Google Ads para médicos e dentistas: 5 motivos para investir

Google Ads para médicos e dentistas: 5 motivos para investir

O Google Adwords é um recurso muito poderoso para aumentar rapidamente a repercussão de clínicas e consultórios médicos com um pequeno investimento na internet, por meio de campanhas de orçamento mais flexíveis (conforme lances e outros detalhes da plataforma).

Os bons e velhos cartões de indicações eram a melhor estratégia para atrair novos pacientes, mas hoje a situação pode ser muito diferente.

Obviamente, apresentar seu serviço é bom para a reputação de sua clínica, mas a internet é muito poderosa em termos de atratividade e visibilidade. Afinal, as pessoas a usam para procurar especialistas diariamente.

Existem ferramentas que podem levar novos pacientes à clínica por meio do mecanismo de busca do Google Ads. Continue lendo para entender porque usá-lo!

Conheça o Google Adwords

O AdWords é a plataforma de publicidade do Google e, quando os usuários realizam uma pesquisa, os anúncios são geralmente exibidos na forma de links patrocinados, sinalizado como anúncio.

Os anúncios são exibidos de acordo com os termos usados ​​na pesquisa, com base nos resultados da pesquisa e hábitos de navegação. Para os anunciantes, esses termos são as palavras-chave.

Nesse sentido, um escritório de assessoria contábil de São Paulo pode aparecer nos primeiros resultados de uma busca contendo as palavras “assessoria contabil sp”, por exemplo.

Os anúncios do Google atualmente representam a maior parte da receita do maior buscador do mundo.

Assim, empresas de diversos segmentos podem investir e conquistar sucesso em suas estratégias por causa dos resultados rápidos do Adwords. Médicos e dentistas também podem tirar proveito disso, de forma adequada e alinhada às diretrizes do setor.

Quais são as possibilidades?

Antes de começar a investir no Google Ads, é uma boa ideia entender completamente a plataforma.

À primeira vista, pode parecer simples e intuitivo, mas existem dezenas de detalhes que podem afetar o resultado do seu anúncio, seja ele de brindes personalizados ou de serviços odontológicos.

Por isso, explore a plataforma o quanto for necessário antes de iniciar o primeiro teste. Existem especialistas em agências de marketing digital para médicos que podem ajudar nesse processo.

Abaixo, discutiremos os principais tipos de anúncios usados ​​no Google Ads. A escolha certa depende do seu serviço e do seu público-alvo.

Portanto, familiarize-se com sua própria estratégia de marketing digital para fazer um investimento direcionado e eticamente viável.

Rede de pesquisa

Quando alguém faz uma pesquisa no Google, os resultados da pesquisa orgânica são exibidos em ordem de relevância.

Na parte superior da página, abaixo do link, há alguns resultados marcados com “anúncio”. Em alguns casos, ao final da página também é possível encontrar os anúncios. Em ambos os casos, os materiais apresentados são alavancados por conta da ação de links patrocinados.

Assim, você pode veicular um anúncio de clínica na página de resultados de pesquisa do Google para classificar os links para palavras-chave e públicos-alvo selecionados, a partir de um conteúdo relevante que aborde o termo escolhido. 

Dessa forma, os cliques são focados em seu anúncio, respondendo adequadamente a pesquisa daquele usuário.

A estratégia é ótima para quem deseja aumentar o tráfego do site, assim como ocorre em outros segmentos e objetivos, como para aumentar as vendas de tubos galvanizados.

Combinando os anúncios de conteúdo com um portal otimizado, ágil e de carregamento rápido, é a solução certa para conquistar novas visitas e pacientes. 

YouTube Ads

O Youtube tornou-se um dos gigantes digitais e substituiu os programas de televisão em algumas casas. Seus anúncios têm um alcance impressionante e podem gerar receita desde que sejam bem planejados.

Os anúncios do YouTube também são criados usando as ferramentas do Google Ads.

Os locais onde os anúncios podem aparecer incluem vídeos que os usuários estão assistindo, banners laterais e superiores no site e miniaturas entre os vídeos sugeridos. 

Cabe ressaltar, ainda, que criar conteúdo para o Youtube também pode ser bastante interessante, visto que a plataforma permite mais densidade e dinamicidade às informações.

Uma outra opção que a plataforma oferece é a rede de display, que consiste em sites afiliados para receber anúncios pagos em suas páginas, possibilitando hospedar campanhas para atingir o público-alvo, em formatos como:

  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Texto;
  • Conteúdos ricos.

Assim, segmentos tão distintos quanto consultórios médicos e manutenção de elevadores têm oportunidades de alcançarem uma audiência vasta.

No entanto, é preciso ter atenção às diretrizes do setor, pois os segmentos médicos estabelecem limites para a atuação com publicidade, sendo permitidas ações e campanhas voltadas para materiais educativos e contatos, considerando as adequações necessárias para o setor.

Como usar o Google Ads para médicos e dentistas

A qualidade do material que será anunciado é essencial para que a clínica seja bem classificada nas pesquisas e alcance os contatos com qualidade.

O chamado índice de qualidade é um tipo de classificação que o Google fornece de anúncios, conteúdos e palavras-chave e os classifica como ruim, médio ou bom.

Acompanhe as principais estratégias que você deve utilizar para se destacar nesse segmento a seguir.

Anúncios só para chamadas

Se o seu objetivo é ligar para o telefone da clínica, os anúncios só para chamadas são uma boa opção.

Para iniciar uma campanha para este fim, acesse o Google Ads e crie uma nova campanha com a finalidade de Leads na rede de pesquisa. Basta selecionar ligações telefônicas como a meta.

O anúncio desta campanha apresenta o número de telefone da clínica. Ao clicar no número, o usuário é redirecionado automaticamente para ligar para a clínica, após verificar um conteúdo, de modo a realizar uma avaliação para solucionar uma dor.

Anúncios para landing pages

Se sua meta é gerar leads, o objetivo da campanha deve ser aumentar o tráfego para seu site ou landing page.

Pense no seguinte exemplo: ao chegar na landing page de gerador silenciado, o usuário deve ser solicitado a deixar os dados de contato no formulário, conversar no chat ou clicar no botão de WhatsApp na página, baixando um conteúdo sobre esse produto ou sendo direcionados a conversar com um operador para a compra do produto.

Ação semelhante pode ser feita no segmento médico. Nesse caso, contudo, o objetivo será qualificar os leads, enviar newsletter ou realizar um acompanhamento.

Todas essas opções visam criar um ponto de contato entre o atendimento clínico e os pacientes em potencial, por meio dos materiais.

Remarketing

As campanhas de remarketing visam alcançar pessoas que já tiveram contato com a publicidade ou com o consultório.

Exemplo: um usuário clica em um anúncio para visitar a landing page, mas não progride no funil de vendas.

Se eles fizerem diferentes pesquisas no Google sobre o mesmo assunto, é possível exibir anúncios diferentes para a mesma pessoa, enviar um novo contato, ou apresentar um conteúdo.

Para fazer isso, você precisa criar um anúncio de remarketing no Google AdWords Manager e fazer uma nova campanha da rede de pesquisa para essa faixa de público.

Conheça alguns motivos para usar o Google Ads

O ideal é que a clínica conheça bem o perfil médio do paciente que deseja alcançar antes de divulgar uma campanha.

Afinal, para ser visto é preciso que a persona certa te encontre no Google e, para isso, é preciso conhecer as dores desses potenciais pacientes.

Por isso, analise o comportamento e o perfil dos pacientes e crie anúncios e campanhas para os departamentos que realmente atende e que se enquadrem nessa demanda dos usuários.

Agora que você entende os fundamentos da criação de uma campanha de Ads, vamos mostrar os motivos para investir nela.

  1. Baixo investimento

Nesse modelo, você consegue direcionar e gerenciar os custos de melhor forma. Ou seja, é possível pagar o que cabe no seu bolso. 

Se você usa publicidade, defina seus gastos mensais e ajuste o orçamento com base nos resultados alcançados durante a campanha.

Portanto, se seu anúncio está funcionando conforme o esperado, é possível aumentar o investimento para atrair mais pacientes.

Da mesma forma, se a campanha não está surtindo o efeito planejado, basta cancelá-la, sem grandes complicações.

  1. Impacto nas pessoas

Os anúncios de remarketing do Google Ads podem afetar os pacientes em potencial.

Isso ocorre porque os usuários que visitam seu site podem chegar a ele a partir de diferentes canais, e podem ser categorizados em diferentes públicos.

O Google Ads fornece mensagens direcionadas sobre tópicos que podem ser de interesse das pessoas e influenciar diretamente as decisões delas.  

  1. Visibilidade

4 bilhões de pessoas pesquisam no Google todos os dias. Então, essa ferramenta é uma grande vitrine para diferentes setores, como empresa de engenharia civil e lojas de varejo, mas também pode ser aplicado para a área médica e odontológica.

Clínicas e consultórios podem não atingir um alcance desse tipo, mas podem segmentar e qualificar os contatos que chegam ao site ou clínica. 

Portanto, você precisa observar o volume de pesquisa mensal dos termos usados ​​em seus anúncios e procurados pelos potenciais pacientes.

A partir dessa pesquisa, é possível elaborar um anúncio com termos com boa densidade de procura – e alcançar mais pessoas.

  1. Resultados rápidos

O AdWords apresenta um resultado mais rápido que as ações orgânicas e a principal vantagem é que o desempenho pode ser facilmente analisado ​​por meio de plataformas de métricas que podem ser integradas, como é o caso do Google Analytics.

Número de impressões, quantidade de cliques, o tempo que cada visitante passou no site são algumas das informações que podem ser mensuradas por meio dessa ferramenta.

Assim, se for necessário alterar a campanha que aborda o novo projeto elétrico residencial da clínica, isso pode ser feito rapidamente.

  1. Segmentação

A segmentação de anúncios com o Google Ads é um grande benefício para profissionais com público mais restrito.

Você pode usar as ferramentas para selecionar quem pode ver o anúncio (entre aqueles que já pesquisaram a palavra-chave selecionada).

Se você é obstetra/ginecologista que deseja atender exclusivamente mulheres, a ferramenta direcionará seus anúncios para que apareçam apenas para esse público.

Já se você atua apenas no centro de São Paulo, ou se seu público-alvo está nesta localidade, também é possível regionalizar o anúncio.

Dessa forma, assim como ocorre com a loja de caixa de presente personalizada nas ferramentas de maps, a clínica terá mais visibilidade para as pessoas que correspondem ao perfil estabelecido, ou seja, com mais propensão a visitá-la.

Ficar próximo do público é vital para todos os tipos de atuação profissional, e com a medicina não é diferente. Por isso, o Google Ads pode ser um interessante aliado para divulgar serviços médicos e odontológicos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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