Assessoria de imprensa digital: Por que é importante para reputação de sua marca?

Hoje, as empresas enfrentam um campo de batalha cada vez mais amplo e estão cientes das múltiplas possibilidades de expansão que a Internet permite, bem como do esforço que isso implica para criar e manter uma boa reputação.

Além de ter que manter presença nas redes sociais e plataformas online, as empresas precisam adotar estratégias para trabalhar a reputação de sua marca e atrair clientes, no entanto, mesmo que o plano seja aplicado de forma correta, não é sempre que irá agradar a todos.

Pode acontecer de o produto/serviço não ser satisfatório para alguns clientes, os quais acabam deixando avaliações e depoimentos negativos, o que acaba manchando a imagem e reputação da empresa para clientes em potencial.

Para evitar que a marca fique com uma imagem negativa, é contratado o serviço de assessoria de imprensa, o qual visa estratégias para melhorar a reputação da empresa, responder as críticas de forma adequada, além de trabalhar na gestão de conflitos.

Confira a seguir qual a importância da assessoria de imprensa digital para sua empresa:

Qual a importância da assessoria de imprensa digital?

A gestão da reputação ajuda a manter a imagem das empresas positiva, pois se há algo facilmente compreensível à primeira vista é que uma imagem positiva beneficia de muitas maneiras, mas como? Em que áreas a opinião pública é importante para as empresas? Do ponto de vista econômico, uma boa reputação traz as seguintes vantagens:

Ela amplia o raio de alcance da marca: o bom é conhecido por si e a melhor publicidade é a que se faz no boca a boca. Graças à boa reputação, os clientes se tornam embaixadores da marca e atraem mais consumidores para seus perfis sociais.

Aumento das vendas: o alcance por si só não tem muito valor se não gerar leads e conversões, e ambos têm mais probabilidade de ter uma boa reputação, pois ajuda os clientes em potencial a ter confiança na marca. E novamente: se os clientes valorizam suas compras positivamente, eles podem convencer outras partes interessadas.

Profissionais qualificados interessados em sua empresa: uma boa reputação não só ajuda a alcançar novos mercados, mas também pode ser decisiva na corrida global em busca dos melhores profissionais (Guerra aos Talentos), já que todas as opiniões positivas sobre a empresa que é veiculada na internet, também elas tem um efeito sobre qualquer candidato potencial.

Valor da marca: a reputação de uma marca também reflete em seu valor. Os investidores estão muito interessados ​​em saber como o público percebe uma empresa ou marca.

Truques e diretrizes para gerenciar sua reputação online

Não existe uma maneira certa de construir uma boa reputação na web. Cada empresa é diferente e não há duas situações iguais. No entanto, você pode usar algumas táticas básicas para melhorar sua reputação online:

Construa sua presença online: se você já opera seus próprios canais na web (site, blog, mídias sociais), pode usá-los para melhorar sua reputação e responder às críticas nas redes mais rapidamente.

Monitore: ouça ativamente as conversas do seu público-alvo. Não importa se eles falam sobre a sua empresa ou sobre outros assuntos, porque você obtém informações muito úteis de qualquer maneira.

Responda rapidamente: não espere que as queixas desapareçam por si mesmas, mas reaja o mais rápido possível antes que o desconforto adquira uma dinâmica própria.

Respeite os críticos: não deixe que os usuários mais críticos tenham a sensação de que sua opinião está errada ou irrelevante, pois isso só alimenta a raiva (talvez irracional) e piora a imagem de sua marca. O ideal é que responda os comentários ruins e negativos, mas de acordo com as instruções da assessoria de impressa, a fim de fornecer uma resposta adequada e de forma educada.

Não entre na polêmica: não caia na armadilha de começar uma discussão, pois, mesmo que tenha razão, é muito provável que perca. Seu objetivo é reverter um sentimento negativo o mais rápido possível, e um confronto público só vai atiçar o fogo e queimar sua marca.

Personalize a sua mensagem: o tratamento entre as pessoas é muito diferente daquele dado perante uma entidade impessoal. Personalize sua comunicação para que o usuário se sinta bem atendido.

Aprenda com os erros: se você é sempre criticado pelos mesmos pontos, o bom gerenciamento da reputação não é mais útil. Em vez disso, entre em contato com seu público e esclareça que algumas melhorias estão sendo planejadas, naturalmente se for o caso, ou pelo menos explique por que certas coisas não podem ser alteradas.

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