Como organizar a casa para criar um ambiente saudável?

Como organizar a casa para criar um ambiente saudável?

Ninguém gosta de casa bagunçada, mas algumas pessoas, devido à correria no dia a dia, sentem que estão sem tempo ou até mesmo não têm vontade de limpar e colocar tudo no lugar.

De vez em quando é totalmente aceitável e perdoável, principalmente depois de uma longa semana de trabalho, o problema é quando isso se transforma em um hábito e as coisas estão sempre sujas e fora do lugar.

A bagunça e a sujeira são extremamente prejudiciais para os moradores, pois elas podem trazer muitos problemas de saúde, infelicidade, estresse e depressão.

Existem muitos estudos que comprovam a repercussão negativa de viver em um ambiente sujo e desorganizado. Mas é comum que muitas pessoas se sintam indispostas para cuidar e arrumar a casa nos fins de semana.

De segunda a sexta-feira, muitos trabalham e ainda precisam cumprir outros compromissos, como estudar e cuidar dos filhos. No fim do dia, não conseguem nem pensar em arrumar a casa, mas é aí que os problemas começam.

Para resolver esse impasse, este artigo vai mostrar alguns princípios para organizar cada cômodo da casa, como minimizar o acúmulo de itens desnecessários e quais são as práticas que ajudam a manter a higiene e a limpeza adequadas.

Cômodos da casa: de que maneiras cuidar deles?

Existem alguns princípios que precisam ser seguidos para organizar e limpar cada cômodo de uma casa de maneira eficiente e funcional. Na sala, por exemplo, é essencial se atentar alguns itens, como:

  • Controle remoto;
  • Livros;
  • Revistas;
  • Toalhas de mesa;
  • Fotos.

É muito comum perder o controle remoto da TV, mas para evitar que isso aconteça, é necessário reservar um local para eles, por exemplo, em uma caixa organizadora ao lado da TV ou até ter uma gaveta ou um nicho específico para organizá-los.

Investir em fechamento de lavanderia com vidro, assim como na sacada, é uma forma de evitar que a sujeira entre com mais frequência dentro de casa, mas quanto à organização, os livros e revistas costumam ficar espalhados.

O ideal é se livrar de exemplares velhos e repetidos de revistas e organizar o restante em um cesto. Para os livros, é interessante ter um livreiro, uma prateleira ou até nichos para organizá-los.

As toalhas de mesa, assim como guardanapos e jogos americanos devem ser devidamente guardados separadamente, além de dobrados para ocupar menos espaço.

Os porta-retratos devem estar sempre arrumados em uma paradouro ou até mesmo em uma galeria de quadros na parede, para sobrar mais espaço nos móveis.

A cozinha também merece atenção, principalmente quando se trata das louças. Elas devem ser devidamente armazenadas em armários e é interessante usar ganchos para xícaras, permitindo mais espaço para os copos.

Quem convive com crianças em apartamento precisa de rede de proteção em janela basculante, da mesma forma, é necessário manter talheres como facas e garfos bem guardados e longe do alcance delas.

Eles podem ser organizados por meio de divisores, separando cada tipo, ou seja, colocar garfos junto com outros garfos, colheres com outras colheres e facas com outras facas.

Quanto ao quarto, é muito importante arrumar a cama logo ao se levantar ou após o banho. Os moradores devem evitar o acúmulo de roupas e bolsas em cima de cômoda, penteadeiras e outros móveis.

Acúmulo e como evitá-lo

Outra coisa que pode acontecer no dia a dia é o acúmulo de itens desnecessários que acabam provocando desordem nos espaços. Para evitar que isso aconteça, algumas dicas são:

Simplificar a decoração

Simplificar a decoração é fundamental para reduzir a desordem visual, criando ambientes harmoniosos e agradáveis.

É interessante escolher um esquema de cores mais simples e harmônicas, mantendo sua consistência em todos os cômodos. Isso é importante para ter sensação de tranquilidade em todos eles.

Essa dica vale até mesmo para os estabelecimentos comerciais, como no caso de uma empresa de entrega de comida, para que os profissionais tenham uma rotina mais tranquila.

Reduzir os objetos

Reduzir a quantidade de objetos nos cômodos também diminui a desordem visual, pois à medida que eles são acumulados, os espaços ficam desordenados, trazendo sensação de estresse e confusão.

O ideal é selecionar uma quantidade limitada de objetos para cada cômodo, avaliando aqueles que são realmente importantes e necessários. Tudo deve ser organizado de maneira estratégica, considerando o tráfego em cada ambiente.

Priorizar a funcionalidade

Para reduzir ainda mais a desordem visual, é necessário priorizar a funcionalidade dos objetos. Muitas pessoas costumam acumular coisas apenas por conta de estética e aparência, mas não pensam em sua funcionalidade.

Isso pode fazer com que eles ocupem muito espaço que poderia ser usado de maneira mais inteligente. Assim sendo, na hora de escolher as coisas, a funcionalidade deve vir em primeiro lugar para ficar apenas com aquilo que é o último dia a dia.

Limpar as superfícies

Uma empresa de comodato máquina de café expresso mantém as superfícies sempre limpas porque isso ajuda a remover aquilo que não é necessário.

Em uma casa, mesas de centro, bancadas e estantes podem acumular objetos, criando uma sensação de desordem visual. Mas ao remover o que não é necessário, fica mais fácil criar um espaço agradável.

Deve-se retirar todos os itens desnecessários para que o espaço seja mais agradável visualmente e traga sensação de bem-estar.

Criar áreas de descarte

As áreas de descarte também ajudam a reduzir o visual do em visual de maneira eficiente, e elas precisam ser específicas para cada item, separando aqueles que serão doados daqueles que serão descartados.

O morador pode usar uma caixa para colocar os itens que serão doados e usar sacos de lixo para o que será descartado. Ambos devem ser mantidos em um local com boa visualização e de fácil acesso.

Melhores práticas de cuidados

Uma casa pode ser construída com vários materiais, como no caso de assentamento revestimento cerâmico parede, e por isso é fundamental saber limpar devidamente cada cômodo e mantê-los sempre higienizados.

O banheiro é um dos lugares que mais precisam de atenção na hora de limpar, visto que facilita a proliferação de germes e bactérias que podem ser prejudiciais para a saúde humana.

Um dos produtos mais importantes para a limpeza do banheiro é a água sanitária, principalmente no vaso. Basta espalhar um pouco do produto na tampa e nos botões de descarga e deixar agir por alguns minutos.

Depois, deve-se utilizar uma esponja ou escova apropriada e exclusiva para o vaso, e para limpar a tampa e os botões, o ideal é um pano de limpeza macio.

No box, a limpeza também precisa ser frequente, visto que ele acumula gordura e outros tipos de sujeira. Basta espalhar um pouco de água sanitária e esfregar toda a região e na sequência utilizar uma esponja com detergente neutro.

Um bom projeto de ventilação exaustão e climatização ajuda a manter a limpeza e organização, mesmo assim, a cozinha também é um espaço que precisa de muita atenção na hora de limpar.

Trata-se do local onde os moradores preparam e fazem suas refeições, então todo cuidado é pouco para evitar contaminações. Bancadas e balcões precisam ser limpos diariamente com esponja e detergente.

A louça deve ser lavada todos os dias porque isso garante que fiquem expostas a insetos, germes e bactérias, além de manter a organização do espaço.

Um escorredor de pratos inox para cozinha industrial vai ajudar a secá-las rapidamente, e a lavagem deve começar com copos, pratos e talheres menos engordurados, para só depois lavar o restante.

Também é muito importante manter o fogão limpo e higienizado, evitando produtos e materiais abrasivos para não danificá-lo, como no caso de esponjas de aço e sapólios. O ideal é usar uma esponja macia e detergente neutro ou então um desengordurante.

Os quartos são mais fáceis, visto que geralmente costumam acumular apenas roupas e poeira. No dia a dia, o morador deve evitar deixar a roupa espalhada pelo ambiente e arrumar a cama sempre ao acordar.

A limpeza pesada, como varrer o chão, aspirar tapetes e passar pano, pode ser feita uma vez por semana, lembrando sempre de trocar os lençóis e fronhas, além de limpar os vidros.

Considerações finais

Se uma empresa de portaria virtual em Campinas mantiver a limpeza de seu espaço, os seus colaboradores vão se sentir muito mais produtivos e dispostos, e a mesma coisa deve ser feita nas residências.

É muito mais saudável para os moradores quando eles podem conviver em espaços limpos e organizados, porque isso colabora com a saúde física e mental.

Mesmo com a correria do cotidiano, 20 minutos por dia é o suficiente para recolher as coisas que estão fora do lugar e manter o mínimo de organização.

Limpezas mais pesadas podem ser feitas uma vez por semana, assim, a casa estará sempre limpa, arrumada e aconchegante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *