Emagrecer rápido, por que isso pode ser ruim?

Emagrecer rápido, por que isso pode ser ruim?

Leia este artigo até o final e saiba o porque Emagrecer rápido, por que isso pode ser ruim. Entenda o há por trás desta pergunta

Emagrecer rápido pode parecer um bom objetivo, mas na verdade pode ser prejudicial à sua saúde. 

Você pode até perder peso de forma rápida, mas eu lhe digo que também é mais fácil de recuperar.

Veja alguns sintomas que estão associados a emagrecer rápido

  • Desequilíbrios de eletrólitos
  • Desnutrição
  • Cálculos biliares
  • Desidratação
  • Fadiga
  • Irritabilidade 
  • Dores de cabeça
  • Constipação
  • Tontura
  • Menstruação irregular
  • Perda de massa muscular
  • Perda de cabelo

emagrecer rapido naturalmente

Desidratação 

Muito do peso que eu perdi utilizando dietas radicais, na verdade era a água que eu estava perdendo. 

 

Não era apenas a gordura que eu queria perder, meu corpo não estava recebendo a água que precisava.

 

Não faça como eu fiz, emagrecer rápido pode ser prejudicial à sua saúde, começando pela desidratação.

 

A desidratação não causa apenas desconforto pela fadiga, dores de cabeça e constipação, se prolongada, pode levar a problemas mais sérios, como a formação de pedras nos rins ou até mesmo a função renal comprometida. 

Por exemplo, se você tira todas as calorias das gorduras de sua dieta, seu corpo não é capaz de absorver vitaminas lipossolúveis, como a vitamina K, A, D, e, E. 

Essas vitaminas atuam como antioxidantes poderosos, combatendo os radicais livres para prevenir a inflamação e doença, bem como apoiar a expressão gênica saudável, crescimento celular, função do sistema imunológico, capacidade cognitiva e saúde óssea.

Confira também: Melhores opções em semijoias é na Le Graes, porque você merece sempre o melhor! 

Reduzir drasticamente a ingestão de alimentos é um choque tão grande para o sistema imunológico que também pode prejudicar o equilíbrio do corpo, e foi isso que aconteceu comigo.

 

Nossos corpos estão constantemente se ajustando para pequenas mudanças para manter as coisas funcionando sem problemas, mas há casos em que a mudança é muito rápida e muito drástica para o corpo responder e regular. 

Isto é particularmente verdadeiro quando se trata do nosso balanço eletrolítico.

Os eletrólitos desempenham um papel importante em nos manter vivos, uma vez que fornecem a corrente elétrica que permite que nossos músculos, particularmente o coração, se contraiam na velocidade certa. 

Quando há uma diminuição súbita da ingestão de alimentos, há também uma queda repentina nos eletrólitos que nossos corpos estão acostumados a obter, particularmente potássio e magnésio. 

Se o corpo não consegue lidar com o déficit, isso pode levar ao comprometimento da função cardiovascular e a irregularidades como arritmias cardíacas.

Assim como o equilíbrio eletrolítico precisa ser mantido, a quantidade de sódio no meu e no seu corpo também precisa ser regulada para manter nossa pressão sanguínea no ponto certo:

muito alto e pode aumentar nosso risco de doença cardíaca, muito baixo e podemos sentir desmaio, já que o oxigênio não está chegando às nossas células com rapidez suficiente. 

Por exemplo, além da anemia que eu sofri pela falta de ferro no meu organismo, tive meus cabelos e unhas quebradiças, minha pele ficou opaca, tudo isso causado pela desnutrição. Você não quer passar pelo que eu passei não é mesmo?

 

Depois, há o fato de que, em dietas radicais, seu metabolismo fica mais lento, e eu comprovei na prática.

 

Com esse déficit calórico, o corpo entra em modo de fome para conservar energia e o metabolismo fica mais lento. 

Eu perdi músculos porque o meu corpo não estava recebendo a proteína de que precisa. 

O músculo não apenas faz você forte e tonificado, mas também ajuda a aumentar o metabolismo. Quando você perde músculo, seu metabolismo diminui ainda mais, tornando mais difícil perder peso.

Cálculos biliares

Os cálculos biliares são uma das complicações mais comuns de emagrecer rápido. Você tem uma chance maior de desenvolver cálculos biliares se perder 3 ou mais quilos por semana do que se perder peso lentamente.

Os cálculos biliares são pedregulhos sólidos feitos de colesterol que se formam na vesícula biliar um órgão que armazena a bile para digestão de gordura. 

Emagrecer rápido pode impedir que a vesícula biliar esvazie adequadamente ou cause um desequilíbrio nos sais biliares e no colesterol, causando a formação de cálculos biliares.

A maneira mais eficaz de perder peso e mantê-lo é perdê-lo gradualmente.

Isso pode envolver seguir um plano de emagrecimento, mas também deve envolver mudanças em sua dieta e níveis de atividade que você possa manter a longo prazo.

A perda de peso tende a estabilizar depois de um tempo, e você pode precisar fazer outras alterações.

Lentamente mudando seus comportamentos alimentares e de exercícios irá ajudá-lo a perder peso e mantê-lo a longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *