E-commerce: 6 dicas para montar estratégias digitais

E-commerce: 6 dicas para montar estratégias digitais

As estratégias digitais são um pilar fundamental para todos aqueles que desejam vender dentro da internet. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a estratégia digital, bem como a própria venda online não se limita apenas a produtos virtuais.

e-commerce

A verdade é que o e-commerce está começando a crescer e uma boa parcela do mercado físico tradicional ainda nem se deu conta da urgência de se adaptar à nova realidade, tanto os que fazem fachada em ACM 3D quanto os que vendem produtos físicos.

Desse modo, essa grande crescente de e-commerce que está acontecendo no mercado ainda não é nem o começo do que vai acontecer, de forma que os estudiosos acreditam que a onda crescerá muito e trará resultados ainda maiores daqui para frente, nos próximos anos.

Por esta razão, posicionar a própria loja em um lugar de destaque na internet já deixou, nos últimos anos, de ser uma questão de luxo, ou algo para se destacar da concorrência, passando a ser, ao invés disso, um pré-requisito fundamental para ter relevância.

Seja vendendo porta versatik 3 folhas ou mesmo carros de luxo em uma auto shopping, é essencial traçar uma estratégia digital adequada para as circunstâncias particulares da empresa, mediante o momento em que ela vive, e de acordo com as suas necessidades.

Dessa forma, e para que os empreendedores de e-commerce de primeira viagem possam ter uma base de como atuar neste início de jornada, será possível apresentar, neste artigo, as seis dicas fundamentais para quem quer criar uma estratégia digital para um comércio eletrônico.

Por fim, e para que seja possível dobrar um número de vendas até mesmo de uma cortina wave trilho suisso, o conteúdo será finalizado com argumentos em prol das razões para investir em uma loja virtual, trazendo as suas vantagens e desvantagens principais.

Criando as melhores estratégias para e-commerce

Mesmo nos momentos atuais de crise, o comércio online continua se expandindo cada vez mais no Brasil.

Conforme aponta um levantamento da empresa Neotrust, no primeiro trimestre do ano de 2021 aconteceu um aumento de mais de 57% por cento no número de vendas, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Diante desta realidade, o futuro do e-commerce parece que promete cada vez mais para aqueles que já possuem uma loja virtual, ou para os que pretendem criar um marketplace, ainda que seja para vender um simples papel para bandeja fast food.

Desse modo, todos aqueles que desejam começar bem nessa área, ainda que estejam vindo do zero, precisam se atentar, de início, para essas seis necessidades básicas, que são as dicas adequadas para quem se encontra neste estágio:

  1. Caprichar na produção de conteúdo;
  2. Marcar presença onde o público estiver;
  3. Apostar nos anúncios pagos;
  4. Contratar um profissional para cuidar das imagens;
  5. Apostar em designs de alta qualidade;
  6. Fazer parceria com influenciadores digitais.

O conteúdo é a alma de qualquer tática de marketing digital. É por meio dele que a empresa se relaciona com sua audiência e consegue atrair novos clientes, e é por isso que ele é tão essencial para a divulgação da sua loja virtual.

No entanto, é importante deixar bem claro que não se trata apenas de escrever algo e publicar a esmo. O conteúdo em questão precisa ser relevante para o público-alvo da companhia, caso contrário, de nada adiantará o investimento destes tipos de esforços.

Isso é o mesmo de dizer que ele deve ser útil, ou seja, que ele precisa trabalhar bem acima da expectativa do cliente e apresentar, dessa forma, soluções concretas para as suas dores.

Para tanto, é fundamental que a companhia conheça muito bem o seu público, a fim de compreender as necessidades da sua audiência e planejar um conteúdo feito sob medida.

A web é um ambiente extremamente amplo, que proporciona diversas possibilidades para a divulgação de um e-commerce.

Entretanto, de nada adianta fazer a produção do melhor conteúdo do mundo se ele não possui a capacidade de atingir o público final.

É justamente por esta razão que a presença da marca precisa estar atuante justamente no local onde esses consumidores se encontram, mesmo que seja no intuito de vender produtos como baterias de moto baratas para eles.

As redes sociais são locais extremamente propícios para fazer a divulgação de produtos e serviços. Entretanto, cada uma atrai um tipo de público diferente, com base nas suas particularidades e no tipo de pessoa que se interessam por elas.

Para citar apenas um exemplo, as empresas não podem se iludir em acreditar que apenas em virtude do fato de que determinado nicho comporta um vasto público no Instagram ele também irá dispor da mesma quantidade de pessoas em uma rede como o LinkedIn.

Outro critério a se pensar é que produzir conteúdos otimizados para a estratégia de SEO em um blog possibilita que os clientes da empresa a encontrem no momento em que forem fazer buscas na web.

Uma vez que esse tipo de estratégia possui como objetivo o alcance de um bom ranqueamento no Google, o SEO é uma grande chance de construção de autoridade através do engajamento.

O Instagram é excelente para peças de conteúdo mais visuais, bem como o próprio YouTube.

Já o LinkedIn é mais direcionado ao público conhecido na estratégia de prospecção como B2B, isto é, trata-se de uma plataforma em que empresas falam com empresas.

O Facebook fornece um grande favorecimento à criação de comunidades. Por sua vez, o WhatsApp proporciona um contato mais próximo e íntimo com os consumidores, ainda que seja apenas para comunicar uma promoção de escorredor de pratos inox industrial.

Porém, como já foi salientado, não é necessário estar em todas essas plataformas, uma vez que isso custa muito tempo e dinheiro.

O mais necessário é identificar aquelas em que o público está mais presente e atuante para direcionar as energias e recursos, possibilitando o desenvolvimento de um bom relacionamento com o cliente.

Outra tática bastante utilizada para a divulgação de um e-commerce na web é o investimento em mídia paga, isto é, fazer anúncios nas plataformas consagradas, como o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, dentre outras.

Desse modo, é possível impulsionar o seu alcance nessas mídias, gerando mais visibilidade para a marca e dando um direcionamento de tráfego qualificado para a loja virtual.

Vale salientar que uma tática que faz uso de mídia paga não substitui o marketing de conteúdo, uma vez que funciona junto a ele como um complemento.

Além do mais, outro fator fundamental é a estética. São muitos os que negligenciam a relevância do design para as companhias por pensar que isso é algo secundário e que não muda nada nas vendas.

O fato é que uma arte bem feita, além de atrair mais atenção, ainda transmite muito profissionalismo e confiança. Por isso, não se deve subestimar jamais o potencial de uma arte profissional.

Por que investir em um negócio digital?

Atualmente, o comércio eletrônico é um modelo de negócio com potencial para diversos setores do mercado. Ele age tanto como braço de vendas, quanto como maior e único canal de diversas empresas.

Por esta razão, conhecer a importância do e-commerce é crucial para avaliar a posição do negócio no mercado e construir estratégias digitais que possam dar impulso às vendas.

Além do mais, os tipos de e-commerce possibilitam criar experiências de vendas diferenciadas, para contemplar o público-alvo de cada negócio de modo personalizado.

O desafio é fazer a integração de venda, atendimento, pagamento e logística, uma vez que esses quatro pilares são fundamentais para uma experiência de compra positiva.

O momento de análise e planejamento para a criação de um canal de comércio eletrônico é muito importante, uma vez que permite direcionar táticas e investimentos para os pontos mais importantes.

Essa base sólida contribui para uma maior duração do negócio online e vai possibilitar que ele se modernize, conforme novas possibilidades de investimentos forem surgindo, ainda que seja para vender tela proteção transparente no atacado ou alimentos no varejo.

Além do mais, um dos grandes benefícios do e-commerce para a companhia é que, através dele, ela dispõe de um canal de vendas que fica ativo durante vinte e quatro horas por dia.

Enquanto uma loja física precisa seguir os horários tradicionais do comércio, uma loja online está ativa todos os dias da semana, sem precisar de limite de horário.

Vantagens e desvantagens do e-commerce

Por fim, e para mostrar que nem tudo é perfeito, mas que, ao comparar, é possível tirar as conclusões a respeito de se vale a pena ou não vender uma válvula limitadora de pressão pela internet, será possível mostrar os prós e os contras dessa alternativa.

Para começar pelas vantagens, é possível dizer que, por meio do comércio eletrônico, é possível ter:

  1. Maior praticidade para os clientes;
  2. Anúncios mais fáceis e práticos;
  3. Acompanhamento mais próximo dos resultados;
  4. Funcionamento 24h;
  5. Monitoramento dos consumidores.

Por outro lado, no conjunto das desvantagens, também é fundamental afirmar que, para muitas empresas, existem:

  1. Dificuldades de relacionamento;
  2. Dificuldades com o setor logístico;
  3. Necessidade de trabalhar o ranqueamento do Google;
  4. Maior dependência do cliente para construção de reputação.

No fim das contas, é necessário averiguar a fundo as circunstâncias. Mas, em geral, o e-commerce está em alta justamente por conta das suas grandes vantagens.

Considerações finais

Através das vendas pela internet, muitas empresas estão alcançando postos que nunca iriam imaginar alcançar antes.

Porém, para que seja possível fazer as coisas da melhor forma, é preciso estudar a fundo o assunto e estar atento à própria realidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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