COP27: Expectativas para os próximos anos

COP27: Expectativas para os próximos anos

A COP 27 é a maior conferência do clima já realizada. Aconteceu em 2015, na cidade de Paris, e reuniu mais de 190 países para discutir ações para enfrentar o aquecimento global. A conferência resultou na adoção do Acordo de Paris, que estabelece metas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e limitar o aumento da temperatura global.

Desde então, tem sido realizada anualmente em diferentes cidades do mundo. A edição de 2018, por exemplo, aconteceu em Katowice, na Polônia. Já a edição de 2019 foi realizada em Madri, na Espanha.

A COP 27 é uma importante plataforma para os países poderem discutir e coordenar suas ações para enfrentar o aquecimento global. No entanto, ela também tem sido alvo de críticas por não ter resultado em ações concretas para combater o problema.

Neste artigo, vamos abordar a importância dessa conferência e quais são as expectativas para os próximos anos. Acompanhe a leitura!

Quais países fazem parte

A 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática, reúne líderes internacionais dos 195 países ratificados para discutir como melhorar a implementação do Acordo de Paris. 

Os países que fazem parte da COP 27 incluem Alemanha, África do Sul, Austrália, Índia, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. Todos desempenham um papel importante na tomada de medidas climáticas globais, como acordos de redução de emissão de gases de efeito estufa.

Além deles, vários outros países ratificaram o Acordo de Paris e farão parte, como Angola, Argentina, Canadá, Chile, Egito, Indonésia, Itália, México, Nigéria, Quênia, República Democrática do Congo, Suíça, Tailândia e Uruguai. 

Esses países não apenas fazem parte, mas também têm a responsabilidade de traçar metas e torná-las realidade em prol da proteção do clima, desde grandes ações de combate a esses problemas até simples mudanças em serviços como a identificação de quadro elétrico para evitar o desperdício de energia.

Os países que fazem parte conseguem fornecer recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos para combater as mudanças climáticas. Além disso, servirá como um fórum para que esses países possam discutir e apoiar ações internacionais.

Também será um momento para refletir sobre como unimos nosso esforço para alcançar os objetivos de redução de emissão de gases de efeito estufa. É importante que todos os países que participam da COP 27 trabalhem juntos para proteger o planeta para as gerações futuras.

COP27: Expectativas para os próximos anos
COP27: Expectativas para os próximos anos

Qual a importância

A importância é que dará aos governos a oportunidade de discutir e avaliar a Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O principal objetivo, então, é estabelecer novos acordos que melhorem os esforços atuais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Durante a COP 27, os governos deverão discutir novos métodos para lidar com o aquecimento global e as mudanças climáticas que têm consequências mundiais. Eles também podem estabelecer novos acordos climáticos que sejam ambiciosos e viáveis.

Como resultado, esses acordos podem criar um caminho para melhores níveis de energia limpa que reduzam as emissões de GEE. Desta forma, tem o potencial de criar uma maior consciência climática global e também de ajudar a manter o aquecimento abaixo de 2°C.

Quais as expectativas para os próximos anos

A edição de 2021 da Conferência das Partes marcou uma etapa importante na história das negociações climáticas, pois tratou de resultados concretos e medidas que devem ser implementadas para cumprir o que foi acordado em 2015 na COP 21, a chamada Acordo de Paris.

Nessa conferência, foi explicado que é necessário estabelecer metas e ações que permitam reduzir os níveis de emissão de gases de efeito estufa, bem como aumentar o nível de resiliência das comunidades aos efeitos das mudanças climáticas.

Tendo em vista que as mudanças climáticas podem afetar a saúde animal de diversas formas, é importante que a COP 27 aborde o assunto. E com a inovação de equipamentos como o raio X veterinário para não causar nenhum dano ao planeta devido à radiação do aparelho.

Os países participantes da COP 27 têm como expectativa que possam ser definidas medidas para atingir a neutralidade de carbono para 2050, bem como que as diferentes partes cheguem a um acordo e que os países mais industrializados contribuam substancialmente com os demais na implementação dessas medidas, com ações como transferência de tecnologia e financiamento ambiental. 

Além disso, espera-se que a COP 27 resulte em um aumento nas ambições de redução de emissões de gases de efeito estufa, nos níveis de transparência, e em uma avaliação e monitoramento mais eficazes.

Essa conferência deve deixar em cena uma nova feita de compromissos para um futuro mais sustentável, baseado em medidas concretas e específicas. Estas medidas irão exigir a participação total dos estados, mesmo aqueles que não têm uma economia industrializada.

Afinal, a COP 27 tem a chance de estabelecer um novo caminho para a luta contra as mudanças climáticas, sendo o futuro desses esforços decidido em 2021. É essencial que se consiga chegar a um acordo favorável para todos os envolvidos, pois a mudança climática não espera por ninguém.

Brasil na COP

O Brasil tem grande importância na Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP 27) que acontecerá nos próximos anos. O país possui uma das maiores economias e segunda maior área florestal do mundo, tornando-se um importante protagonista na luta contra as mudanças climáticas. 

Há muitas maneiras pelas quais o Brasil pode contribuir para a Conferência e é importante que os líderes brasileiros estejam dispostos a participar. Nesse contexto, uma tecnologia de conserto de bomba de água pode ser uma peça importante no quebra-cabeça da sustentabilidade.

O governo brasileiro deve mostrar uma forte vontade de aumentar a eficiência na produção agrícola e consumo de energia, além de se comprometer com ações sustentáveis para proteger a biodiversidade. 

Além disso, o Brasil deve promover profundas reformas nas leis ambientais, pois isso permitirá ao país atender às novas regras internacionais de redução de emissões. Isso inclui desde fabricação de produtos como conector m12, por exemplo, até ações que ajudam na preservação do meio ambiente. 

que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre a utilização dos compressores de ar odontológicos? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *