e que despertam algo interessante. 

Ele foi popularizado por Donald Norman, ex-vice-presidente do grupo de pesquisas de tecnologia da Apple, o seu intuito é reforçar que não basta apenas um layout bonito ou uma interface atraente para agradar o público, sendo necessário oferecer toda uma experiência completa otimizada, do começo até o fim. 

Desta forma, não basta apenas criar uma embalagem colorida e chamativa com um reservatório de fibra de vidro bem destacado, ou fazer um site lindíssimo se você não fornecer, juntamente com isso, uma boa experiência ao usuário, mantendo um contato frequente e fazendo com que toda a sua jornada de compra seja vista como algo positivo. 

Qual sua conexão com o marketing digital?

A experiência do usuário ajuda a permear todas as ações de marketing digital, estudando e compreendendo melhor quais os próximos passos que serão dados, e ajudando a entender como é possível que o público tenha uma melhor percepção sobre a marca. 

O marketing digital é baseado em resultados e é claro, sempre visando agradar o público e gerar novos consumidores para a sua empresa, dessa maneira, a UX ajuda justamente a moldar essa conexão, entendendo desejos, suprindo necessidades, e servindo como um verdadeiro guia para o marketing digital. 

Por que a UX é tão importante para o marketing digital?

Podemos afirmar que o UX é essencial para o marketing digital, sendo considerado um dos pontos principais dessa estratégia, isso porque todo profissional que atua nessa área deseja entender melhor as necessidades do seu público e como fazer para chegar até ele de maneira eficiente. 

O segredo para o sucesso de uma campanha de marketing digital bem estruturada é justamente descobrir as necessidades dos usuários, seus desejos, e fazer com que a sua empresa atende essa demanda, transformando visitantes em compradores, e melhorando a reputação da sua marca, seja de misturadores industriais ou até cosméticos. 

O user experience trabalha sempre visando a satisfação, a busca por soluções e a melhoria constante em uma empresa, algo que é visto como chave dentro do marketing digital. Quanto mais você entende o seu público, percebe suas necessidades e solucionar seus desejos, mais sucesso as suas estratégias vão ter. 

De nada adianta trabalhar com bons canais de comunicação, criar ótimos anúncios e segmentar bem seu público se você não conseguir entender as suas necessidades, como você deve alcançá-los e nem como transformar a sua jornada de compra em algo realmente agradável, lembre-se, é justamente a satisfação do usuário que vai medir o seu sucesso com o marketing digital, quanto melhor for sua UX, consequentemente, melhor serão seus resultados. 

Como ela funciona na prática?

Por mais que muitas pessoas conheçam sobre o tema experiência do usuário, o seu contexto prático pode ser um pouco diferente daquilo que vimos até agora, ela pode ser divida em algumas etapas e cada uma merece uma certa atenção especial. 

A primeira é justamente, a impressão inicial, muitas vezes, o primeiro contato impacta e muito, a decisão de compra de um usuário, sendo assim, a UX também se engloba dentro disso, logo de cara, é preciso fornecer algo agradável ao público, fácil de ser encontrado, e extremamente didático para ele, sem grandes complicações. 

Com aquilo que foi pesquisado estando em mãos, é preciso que a usabilidade e o caminho até a pesquisa seja facilitada, o usuário, provavelmente, vai pesquisar mais sobre o assunto, conferir seus modelos e sua disponibilidade, e por aí vai, esse é o ponto em que você precisa ter um bom acervo de conteúdos e informações, uma ótima disponibilidade de chat e um site que corresponda e que não atrapalhe a sua navegação em geral.

Por fim, a UX vai muito além da experiência na página, se você quer que a pessoa saia satisfeita e no final de tudo, se torne uma cliente, é necessário ter tudo em ordem, como as redes sociais, e outros canais de comunicação, assim como uma boa disponibilidade omnichannel, se propondo a estar a disposição independente de onde o usuário esteja. 

Como melhorar uma UX?

Existem vários fatores que ajudam a ter uma experiência do usuário melhor e mais otimizada, o primeiro deles é conhecer bem a sua persona e entender melhor sobre o seu público-alvo, na sequência, recomendamos uma otimização geral dentro do seu site na parte técnica, confira uma boa velocidade de carregamento, um design adaptável e uma ótima responsividade. 

Também recomendamos a otimização de todos os seus conteúdos, e a criação de ferramentas mais eficientes como Lps, formulários, e CTAs mais estratégicos, além de uma boa distribuição de elementos e tudo é claro, sempre com muita qualidade. 

Por fim, deixe a busca facilitada e a jornada de compra simples, se alguém pesquisar “rosca para extrusora” ofereça logo de cara seus produtos sempre com muita informação e fatores que agreguem valor. 

Quanto mais simplificada e informativa for a busca, melhor serão os elementos em volta, e quanto mais você se preocupar com a boa experiência do usuário, melhor ela será.

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *