Como segmentar o públicos-alvo em uma campanha de e-mail marketing?

Como segmentar o públicos-alvo em uma campanha de e-mail marketing?

Segmentar o público-alvo de uma empresa é muito importante para que ela saiba com quem está falando, quais são as melhores estratégias de comunicação com essas pessoas, os melhores canais, entre outras questões pertinentes.

Hoje em dia, as pessoas querem se comunicar com marcas com as quais se identificam, ao mesmo tempo, diante da competitividade do mercado, os negócios precisam ser mais assertivos nesse sentido.

Se não houver uma segmentação de público, a empresa acaba trabalhando com estratégias de massa e atirar para todo lado acaba aumentando os custos e trazendo poucos resultados.

Saber quais são as características dos consumidores que realmente têm potencial para comprar é fundamental para criar soluções e divulgações capazes de atingir o alvo.

Mais do que isso, a companhia só consegue alcançar seus objetivos se direcionar suas ações para o público certo. A partir disso, a marca vai desenvolver estratégias focadas no cliente e não em suas soluções, como acontecia no passado.

A segmentação faz com que o cliente se sinta compreendido, por isso, é necessário saber as informações importantes desse processo, como definir os critérios de segmentação do público-alvo e a importância para as campanhas de e-mail marketing.

O que considerar na segmentação?

O e-mail marketing é uma das melhores estratégias da atualidade para estabelecer uma comunicação promissora com os consumidores, mas ela só traz os resultados esperados se for direcionada para o público certo.

A organização precisa saber as informações necessárias para segmentar seu público durante uma campanha de e-mail marketing, e entre os principais aspectos estão:

  • Pesquisar o mercado;
  • Conversar com pessoas interessadas;
  • Criar grupos de segmentação;
  • Definir a persona.

A primeira coisa que uma autoescola especializada em reabilitação cnh provisória precisa fazer é entender seu mercado de atuação. Isso vai ajudar a enxergar as oportunidades e as opções que o público já tem acesso.

É muito importante saber como a concorrência atua, quais são suas soluções, seus diferenciais, como atende o público, onde os funcionários estão presentes, os canais de comunicação que utilizam, a linguagem usada, entre outros aspectos.

Existem várias maneiras de obter essas informações, por exemplo, durante as feiras e exposições e em vários canais da internet.

Também é muito importante fazer pesquisas com pessoas para saber quais são seus interesses em relação aos produtos e serviços oferecidos. Quem já tem um produto definido, precisa saber as melhores maneiras de divulgar.

A marca deve saber quem se beneficia com suas soluções e usar as redes sociais para encontrar essas pessoas. É interessante pedir a opinião delas, pois isso vai refinar o produto e mostrar quais são as alterações necessárias.

Se um fabricante de persiana externa pvc desenvolveu um bom produto, então precisa começar a educar o mercado e mostrar de que maneira ele pode ajudar as pessoas.

Mas se dentro do público já houver consumidores que têm esse conhecimento e que precisam de algo mais específico para esclarecer suas dúvidas, é interessante produzir materiais para eles.

É aqui que entra a segmentação, considerando o nível de conhecimento do prospect e levando em conta características como idade, profissão, escolaridade, entre outras.

Mas mesmo que a campanha de e-mail dependa muito da definição de um público-alvo, é interessante ir além e aprofundar os conhecimentos sobre os hábitos e costumes desses indivíduos para criar a persona.

Esse personagem semi fictício traz todas as informações sobre o cliente ideal da marca e direcionar melhor as estratégias de marketing, inclusive, o envio de e-mails.

A persona é uma definição específica que detalha hábitos, problemas, necessidades, interesses, estilo de vida, rotina, entre outros dados fundamentais.

Como definir os critérios de segmentação

É muito importante definir os critérios de segmentação do público-alvo, dessa forma, o negócio consegue ser ainda mais assertivo.

Um fabricante de carpete rolo pode considerar dados demográficos, que nada mais são do que idade, renda, gênero, composição familiar, grau de instrução, estado civil, entre outros.

Mas os dados geográficos também são importantes para fazer uma divisão mais assertiva e trazer homogeneidade de consumidores em determinado local.

A marca precisa saber em qual cidade, bairro, região, entre outros pontos estão seus clientes em potencial. Esse tipo de categorização é muito importante para criar e divulgar propagandas e anúncios nas redes sociais e outras plataformas.

Por exemplo, ao criar um anúncio no Google, o negócio pode escolher uma região específica para veicular os anúncios, o que melhora os resultados e traz mais assertividade.

Outra forma de escolher o público é pela cultura e interesses, uma maneira inteligente de atrelar os produtos e serviços a um tipo específico de conteúdo que as pessoas consomem.

Por exemplo, um fabricante de varredeira de piso industrial consegue obter mais engajamento com empresas que investem em tecnologia.

Vários outros grupos podem ser trabalhados pelas marcas, como no caso dos veganos e vegetarianos, protetores de animais, público LGBTQIA+, pessoas que gostam de plantas, cinéfilos e assim por diante.

Fazer esse tipo de segmentação ajuda a guiar a mensagem que será enviada por e-mail, além de ser muito útil para escolher outros canais. Também são ótimas fontes de informação sobre os hábitos de compra e os valores os potenciais clientes.

Importância da segmentação

Além de beneficiar as campanhas de e-mail marketing, segmentar o público-alvo é fundamental para enxergar claramente como as coisas acontecem no universo dos consumidores.

Uma marca pode fazer isso com base em características mais simples, como a localização, os hábitos de compra, gênero, classe social, entre outras que são relevantes para a companhia.

É certo que a empresa vai vender sempre os mesmos produtos e serviços, mas, independentemente disso, a individualidade de cada pessoa precisa ser considerada.

É assim que um fabricante de enrolador de cabo elétrico vai enviar mensagens de e-mail com conteúdos compatíveis com os comportamentos e anseios de seus contatos. As características do público vão nortear as escolhas do negócio.

Independentemente do tamanho ou do segmento de atuação da, é a segmentação que vai trazer entendimento do público. A campanha de e-mail será mais assertiva porque o negócio entende as características e comportamentos das pessoas que quer impactar.

Consequentemente, as campanhas se tornam mais assertivas e falam exatamente sobre aquilo que as pessoas querem ouvir.

Conhecer o público-alvo e segmentá-lo não é importante apenas na hora de atrair consumidores, mas também para reter e fidelizar clientes.

A organização vai ajustar seus produtos e serviços com base nas necessidades das pessoas e isso eleva a confiança na marca. O consumidor moderno está mais propenso a voltar quando isso acontece porque vincula a marca a uma solução.

Uma empresa especializada em iluminação sala comercial também acaba otimizando seus recursos, a partir do momento em que suas campanhas se tornam mais estruturadas e com focos definidos.

A equipe de marketing, por sua vez, vai alocar os recursos de campanhas com mais eficácia e isso leva à redução do tempo de venda.

Se o e-mail chegou até a pessoa certa e no momento mais oportuno, isso significa que o produto está sendo divulgado para a pessoa certa. Naturalmente, o trabalho do vendedor se torna muito mais rápido e fácil.

A equipe de vendas não vai precisar realizar grandes ações para convencer as pessoas e quebrar objeções, e tudo isso é resultado de campanhas mais assertivas.

Os e-mails enviados por uma empresa de tela mosquiteira para janela de apartamento são direcionados, e isso é fundamental porque estratégias generalistas não trazem resultados práticos.

São ações que não foram pensadas para um público específico, por isso, acabam chegando até pessoas que não precisam do produto ou serviço.

É o que acontece, por exemplo, quando a organização contra uma lista de e-mail pronta. Ela não está falando com seu público-alvo, por isso, dificilmente sua mensagem vai chegar até alguém que realmente se interesse.

Por outro lado, a segmentação do público vai sempre levar as estratégias para as pessoas certas, o que aumenta as chances de vender.

Um fabricante de tinta alto brilho parede pode enviar e-mails para clientes no fundo do funil para oferecer seus produtos e falar sobre valores.

Ela sabe com quem está falando, então também consegue precificar seus produtos da maneira mais adequada e satisfazer o perfil de consumidor. Além de precificar melhor, também oferece as melhores condições de pagamento e deixa os clientes satisfeitos.

Considerações finais

A segmentação do público-alvo é uma estratégia essencial para que as campanhas de e-mail marketing sejam mais assertivas e trabalhem de maneira direcionada.

Independentemente do segmento de atuação, a companhia precisa definir o público que quer impactar para conversar com pessoas realmente interessadas em seus produtos e serviços.

O retorno sobre os investimentos das estratégias de e-mail marketing são muito mais positivos e o trabalho dos vendedores flui com mais facilidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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