7 motivos para começar a aprender espanhol hoje

7 motivos para começar a aprender espanhol hoje

O professor doutor Rodrigo Prado elenca que o idioma pode ser até mais vantajoso que o inglês para a competitividade no mercado de trabalho e para especializações no exterior

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de nações que mais estudam a língua espanhola no mundo. De acordo com um estudo do Instituto Cervantes, órgão oficial do governo da Espanha, o Brasil possui 6,1 milhões de estudantes que buscam desenvolver o idioma para viajar, estudar fora ou ter mais chances no mercado de trabalho.

Para o professor chileno Rodrigo Prado, que é doutor em Ciências Empresariais e Sociais pela Universidade de Ciências Sociais e Empresariais da Argentina (UCES), apesar da colocação, o país ainda tem muito potencial para formar estudantes fluentes a serem explorados. “Todos nós sabemos da importância de conhecer uma segunda língua no nosso país. As oportunidades que surgem são inúmeras e com o espanhol esse cenário é ainda mais animador. Muito se fala no inglês, mas pouco se explora sobre as chances de conseguir mestrados e doutorados em universidades renomadas nos países vizinhos ao nosso, bem como em conseguir emprego em multinacionais que têm a América do Sul como sede”, aponta.

Confira a lista de motivos elencados pelo professor doutor, que traçou carreira acadêmica e profissional em diversos países como Chile, Peru, Argentina e também no Brasil e hoje leciona espanhol para estudante de todo o mundo:

  1. Consiga um novo emprego ou uma promoção:

De acordo com o professor de espanhol Rodrigo Prado, o Brasil deixou de ser um país isolado devido à internacionalização, estando atualmente conectado economicamente a muitas nações, principalmente às que estão na América do Sul. “Se você sabe espanhol tem muitas chances de ser mais valorizado no trabalho. Além de conseguir uma promoção e ter novos desafios profissionais”, diz.

  1. Acesso à informação:

Ao conhecer apenas o português, há uma limitação no acesso às informações visto que a maioria dos materiais acadêmicos (ou não) estão em espanhol ou inglês. “Quando você conhece outro idioma pode aprender muitas informações que antes não conseguia ler. Isso inclui documentários, livros, vídeos, artigos científicos, palestras e aulas. Conhecimento é poder e se você não souber falar espanhol está perdendo muito”, alerta Rodrigo Prado.

  1. Aumente seu salário:

O professor chileno Rodrigo Prado aponta que as organizações tendem a valorizar o conhecimento e as habilidades dos trabalhadores, sendo a linguagem um elemento muito importante no cálculo do salário de uma pessoa. “Quem fala espanhol ganha mais dinheiro do que quem só sabe português. Isso acontece porque uma pessoa que conhece outro idioma, tem acesso a mais informações, podendo participar de reuniões importantes ou ser enviada para trabalhar em outro país”.

  1. Similaridade com o idioma materno

Por que o espanhol ao invés do Inglês? Para Rodrigo Prado o retorno mais rápido do estudo, bem como maior número de países em que se pode atuar e a familiaridade com o idioma materno são motivos de sobra. “Aprender espanhol é muito mais fácil do que aprender inglês, isso porque os dois vêm do latim vulgar. É por isso que muitas palavras são iguais ou muito semelhantes, simplificando o processo de memorização e pronúncia das palavras. Quando ouvimos uma pessoa falar inglês, geralmente entendemos muito pouco ou quase nada, ao passo que se alguém falar espanhol conosco, podemos entender a ideia principal. Isso mostra a proximidade das duas línguas”, diz.

  1. Posição geográfica estratégica na América Latina

Maior em território, o Brasil está cercado por países que em maioria falam a língua espanhola, tais como Bolívia, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, entre outros. “Ao considerar a distância e as possibilidades de trabalhar com pessoas desses países, as chances de dar uma guinada profissional são maiores e mais facilitadas que na Europa ou nos Estado Unidos. Falando sobre educação, o cenário é ainda mais animador”, diz.

  1. Viaje sem problemas

Em relação ao ponto anterior, não é apenas no quesito educação e profissionais que se ganha ao aprender espanhol, o lazer e a oportunidade de conhecer outras culturas também entram em pauta.  “Pela proximidade é possível visitar países vizinhos por um preço mais acessível e em viagens de curta duração. Imagine poder ir para outro país, passear e não ter problemas ao fazer uma reserva num hotel, ir ao restaurante, fazer amizades, fazer compras ou simplesmente no transporte, desde que se comunique bem?”, questiona.

  1. Espanhol é a línguas mais faladas do mundo

A língua espanhola é a terceira língua mais falada no mundo, perdendo apenas para o inglês e o mandarim. “Saber espanhol pode conectar você com mais de 500 milhões de falantes em todo o mundo. Considerando a localização geográfica do Brasil, é muito valioso aprender o idioma”, garante.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *