Como a inteligência artificial tem contribuído para maior controle organizacional nas empresas

Como a inteligência artificial tem contribuído para maior controle organizacional nas empresas

O tempo de acreditar que a inteligência artificial era um recurso restrito aos filmes de ficção já passou! No final dos anos 90 e começo dos anos 2000, o cinema presenciou uma verdadeira onda de filmes deste gênero como o Exterminador do Futuro 2, A.I Inteligência Artificial, O Fantasma do Futuro, Matrix e Eu, Robô. 

Por mais que na época parecesse algo impossível, a inteligência artificial vista nos longas chegou muito mais rápido do que imaginávamos dentro do nosso cotidiano, e nos dias de hoje, ela está presente dentro das nossas vidas, principalmente no setor empresarial. 

É comum presenciarmos empresas que estão investindo em tecnologia com o foco principal na I.A, já que ela auxilia no aumento da produtividade e transforma todos os sistemas fazendo com que os processos sejam mais inteligentes, desde a comunicação com uma máquina como uma injetora de plástico até o atendimento ao grande público.

Mas, grande parte dos empreendedores ainda fica com um pé atrás ao investir nesta tecnologia, o que acaba sendo um grande erro, principalmente se você quer ter um controle organizacional maior sobre o seu negócio. 

No texto de hoje, iremos mostrar como a inteligência artificial tem contribuído para o maior controle organizacional dentro das empresas e como ela pode impactar diretamente, todos os processos de uma corporação, bora conferir? Então vamos lá!

O que é inteligência artificial e porque ela é tão importante para uma empresa?

O conceito de inteligência artificial é algo muito mais antigo do que você imagina, ele surgiu em 1956, e desde então, vem sendo desenvolvido ano após ano até chegar no estágio que conseguimos ver hoje, e calma, se você tem a concepção de que a I.A não passa de um robô considerado superior e que vai se sobressair sobre a humanidade, saiba que não é bem assim que funciona. 

A inteligência artificial, nada mais é do que uma aplicação de conjuntos tecnológicos que tem como principal objetivo executar determinada tarefa de forma lógica, ou seja, ela remete a capacidade de “pensamento” das máquinas, através de aprendizados e desenvolvimentos feitos por essa tecnologia, o que faz com que ela responda de maneira automatizada, copiando ou até muitas vezes superando, o pensamento humano. 

Portanto, a I.A permite a criação de softwares e programas que realizam tarefas automatizadas e que poderiam ser feitas por humanos, mas agora são concretizadas justamente por esta tecnologia, que é capaz de compreender e raciocinar. 

É claro que a I.A não vai vestir uma luva de vaqueta e começar a realizar tarefas corporais ( por enquanto), porém, ela pode automatizar processos comuns no nosso dia a dia, e isso faz dela, uma peça-chave dentro de qualquer empresa, que quer aumentar a produtividade e conseguir ampliar os seus resultados de maneira eficaz. 

Quais são suas aplicações dentro de uma corporação?

Acredite, não são poucas as atuações da I.A dentro de um negócio, podemos ressaltar as famosas assistentes virtuais que tem como funcionalidade, deixar o processo dentro da empresa muito mais simples, respondendo a comandos por voz e atuando em diversas frentes que variam desde ceder uma informação até marcar uma reunião. 

Existem também os chatbots, que são robôs que ajudam e automatizam o atendimento, trabalhando na linha de frente na conversa com os clientes e trazendo praticidade até esta área que muitas vezes, é complicada para qualquer empreendimento.

A I.A pode atuar diretamente na satisfação dos colaboradores com pesquisas de satisfação e melhorias em pontos considerados precários pelos funcionários, o que ajuda a aprimorar o ambiente interno, vale ressaltar o recrutamento e a seleção que também conta com a ajuda da tecnologia, identificando os melhores perfis que se encaixam com aquilo que a sua empresa quer transmitir. 

Por fim, também temos a segurança, tanto na identificação de novos ataques e em sua prevenção, como também até mesmo em transações bancárias, além é claro, da automatização de processos e sistemas de gestão integrados que atuam desde a parte financeira até de marketing e vendas, aprimorando assim, praticamente todas as áreas de um negócio. 

Otimização de tarefas e processos

Entre as suas principais contribuições, sem dúvidas, vale ressaltar a otimização nas tarefas e processos, muitos deles podem ser feitos de forma automatizada, o que faz com que o colaborador foque em tarefas mais complicadas como a manutenção de elevadores, ou algo que não possa ser feito pela I.A.

Desta forma, praticamente todas as atividades consideradas manuais e com uma certa repetitividade, podem ser executadas pela tecnologia, que traz uma otimização geral e consequentemente, organização dos processos empresariais. 

Redução de custos operacionais

Muitas pessoas tem o falso senso de que investir na I.A é algo caro e possui um custo muito elevado, mas acredite, se você pensa assim está bem enganado! Ela consegue organizar toda a parte operacional do seu negócio, o que consequentemente, deixa todos os processos mais fluidos. 

Isso faz com que você tenha uma economia considerável nos seus custos, analisando a situação e sempre visando encontrar a melhor solução para a sua empresa. 

Diminuição de falhas

Se tem uma coisa que pode comprometer toda a sua estruturação são os erros e falhas que cá entre nós, são comuns de acontecerem, com a I.A, é possível diminuir ou até mesmo extinguir essas falhas, já que a tecnologia sempre traça os melhores caminhos, avalia os riscos e busca as melhores e mais seguras soluções. 

Isso faz com que a assertividade aumente consideravelmente e você consiga ter mais segurança em suas tomadas de decisão e execução de tarefas. 

Dados e atendimento organizados

Por fim, todos os dados e o próprio atendimento ficam reunidos em um só local, de maneira muito mais organizada e coesa, nada de misturar tudo como uma batedeira industrial, as opções estão bem na sua frente, e você tem a possibilidade de usar aquilo que coletou de maneira muito mais eficiente. 

E é claro que, um atendimento organizado e as informações reunidas em um só local, ajudam e muito, no desempenho coletivo da empresa. 

O que achou do texto de hoje? Você já aplicou ou pensa em aplicar a I.A dentro do seu negócio? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *