Como usar a tecnologia para fazer trabalhos remotos

Como usar a tecnologia para fazer trabalhos remotos

Sabemos que o uso da tecnologia e seus recursos tem sido instrumentos eficazes, que muitas empresas e pessoas estão utilizando, no trabalho remoto, para diminuir o impacto da crise que afeta o mundo todo. 

O mundo inteiro passou por um momento delicado com a pandemia do coronavírus. Desde o fim de 2019, países sofrem com abertura e fechamento das cidades. 

Com o distanciamento social, muitas empresas foram obrigadas a se adaptarem a uma nova forma de trabalho, o trabalho remoto. 

Como a realidade da pandemia ainda se mantém em muitos países, o trabalho remoto ainda continua como uma solução para amenizar os efeitos do distanciamento. Mas por outro, muitas empresas se adaptaram tanto ao trabalho que estão incorporando na cultura organizacional. 

Se o trabalho remoto é a realidade de sua empresa, aproveite as dicas deste artigo quanto à contribuição da tecnologia. 

 

O papel da tecnologia

Com os funcionários longe das instalações físicas das empresas, é necessário mantê-los ainda mais produtivos e conectados. 

A única forma de realizar essa conexão é através de um suporte tecnológico eficiente, pois é necessário promover uma comunicação eficaz entre as forças de trabalho. 

Mesmo em tempos de crise, a empresa pode crescer e expandir. E já que as equipes de trabalho se encontram em locais diferentes, a empresa pode ganhar agilidade e encontrar cada vez mais talentos em qualquer local do país. 

Além do suporte na comunicação, a tecnologia ajuda as equipes a obterem melhores resultados. 

 

Tecnologia a favor do trabalho remoto 

Apesar de existirem preconceitos a respeito da produtividade no trabalho remoto, é fato que ele aumenta a produção de forma geral. 

Na Austrália, por exemplo, estudos revelam que a produtividade no trabalho remoto aumentou a produção cerca de 20% em relação ao trabalho chamado convencional. 

Outros estudos apontam que a maioria dos trabalhadores se consideravam mais produtivos quando realizavam as tarefas em sua própria casa. 

A tecnologia proporciona algumas ferramentas importantes para o apoio ao trabalho remoto. 

 

  1.     Utilização de nuvem 

A nuvem já é uma ferramenta bem difundida e bem utilizada. Ela permite que os documentos salvos sejam acessados ao mesmo tempo e editados em qualquer local. 

 

  1.     Videoconferência 

Mesmo à distância, as equipes precisam se comunicar. Muitas vezes não bastam comunicação por áudio ou texto, somente. Através do uso de webcams e compartilhamentos de tela é possível realizar reuniões, aprimorando ainda mais a comunicação entre os membros da equipe. 

 

  1.     Uso de App 

Através da tecnologia móvel é possível criar aplicativos que facilitem o trabalho remoto. 

Sempre que necessário, as consultas e decisões podem ser tomadas na palma da mão. Isso garante velocidade e flexibilidade aos processos. 

 

  1.     Comunicação em tempo real 

Plataformas de chats facilitam a comunicação instantânea, e viabilizam assim a troca de informações entre os membros de toda a equipe. 

Escritório em casa 

O ambiente de trabalho desagradável gera ansiedade, estresse e outros problemas, tanto à saúde física quanto mental dos colaboradores. Isso impacta diretamente no bem estar dos trabalhadores e por consequência afeta a produtividade na empresa. 

Todos esses problemas, geralmente, estão associados a um ambiente fechado de um escritório e o gerenciamento de equipe sob um momento de tensão. 

Por esse motivo, algumas pessoas criam escritório em casa num ambiente mais arejado, com boa ventilação e com algumas plantas para compor o senário. Segundo estudos, essas ações evitam mais o stress. 

Funcionários em trabalho remoto tendem a se sentir menos estressados e mais eficientes por estarem em um ambiente mais tranquilo e favorável. 

Sem a tecnologia não é possível obter um trabalho remoto eficaz. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *