Como tratar os primeiros sinais de envelhecimento da pele

Como tratar os primeiros sinais de envelhecimento da pele

O tempo passa para todo mundo e quando menos esperamos, lá estão aqueles sinais na pele que indicam isso. No entanto, embora não tenhamos o poder de parar o relógio, podemos cuidar da forma como a nossa pele envelhece.

Graças à ciência, há muitos tratamentos, desde produtos para combater rugas até cosméticos que prometem evitar que elas apareçam. Alguns deles são ótimas opções para amenizar as marcas do tempo e promover o rejuvenescimento.

Entenda o que acontece

Antes de falar dos tratamentos, é importante entender o que acontece com a pele com o passar dos anos. O nosso corpo começa a produzir menos colágeno, responsável pela firmeza da pele, e menos ácido Hialurônico, proteína que estimula a renovação e ajuda no preenchimento entre as células.

A diminuição dessas duas substâncias é uma das principais responsáveis pela perda de viço (da saúde da pele), elasticidade e surgimento de marcas de expressão. É por isso que a maioria dos cosméticos para retardar o envelhecimento tem colágeno e ácido Hialurônico. Repor essas substâncias ajuda a minimizar as perdas causadas pelo envelhecimento.

Em geral, a região dos olhos é uma das primeiras a sinalizar a passagem dos anos. Os pés de galinha e olheiras são os primeiros sinais notados pela maioria das pessoas. Maçãs do rosto, testa, pescoço e nariz são as próximas regiões que costumam apresentar flacidez ainda na casa dos trinta anos.

Isso acontece, entre outros fatores, porque a pele nessa região é mais fina e, por isso, mais sujeita à ação de radicais livres e do ambiente. Alguns hábitos, como fumar ou se expor sem proteção ao sol, também podem acelerar o processo de envelhecimento da pele.

Aprenda a se cuidar

Agora que já sabemos as razões que fazem as marcas aparecerem, é hora de aprender o que fazer para tratá-las e preveni-las. Então, para começar, anote as dicas a seguir:

– Não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– Ter uma alimentação balanceada, de preferência rica em vitaminas A, C e antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento da pele;
– Cuidar da qualidade do sono, dormindo pelo menos 6 horas por noite;
– Não se expor ao sol sem protetor solar, pois os raios podem prejudicar a produção de colágeno, além de favorecer o aparecimento de manchas e marcas;
– Beber bastante água, pois isso auxilia na flexibilidade e na firmeza da pele.

Adotar uma rotina de cuidados com a pele é outra dica fundamental.

Lavar o rosto diariamente com um sabonete adequado ao seu tipo de pele, tonificar e hidratar são essenciais para todas as idades. Esses hábitos são ainda mais importantes à medida que a beleza e o brilho não são mais tão automáticos assim.

A hidratação é indicada para todos os tipos de pele, incluindo as oleosas.

Esse processo impede o ressecamento e protege a pele dos agentes externos. Além disso, ajuda a manter a textura, deixando a pele macia e com a aparência mais bonita.

Os tratamentos com produtos à base de colágeno ou ácido Hialurônico (ou os dois) costumam ser muito eficientes, tanto para prevenir quanto para reduzir as marcas, especialmente se começados a ser usados cedo. Mas, lembre-se de verificar se o tratamento escolhido é adequado ao seu tipo de pele.

Produtos com vitaminas e antioxidantes também podem fazer milagres para retardar o processo de envelhecimento e disfarçar os sinais que já apareceram. Outra opção são os tratamentos minimamente invasivos, com aplicação de substâncias que podem ajudar na aparência da pele.

O segredo que ninguém conta e que deixamos por último, apesar de não ser menos importante, é que também é fundamental estar de bem com você. Os hormônios liberados quando você está estressado aceleram o processo de envelhecimento. Ou seja: cuidar da saúde mental também é cuidar da pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *