Como limpar o ar condicionado em casa?

Como limpar o ar condicionado em casa?

O ar condicionado, além da função de resfriamento, também se preocupa com a qualidade, inclusive com a limpeza do ar da casa. Tem filtros que precisam ser substituídos. Se cuidarmos adequadamente do nosso ar condicionado, desfrutaremos de sua operação sem problemas, alta eficiência e ganharemos a segurança dos membros da família que ficam na sala com ar condicionado.

Por que limpar o ar condicionado em casa

Diz-se que o Ar condicionado é uma instalação praticamente livre de manutenção. A única coisa que não podemos esquecer é a limpeza deste aparelho. Felizmente, isso não é muito difícil. 

O processo de resfriamento do ar envolve a produção de uma grande quantidade de umidade. Como sabemos, o excesso de umidade no ar é desfavorável tanto para a saúde das pessoas que o respiram, como para o próprio edifício. A umidade favorece o crescimento de microorganismos.

Portanto, o ar condicionado precisa de limpeza. Embora cada ar condicionado tenha um filtro, o ar que flui através dos trocadores de calor também transporta poeira, fungos, mofo e bactérias. E nosso trabalho é se livrar dele. Como fazer isso? Aqui vão algumas dicas valiosas!

Removendo o mofo

Com que frequência você deve limpar o ar-condicionado de sua casa?

Por razões estéticas, o painel da unidade interior deve ser limpo com um pano seco pelo menos uma vez por semana. Também é necessário remover continuamente as impurezas, por exemplo, folhas da unidade externa. Quando se trata de trabalho de maior calibre, a frequência é bem menor.

A parte mais suscetível à contaminação é, obviamente, o próprio filtro. Ele precisa ser limpo uma vez a cada 1-3 meses. A discrepância se deve ao fato de que em cada casa lidamos com um grau diferente de poluição do ar e com a frequência de operação do próprio ar condicionado. 

Só precisa agendar uma limpeza completa de todo o dispositivo uma vez por ano. Você mesmo pode limpar os filtros, tudo o que precisa é de um agente de limpeza suave com uma mistura de uma preparação bactericida. A exceção são os filtros que retêm partículas muito pequenas, pois precisam ser substituídos. O fabricante informa-nos sobre as regras de lavagem e substituição dos filtros nas instruções anexas a cada dispositivo.

O serviço e a manutenção adequados dos aparelhos de ar condicionado prolongam sua vida útil e reduzem o risco de falha pela metade. Para esse fim, devem ser realizadas inspeções regulares de manutenção e serviço.  Além disso, a poluição tem um efeito negativo nas pessoas, especialmente nas pessoas alérgicas.  

Limpadores de ar condicionado domésticos

Produtos químicos especiais são usados ​​para limpar o ar condicionado. Os preparativos para limpeza e desinfecção são dedicados a evaporadores, condensadores e outros elementos da instalação. Está disponível para venda uma vasta gama de diferentes preparações, com as quais é possível adequar o agente de forma ideal ao tipo de superfícies limpas e ao tipo de sujeira. 

Eles podem ter consistência e forma diferentes, como líquido, aerossol, concentrado. Na hora de comprar, vale ficar atento se o produto possui as aprovações e autorizações necessárias.

Ar condicionado sujo: consequências

Se alguém ainda tiver dúvidas sobre se deve se preocupar com serviços e trabalhos de manutenção no campo da instalação de refrigeração doméstica, apresentamos as consequências de negligenciar essas atividades.

Em primeiro lugar, o risco de contrair doenças causadas por microorganismos aumenta significativamente, principalmente se houver um odor desagradável ao ligar o ar condicionado. Alergias, asma e muitos outros distúrbios respiratórios duram anos e são um incômodo na vida cotidiana. 

Em segundo lugar, o custo de manutenção do ar condicionado aumenta. Uma diminuição da capacidade, um aumento do consumo de eletricidade e um funcionamento mais ruidoso podem ser sentidos muito rapidamente e, a longo prazo, aceleram o desgaste dos ventiladores e do compressor.

O ar condicionado é projetado para garantir conforto em termos de temperatura e umidade em um determinado local. Isto é muito importante, sobretudo numa altura em que ainda se fala mal da qualidade do ar que respiramos. O ar condicionado é uma instalação que eleva o padrão de vida e a crença de que faz mal à saúde é um mito. Instalado, usado e limpo corretamente traz apenas benefícios. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *