Como limpar a casa de quem tem alérgia

Como limpar a casa de quem tem alérgia

 

A limpeza, para essas pessoas, é fundamental. Entenda um pouco mais sobre os cuidados necessários. Manter a casa limpa é sabidamente uma maneira de evitar crises alérgicas em pessoas que têm rinite, bronquite, asma e outras alergias respiratórias. Mas limpar a casa sendo uma pessoa alérgica ou compartilhando a casa com uma pessoa alérgica demanda alguns cuidados extras. Selecionamos algumas dicas de utensílios, como o melhor aspirador de pó possível e até produtos de limpeza sem ativos irritantes, para facilitar a limpeza doméstica para esse grupo de pessoas.

 

1 – Aspirador de pó

 

Nada de vassouras ou espanadores. O aspirador de pó é imprescindível na hora da limpeza para casas com pessoas alérgicas. Para eles, manter a casa limpa é essencial. Podemos não ver, mas a poeira se acumula no chão em questão de um dia, pois as janelas devem estar sempre abertas, arejando o ambiente (o que também é importante para alérgicos).

O aspirador robô é um utensílio que garante que o chão se mantenha livre de pequenas partículas de poeira. Porém, é necessário realizar faxinas pesadas periodicamente. O intervalo ideal é 1 vez na semana. Para isso, é interessante ter um aspirador mais potente e com reservatório maior (os aspiradores robôs costumam ter capacidade de aproximadamente 0,4 litros).

 

2 – Tapetes e carpetes

 

O ideal é não ter tapetes e carpetes. Caso tenha ou queira, opte por aqueles que não sejam felpudos, pois juntam mais poeira e a higienização é ainda mais difícil. Caso você não tenha alergia e more com alguém que tem, bata o tapete uma vez por semana e deixe-o no sol. Caso seja você o alérgico, mantenha o tapete sempre aspirado. Em ambos os casos, é necessário lavar o tapete uma vez a cada quinze dias.

 

3 – Cuidados com roupas de cama

 

Quem tem alergia sempre recebe o alerta dos médicos: os ácaros adoram camas e travesseiros. Todos os dias, ao acordar, abra as janelas e, se possível, deixe a cama pegar sol. Roupas de cama devem ser trocadas e lavadas, preferencialmente, em temperatura de 60ºC, pois assim os ácaros e outros microorganismos morrem.

Quando for trocar a roupa de cama, deixe os travesseiros, sem fronha, por algumas horas no sol. Atente-se à vida útil prevista pelo fabricante e troque-os conforme as orientações do modelo. Dê preferência a travesseiros de látex, pois são menos nocivos que os de plumas.

É importante, ainda, higienizar o colchão regularmente. Em geral, a limpeza profunda pode ser feita a cada 12 meses, mas para pessoas muito sensíveis a alérgenos a frequência pode diminuir para 6 meses. Contrate pessoas especializadas nesse serviço.

 

4 – Produtos de limpeza

 

Cuidado com produtos de limpeza com cheiro forte. O ideal é que sejam o menos artificial possível. Sendo assim, dê preferência a produtos de limpeza naturais ou com elementos orgânicos. O Vinagre de álcool é um grande aliado na hora de limpar pisos frios e vidros e pode até servir de amaciante na lavagem de roupas.

Quando for usar água sanitária, procure diluir e nunca misture com outros produtos de limpeza, pois pode formar um vapor tóxico. Caso goste de cheirinhos, invista em óleos essenciais ou águas perfumadas com óleos diluídos (como lavanda, hortelã-pimenta, eucalipto e alecrim), pois podem ajudar na respiração.

 

5 – Umidificadores, desumidificadores e purificadores de ar

 

O ácaro adora umidade acima de 60%, então caso tenha muita alergia, é aconselhável deixar os desumidificadores sempre por perto, especialmente em armários e guarda-roupas. Porém, períodos de clima muito seco também podem favorecer crises alérgicas e de bronquite, então tenha um umidificador para essas épocas do ano. Alguns modelos funcionam como difusor de óleos essenciais, o que pode ajudar ainda mais a respiração.

Finalmente, o purificador de ar é um bom investimento para quem tem alergias mais severas, pois filtra o ar e elimina outros microorganismos além dos ácaros, como fungos, bactérias e até vírus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.