Gerenciamento de condomínio: voluntário e profissional

Gerenciamento de condomínio: voluntário e profissional

Gerenciar uma comunidade condominial, a chamada comunidade condominial dá muito trabalho: gerenciar pagamentos de casas, cuidar de contas, preparar extratos anuais, recolher os aluguéis atrasados, monitorar e organizar os reparos – coisas suficientes que sempre causam disputas entre o proprietário e o inquilino.

Não é à toa, então, que uma empresa de administração de imóveis possa ser bem remunerada por esse trabalho. Se quiser, você pode economizar esses custos e administrar o condomínio você mesmo. Mas isso vale a pena?

Síndico Voluntário

Às vezes, os proprietários consideram gerenciar seus próprios condomínios. O motivo: não se precisa contratar uma empresa de administração de imóveis para isso e é possível economizar dinheiro ao mesmo tempo.

Em alguns casos, também pode fazer sentido gerenciar seus imóveis por conta própria. Definitivamente, existem proprietários que têm tempo suficiente para exercer essa ocupação. No entanto, geralmente acontece que a maioria dos proprietários subestima o esforço que a gestão da propriedade implica.

Como regra geral, quanto maior o condomínio, mais difícil é gerenciar. Especialistas desaconselham a gestão de imóveis por conta própria se o condomínio for composto por mais de dez unidades.

Como o administrador é a pessoa de contato para todas as partes, não só para o proprietário, mas também para os inquilinos, à medida que a comunidade de proprietários cresce, também aumentam os requisitos e a carga administrativa.

Gerente de Condomínio Profissional

As grandes associações de condomínios, em particular, ficam em melhor situação se forem cuidadas por uma empresa profissional de administração de condomínios.

A atmosfera dentro do condomínio é importante, se for uma comunidade briguenta, um administrador externo também é muito útil. Quando gerenciado por conta própria, o administrador condômino pode rapidamente se encontrar em um conflito de interesses. Afinal, ele não só tem que mediar entre as partes, mas também representar seus próprios interesses.

Leia também: Os cuidados na hora de contratar um serviço de internet

Deveres de Reparo

O trabalho de um administrador é enorme. Antes de tudo, ele deve implementar todas as decisões dos proprietários, deve cuidar dos reparos, quando são necessários. Além disso, o gerente da propriedade também é responsável pela aplicação das regras do condomínio, ele deve tomar todas as medidas para manter adequadamente a propriedade comum.

Em primeiro lugar, um gerente de propriedade não precisa ter nenhuma qualificação específica. No entanto, a experiência relevante é útil, porque as tarefas são muito diversas. Se decidir gerir o seu condomínio sozinho, as diferentes tarefas também podem ser delegadas a diferentes proprietários. Porque os proprietários são solidários à administração do condomínio e essa autoadministração é mais barata do que um administrador externo.

Riscos

Não importa quem assuma a tarefa de administração – seja a administração profissional da propriedade ou fazendo você mesmo – um bom seguro deve ser contratado.

Como o proprietário que assume a administração deve ser responsabilizado como um administrador externo se, por exemplo, ocorrer uma cobrança incorreta de custos acessórios ou uma inspeção predial incorreta, o administrador é responsabilizado e obrigado a aceitar pedidos de indenização justificados.

Por esta razão, o que é conhecido como seguro de responsabilidade por danos patrimoniais deve ser contratado – a menos que a assembleia de proprietários limite a responsabilidade, a negligência grave ou intenção por maioria de votos. O autogoverno só é possível se todos os outros proprietários o quiserem. Porque existe um direito legal à gestão adequada da propriedade. Se um proprietário agora requer um gerente de propriedade profissional, um deve ser nomeado.

Prós (+) e Contras(-) de um Síndico Condômino

A maior vantagem da autoadministração certamente é o fato de ser mais barata. No entanto, a quantidade de trabalho envolvido não deve ser subestimada.

 + Gerenciar você mesmo um condomínio é obviamente mais barato do que contratar um profissional para administrar o imóvel

+ É necessário adquirir software adequado

– A gestão de propriedade autogerida é um trabalho a tempo inteiro e, portanto, só pode ser realizado por pensionistas, etc.

– Deverá ser contratado um seguro de responsabilidade civil por danos materiais

Prós (+) e Contras (-) de um Administrador Profissional

Existem alguns argumentos a favor da contratação de uma empresa de administração de imóveis profissional:

+ A gestão da propriedade economiza tempo

+ Uma empresa de gestão de propriedades profissional é responsável por quaisquer erros que cometa

+ As leis relativas aos aluguéis mudaram quase todos os anos nos últimos anos

+ O administrador profissional é obrigado a cuidar dessas mudanças na lei e adaptar os contratos de acordo

+ Ele cuida dos contratos 

+ Um gerente de propriedade cuida dos próximos reparos e ofertas de palestras obtidas

– Dependendo da dimensão do imóvel, a gestão do imóvel está associada a custos correspondentes

Conclusão

Se você está pensando em gerenciar seu condomínio você mesmo , você também deve esperar que os inquilinos liguem para você 24 horas por dia e desabafem sua raiva. Nesse ponto, o mais tardar, muitas pessoas autogovernadas começam a reconsiderar sua decisão de se autogovernar.

Existem, entretanto, sistema online que facilita esse trabalho, ajudando na comunicação entre moradores e síndico, resolução de problemas e pagamentos de contas.

O administrador profissional possui o seguro necessário e cria a declaração de custos com um software sin profissional que lhe permite acompanhar todas as tarefas e processos e, assim, não perder prazos e compromissos. Em caso de doença, ele é representado por seus funcionários e sua organização profissional significa que os proprietários e inquilinos estão sempre acessíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *