Finalmente temos transparência de Vigilância Sanitária ocorrido esse fato devido a um evento internacional

Finalmente temos transparência de Vigilância Sanitária ocorrido esse fato devido a um evento internacional

O painel de monitoramento do Sistema de Informação em Vigilância Sanitária (Sinavisa), lançado pelo governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), disponibiliza informações de unidades de saúde, empresas, estabelecimentos comerciais e demais órgãos regulados e sujeitos à fiscalização da Vigilância Sanitária. O instrumento, que é pioneiro no país, foi apresentado pelo secretário de Estado da Saúde Leonardo Vilela, nessa terça-feira, 28 de novembro, no “Seminário Internacional Avaliação da Vigilância Sanitária: o Desafio de Aprender e Institucionalizar Práticas”, promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em Brasília (DF).

“Por meio desse painel, esperamos ter informações rápidas e confiáveis. Poderemos apresentar um resumo geral das fiscalizações, desagregando dados por região e por município, o que nos permitirá um amplo leque de informações que são necessárias para a tomada assertiva de decisões”, avaliou Leonardo Vilela.

O painel está disponível no Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Neumann Arns (Conecta SUS), abrigado no portal da SES na internet, e foi desenvolvido pela gerência de tecnologia de Informação da SES, sob orientação da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), a partir dos dados disponíveis no Sistema de Informação em Vigilância Sanitária (Sinavisa).

A assessora da diretoria do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária da Anvisa, Adriana Nunes, destacou a importância da iniciativa do Governo de Goiás para o desenvolvimento de políticas que tragam resultados. “É preciso destacar essa decisão política de se investir no monitoramento como prática de gestão para não se tomar decisões às cegas”, avaliou.

Conecta SUS

A utilização do Conecta SUS na elaboração de indicadores para ações de vigilância sanitária será apresentada na programação dessa quarta-feira, 29 de novembro, pelo gerente da SES-GO, Jean Pierre Pereira, durante o seminário internacional. O terceiro dia do evento foi aberto especialmente para essa apresentação do ambiente tecnológico desenvolvido pelo Governo de Goiás.

“A Anvisa está em busca de instrumentos que permitam a análise e avaliação das ações de vigilância sanitária no país. A experiência da Secretaria de Estado da Saúde é inovadora e será apresentada como proposta inicial para que outros estados possam aderir e contribuir”, considera Jean.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *