Análise de vibrações: Manutenção preditiva

Análise de vibrações: Manutenção preditiva

Na fabricação, a busca por redução do tempo de inatividade, maior qualidade da produção e margens de lucro otimizadas são preocupações comuns para qualquer empresa que pretenda permanecer competitiva. A manutenção preditiva é uma das formas mais eficazes de atingir esses objetivos e desempenha um papel fundamental na otimização da produção e da produtividade. 

Se você estiver interessado em obter os benefícios da manutenção preditiva, a análise de vibração é um bom ponto de partida, afinal, a maioria das máquinas vibra quando está em operação e ao registrar e estudar o padrão de vibração sob condições específicas, você pode identificar mudanças no comportamento operacional da máquina. 

Uma das principais forma de se assegurar quanto aos dados do equipamento, é a empresa de recuperação de dados.

Os profissionais de manutenção usam a Análise de Vibrações para identificar possíveis avarias antes que ocorram para evitar avarias e evitar falhas.

O que é análise de vibração na manutenção

Existem muitas ações que compõem a manutenção preditiva. A análise de vibração é uma das mais importantes. Ela é extremamente eficaz na identificação dos primeiros indícios de desgaste do equipamento e possíveis avarias ou degradação nos processos. 

A Análise de Vibração mede as vibrações do equipamento para monitorar a condição do equipamento, ajudando a identificar vibrações anormais, que podem indicar possíveis problemas com o equipamento.

Qual é o objetivo da análise de vibração?

Ao detectar, medir e analisar a vibração em peças rotativas, a análise de vibração é capaz de “prever”, com precisão, se o equipamento em breve precisará de manutenção. Através do uso da tecnologia de análise de vibração para peças rotativas discretas, a análise de vibração também pode auxiliar na análise de causa raiz.

Como a vibração é medida e como funciona a análise?

De forma geral a vibração é medida através de sensores incorporados em equipamentos rotativos. Esses sensores são capazes de detectar frequências e tipos de vibração – medindo deslocamento, velocidade e aceleração ao longo dos três eixos de movimento. Usando um analisador de vibração, essas informações são compiladas, analisadas e comparadas com dados históricos de desempenho para esse equipamento específico.

Em linhas gerais, esse processo se dá normalmente em 4 etapas que veremos a seguir: 

O processo de Análise de Vibração em 4 etapas:

  • Coleta de dados de vibração: utilizando sensores de vibração ou um dispositivo portátil para coletar sinais e dados de vibração do equipamento.
  • Coleta em linha de base: coleta de dados de vibração de uma máquina operando com características ideais. Registro dos dados de vibração para estabelecer uma linha de base para comparar dados de outras máquinas.
  • Armazenamento dos dados de vibração: armazenagem dos dados de vibração para que possam ser comparados conjuntos de dados futuros com conjuntos de dados históricos. Pode-se automatizar esse processo investindo em um sistema de monitoramento online para coletar medições de vibração.
  • Analise os dados de vibração: conforme ocorre a coleta de dados, compara-se com a linha de base para identificar níveis de vibração, anomalias e defeitos. Quando identificado um defeito, reparos ou trabalhos de manutenção são executados para evitar falhas na máquina e paradas não planejadas.

Que tipos de problemas a análise de vibração evita?

No geral os problemas de qualidade de produção são o sinal de que a manutenção reativa é necessária, tais como erros de peças, tolerâncias inaceitáveis, acabamentos de superfície ruins e outras falhas como:

  • Desalinhamento 
  • Frouxidão
  • Falhas de rolamento 
  • Defeitos de engrenagem

Quando esses problemas são detectados onde não há manutenção preditiva, as peças devem ser descartadas ou retrabalhadas, o excesso de refugo foi gerado e o tempo de resposta já foi atrasado. 

A análise de vibração como parte da manutenção preditiva pode evitar esses tipos de problemas. Esse tipo de dados também pode permitir a análise da causa raiz — reduzindo enormemente a solução de problemas e o tempo de reparo, e agilizando os processos de manutenção futuros.

Como funciona o software de análise de vibração

Um sensor é conectado ao equipamento para coletar os dados, mas depois disso é preciso ser capaz de visualizar e consolidar estes dados. O software para análise de dados entra nesta esfera. 

É possível com ele configurar um sistema de monitoramento online onde os sensores de vibração enviam dados de vibração para um sistema de monitoramento baseado em nuvem em tempo real. Este sistema monitora os dados e aciona uma notificação quando há uma possível anomalia. 

Os benefícios da análise de vibrações como uma abordagem proativa

A análise de vibração como parte da estratégia de manutenção preditiva oferece vários benefícios: 

  • Redução nos custos de material, graças a menos refugo e menos descartes;
  • Mais controle sobre o tempo de inatividade e os processos de manutenção;
  • Redução significativa no tempo de inatividade não planejado;
  • Custos de manutenção reduzidos;
  • Análise de causa raiz para manutenção mais eficiente;
  • Qualidade aprimorada do produto com máquinas operando em tolerâncias nominais de forma mais consistente. 

Conclusão

Identificar e tratar possíveis falhas antes que elas se transformem em problemas reais economiza dinheiro. Técnicas de manutenção preventiva, como análise de vibração, são excelentes para que sua indústria planeje estrategicamente a manutenção e evite falhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *