Construir uma casa com uma construtora ou com um pedreiro?

Construir uma casa com uma construtora ou com um pedreiro?

No momento de construir a casa dos seus sonhos, da maneira que você deseja, sempre vem aquela dúvida sobre qual a melhor opção, optar por um pedreiro ou contratar uma construtora.

Vale ressaltar que as duas opções tem suas vantagens e desvantagens, caberá a você escolher aquela que se encaixe melhor no seu orçamento.

Comparação de custos

Na teoria, realizar essa obra com um pedreiro pode ser mais em conta do que contratar uma construtora, pelo fato de você mesmo fazer a compra de todo o material que será usado na obra, além da possibilidade de negociação dos preços e forma de pagamento.

Mas quem tem experiência em construção, sabe que nem sempre o que foi combinado verbalmente são realmente cumpridos. 

É comum ouvir reclamações de pessoas que fizeram acordos verbais com alguns pedreiros e enfrentaram problemas com o prazo de entrega ou até mesmo com os trabalhadores que não seguem as ordens do proprietário.

Uma outra reclamação é que os pedreiros não se preocupam com o desperdício de material ou com a atenção devida às especificações do fabricante.

Por isso, recomendamos que você acompanhe de perto as obras para evitar que esses problemas aconteçam com você.

Análise de qualidade da obra

As construtoras trabalham com plantas já prontas, que podem ser escolhidas pelo proprietário.

Tanto no projeto quanto no contrato estão especificados:

  • Materiais a serem usados
  • Tipo de construção
  • Quantidade de cômodos
  • cada localização
  • Detalhes extras

Ou seja, com uma construtora você receberá aquilo que foi acordado, nem mais e nem menos.

Existem construtoras que fazem projetos personalizados, de acordo com suas vontades e necessidades, mas para isso pesquise bem antes de escolher uma construtora.

Com um bom planejamento tanto financeiro quanto do seu estilo, é possível ter a tão sonhada casa dos sonhos.

Já uma casa construída por um pedreiro você pode retocar o projeto da maneira que ele for se desenvolvendo, para que assim tenha o resultado que você deseja de acordo com seu gosto.

Mas é preciso estar atento a essas mudanças, pois quanto mais mudanças tiver no projeto, maior será o gasto, podendo sair completamente do seu controle de gastos no final.

O que uma construtora faz?

A Construtora é a empresa que realiza a obra civil de acordo com normas técnicas vigentes, ou seja, ela é responsável por todas as etapas da construção.

Construtoras normalmente são contratadas muitas vezes por empresas ou instituições para executarem algum projeto específico.

Com o intuito de agilizar o trabalho, as construtoras podem contratar empreiteiras para realizar o serviço específico.

Quais as responsabilidades de uma construtora?

  • Mão de obra 

Contratação e gerenciamento da mão de obra para a execução do trabalho. Ela também é responsável pela segurança dos operários. Por isso, deve garantir a obrigatoriedade dos equipamentos de segurança e manter um técnico de segurança sempre presente na obra.

  • Equipamentos

Além dos recursos humanos, a construtora deve disponibilizar todo equipamento e maquinário necessários para a construção de um edifício.

  • Qualidade

É responsabilidade da construtora garantir a qualidade da obra, o que inclui a realização das obras nos prazos específicos, garantir que o edifício não tenha problemas como rachaduras, infiltrações e irregularidades em relação ao material contratado.

  • Riscos

Todos os riscos em relação a obra, é de responsabilidade da construtora, incluindo, acidentes, atraso no pagamento e pagamento de impostos.

Como escolher uma construtora de confiança?

Já falamos aqui da diferença de uma obra realizada por um pedreiro e uma obra realizada por uma construtora, com base nessas informações você poderá optar pela melhor opção financeira e também na qualidade do serviço que será entregue.

Mais do que isso, você precisa contar com profissionais que elaborem um projeto que atendam às suas necessidades.

  • Peça recomendações de clientes anteriores
  • Faça uma análise das cláusulas contratuais
  • Avalie a situação financeira da empresa
  • Verifique se há flexibilidade para o serviço oferecido
  • Faça mais orçamento

Realizar o sonho de ter casa própria é algo que exige muita cautela, já que não é um valor pequeno a ser gasto e valerá para a vida toda.

Obrigado por ter lido nosso artigo até aqui.

Conheça Também a eletrafotransformadores.com.br que trabalha com Transformadores Goiânia online a muitos anos, e feito historia na cidade de Goiânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *