Gestão de vendas: O que é e por onde começar 

Gestão de vendas: O que é e por onde começar 

Uma Gestão de Vendas eficiente é fundamental para o fechamento de novos negócios e para o crescimento da empresa, pois aumenta a produtividade dos processos e faz com que a instituição seja mais séria e profissional.  

 

Afinal, para que o seu negócio prospere e as vendas continuem alcançando as expectativas, é muito importante que haja um profissional – ou setor – que consiga ter uma visão mais ampla sobre todas as funções desempenhadas no processo operacional.

 

Em contrapartida, quando a empresa não investe neste tipo de organização ou realiza uma gestão inadequada, não somente as metas deixam de ser alcançadas, como o negócio passa a perder a noção sobre as características do cliente ideal, desperdiça mais o tempo disponível e realiza o retrabalho com maior frequência.  

 

Além disso, a falta de gestão de vendas acaba propiciando o desperdício de investimentos que poderiam ser evitados ou melhor aplicados em ações que de fato auxiliam a empresa a aumentar o número de vendas, de forma mais otimizada.  

 

Mas o que exatamente é o gerenciamento de vendas? 

O que é a gestão de vendas? 

Muitas pessoas confundem gestão de vendas com administração empresarial. 

 

Contudo, embora sejam áreas complementares, enquanto o setor administrativo lida com números e métricas quantitativas, o gerenciamento de vendas integra esses dados na construção de estratégias que promovem a evolução comercial.  

 

Assim, por meio do uso de ferramentas digitais – como o software de gerenciamento de vendas, o crm, e a organização das equipes, o gestor é capaz de promover a conquista de novos clientes, através de investimentos menores e melhor aplicados.

 

Para isso, as ações utilizadas sobressai a organização das operações comerciais e integram também os setores de: 

 

  • Distribuição;  
  • Design;  
  • Marketing;  
  • RH;  
  • Publicidade;  
  • Estoque, entre outros. 

 

Isso porque, o maior objetivo desse tipo de gerenciamento é analisar os dados produzidos, identificando os gargalos e encontrando métodos de superá-los.

 

Assim, a empresa consegue alcançar as metas delineadas pelo planejamento e manter a instituição crescendo de forma sustentável. 

Por onde começar a investir na gestão? 

Uma boa gestão de vendas sempre gira ao redor da construção – e manutenção constante – de um plano estratégico completo.

 

Esse projeto irá viabilizar a organização dos setores, permitindo o monitoramento recorrente e a orientação em todas as etapas que estão relacionadas com o cliente e com as vendas.  

 

Para que isso seja possível, a integração entre a capacitação profissional, a aplicação de estratégias efetivas e a automatização dos processos, é fundamental para economizar tempo e auxiliar na conversão de prospects e leads.  

 

Por isso, entre as formas mais efetivas de iniciar o investimento em uma gestão de vendas efetiva é por meio do: 

  1. Marketing digital 

Mais do que apenas promover um produto ou serviço, o Marketing Digital permite que as empresas tenham um acesso maior aos clientes e às suas necessidades, viabilizando a realização de um estudo de produto e de mercado mais aprofundado.

 

Assim, com o auxílio de um software de crm online free, os gestores podem compilar as informações obtidas pelas ações publicitárias, cruzando-as com dados do setor de design e vendas.

Isso facilita a análise e modificações dos próprios produtos, tornando-os mais bem aceitos e procurados.  

  1. Definição das metas 

Para que as metas sejam alcançadas é preciso, primeiro, saber aonde se deseja chegar. Assim, uma parte muito importante do gerenciamento de vendas é estabelecer os indicadores que auxiliam na construção de objetivos de vendas realistas e atingíveis.  

 

Para isso, é necessário analisar o ticket médio atual da empresa, o número total de vendas concluídas nos últimos períodos, a média de conversão de leads e, claro, quantas conversões foram perdidas durante o processo.  

 

Isso permitirá uma comparação dos dados atuais, com as necessidades da organização e com o que é possível e realístico de ser determinado com metas para curto, médio e longo prazo. 

  1. Redes sociais 

As redes sociais são ótimas ferramentas para conhecer os seus clientes, suas particularidades e necessidades.

 

Através dessas plataformas, a coleta de dados necessária para a formulação de estratégias de marketing digital e de metas, fica muito mais facilitada e otimizada. 

 

Assim, é possível determinar o perfil do seu cliente ideal, segmentar o seu público e definir quem são as pessoas que devem ser abordadas durante o atendimento.  

 

Quando essas informações são inseridas num programa de gerenciamento de vendas – como o crm plano -, as operações ficam mais proveitosas desde o início da prospecção de novos consumidores.  

  1. Uso de CRM 

A evolução tecnológica veio para facilitar a vida de muitos gestores, permitindo a otimização do tempo de todos os funcionários, reduzindo os erros humanos e agilizando tarefas e análises que demoravam dias para serem feitas manualmente.  

 

Neste contexto, tanto o crm gratis quanto os planos personalizados, são essenciais para uma boa gestão de vendas, pois ele permite a compilação do trabalho de todos os setores relacionados ao produto e as vendas em um único local. 

 

Assim, os gerentes conseguem organizar e monitorar mais facilmente os documentos e o desempenho de cada funcionário, construir um funil de vendas mais efetivo e livre de erros que possam comprometer a venda e abolir o retrabalho e outros consumidores de tempo.  

 

Existem diversos tipos de crm preço e layouts, que se adequam às necessidades de cada empresa e segmento de atuação, fazendo com que o uso desse tipo de tecnologia proporcione o máximo de benefícios para a instituição. 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

 

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