CrossFit x Musculação: como escolher?

CrossFit x Musculação: como escolher?

Se você está pensando em começar a se exercitar e colocar o “shape” em dia, então provavelmente vai ter que enfrentar um dos dilemas mais complicados da atualidade, o que é melhor, crossfit ou musculação? Essa é uma pergunta cada vez mais constante para aqueles que querem iniciar uma nova atividade física e desenvolver melhor a musculatura. 

Antigamente, a musculação aparecia como a opção mais popular e viável, porém com o crescimento acelerado do crossfit, essa modalidade acabou conquistando a preferência de diversos brasileiros, chegando a ser o segundo país no mundo que mais a prática.

Várias academias especializadas nesse exercício começaram a ser implementadas, o que acabou gerando uma variedade de opções entre ambos e é claro, despertando a dúvida para quem quer entrar no mundo fitness, qual dos dois é melhor? Qual é mais indicado para o seu perfil?

É uma escolha que você deve levar muitos pontos em consideração, como se estivesse selecionando a melhor marca de lixadeira girafa, afinal, tanto a musculação quanto o crossfit possuem vantagens e desvantagens, e tudo depende de fatores como condição física, consciência corporal, técnica, equilíbrio, explosão, coordenação, segurança e muito mais. 

No texto de hoje, nós iremos explorar um pouco mais a musculação e o crossfit, destrinchar seus pontos fortes e fracos e no final de tudo, ajudar você a escolher qual o melhor de acordo com seus objetivos, bora tirar essa dúvida de uma vez por todas? Então vamos lá!

Musculação, quais os benefícios?

Primeiro vamos falar um pouco mais sobre a musculação, no geral, essa é considerada uma prática mais comum e até mesmo mais simples principalmente para quem está começando, seja aquela pessoa que quer emagrecer, ganhar massa corporal ou definir os músculos, podemos falar que a musculação é ideal. 

A musculação funciona muito bem para idosos ou pessoas com alguma restrição médica, já que o seu treinamento costuma ser personalizado e acompanha as suas limitações, ela é extremamente versátil e se adapta aos objetivos e estilo de cada pessoa. 

É possível montar um treino específico para quem quer perder peso e outro para quem, quer definir o corpo ou ganhar mais músculos, tudo é dosado de acordo com as necessidades, e toda essa flexibilidade faz dela uma ótima escolha. 

E o crossfit?

Já o crossfit talvez não seja tão flexível assim, porém, um dos seus grandes benefícios é a velocidade e intensidade, sendo assim, a queima de gordura é mais acelerada e os resultados costumam aparecer bem mais rápido devido a sua alta carga de intensidade. 

É como se você precisasse realizar o serviço de uma montagem de painel elétrico de maneira rápida, nesse caso você optaria pela opção acelerada, certo? Bom, se o seu objetivo é a curto prazo então o crossfit é ideal, outro ponto que merece destaque é a sua variedade de exercícios. 

Wall ball, anilhas, abmat, cordas entre outros, compõe a rotina de um crossfiteiro que podem variar bastante entre os equipamentos, essa também é uma modalidade bastante sociável, que costuma integrar mais as pessoas do que a musculação, então se quer treinar e até mesmo fazer umas amizades, essa pode ser a escolha certa. 

Qual o melhor para perder peso?

Ambos são ótimas opções para quem quer perder peso e emagrecer, cada um tem o seu próprio perfil, mas no geral, funcionam muito bem, vale ressaltar que a musculação pode ser feita pensando de forma exclusiva na perda de peso, porém ela costuma ser um pouco mais lenta do que o crossfit. 

Por se tratar de uma modalidade extremamente intensa, é natural que você queime gordura com mais velocidade, se você quer um resultado um pouco mais rápido, o crossfit pode ser a solução ideal, já em um pensamento a um longo prazo, a musculação encaixa melhor nas suas necessidades. 

E para definir o corpo?

Tanto para a definição corporal quanto para a hipertrofia a resposta é a mesma: depende. Se você quer definir seus músculos e hipertrofiá-los, tudo vai depender de quais são seus objetivos e é claro, suas exigências no meio disso tudo, isso por ambos serem bem diferentes entre si. 

Aqui estamos falando de opostos no desenvolvimento muscular, não sendo iguais como os uniformes profissionais, de um lado, temos o crossfit que trabalha a musculatura na totalidade, e do outro a musculação que é algo mais concentrado em cada músculo isolado. 

Na maior parte dos casos, a musculação atua melhor na definição do corpo e na hipertrofia, justamente por trabalhar os músculos de forma isolada, porém a intensidade do crossfit permite um desenvolvimento mais rápido. 

Sendo assim, se você quer velocidade, o crossfit é a opção agora se quer resultados mais precisos e isolados músculo por músculo, a musculação é a solução mais viável. 

Qual deles é melhor para iniciantes?

No geral, a musculação funciona melhor para aqueles que estão iniciando no mundo dos exercícios físicos, isso porque, o seu treino é personalizado e idealizado de acordo com as suas necessidades, dessa forma, ele atua bem com os iniciantes de acordo com o que buscam. 

Uma pessoa que nunca fez nada, pode ir evoluindo gradativamente com a musculação, reconhecendo suas limitações e se desenvolvendo aos poucos, porém, o crossfit também pode ser realizado por quem está começando. 

Por mais que seja uma modalidade mais acelerada, se você é daqueles que quer começar com os dois pés no peito, o crossfit é uma ótima opção, seu ritmo é intenso e você também pode escolher o que preferir, sendo assim, tudo depende de como quer começar, de forma intensa e acelerada ou um pouco mais cadenciada?

Afinal qual devo escolher, musculação ou crossfit?

Como vimos acima, os dois possuem os seus benefícios, vantagens e desvantagens, e no final das contas a escolha deve ser feita baseada nas suas necessidades e vontades, tudo vai depender daquilo que você procura para o seu corpo e para a prática dos seus exercícios físicos. 

O crossfit é mais intenso, com resultados mais rápidos e até mesmo mais acelerado, já a musculação tende a ser mais cadenciada, com uma demora um pouco maior porém mais concentrada. 

Um é ideal para iniciantes que querem se desenvolver aos poucos, outro já é mais rápido, e aí, qual deles você escolhe? Coloque tudo isso na balança antes de tomar a sua decisão final, veja suas necessidades e prioridades e saiba escolher qual é melhor, crossfit ou musculação?

Então bora tirar sua calça de brim uniforme, vista um look para malhar, e comece a mandar ver nas atividades físicas seja ela crossfit ou musculação. 

O que achou do texto de hoje? Qual dos dois mais chamou a sua atenção? Comente abaixo sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *