6 dicas para criar uma estratégia de marketing de influência eficiente

6 dicas para criar uma estratégia de marketing de influência eficiente

O Brasil vive uma grande tendência nos últimos anos: a dos influenciadores digitais. Você com certeza segue pelo menos um influenciador digital nas suas redes sociais, e se não acompanha nenhum, pelo menos conhece ou já ouviu falar sobre essas novas “celebridades” que tem se destacado dentro da web. 

O brasileiro passa, em média, 9 horas por dia conectados à internet, sendo que quase metade dessas horas são voltadas para as redes sociais, e das pessoas conectadas, 71% afirmam seguir algum tipo de influenciador, enquanto 62% tem até um influencer preferido que acompanha diariamente sem falta. 

Essa popularidade dos influenciadores abriu uma nova lacuna não só na produção de conteúdo, mas também no mundo do marketing, resultando no que conhecemos como: marketing de influência. Devido a toda essa popularidade e a proximidade dos influencers com seu público, não existe nada mais certeiro do que usar um rosto conhecido como garoto propaganda do seu negócio, vendendo e divulgando seu produto de maneira eficiente. 

De acordo com pesquisas, 45% dos usuários já compraram algum produto que foi indicado por um influenciador digital, muitas pessoas confiam nos influencers e divulgar o seu purificador de ar portátil através deles pode ser uma ótima ideia. 

Mas é claro que uma boa estratégia de marketing de influência não surge do nada, é preciso ter uma montagem para que ela seja de fato, eficiente, e no texto de hoje, separamos 6 dicas para você criar uma estratégia de marketing de influência que seja de fato efetiva, bora conferir? Então vamos lá!

1- Pesquise o seu nicho de atuação e os influencers dentro dele

A primeira dica para criar uma campanha de marketing de influência, é começar pesquisando sobre o mercado no qual você está inserido, e quais influencers atuam dentro dele. 

Para isso, pesquise o seu nicho e entenda um pouco melhor quem são os influenciadores que atuam dentro dele, quais são os profissionais e as opções disponíveis dentro do mercado? 

Monte uma lista com potenciais influenciadores para você fechar parceria de acordo com sua área de atuação e comece a entender melhor a aderência de cada influencer vinculada a sua área, não tem como divulgar sua nova hamburgueria através de um influencer vegano, ou seu novo jogo de videogame através de uma influencer de maquiagem, então para não cometer esse deslize, veja aqueles que combinam com o seu perfil e podem ser relevantes dentro do seu nicho. 

2- Micro ou grande influenciador? PF ou PJ?

Após uma boa pesquisada você já deve ter separado alguns nomes relevantes que encaixam com o perfil da sua marca, lembre-se, o influencer não precisa, necessariamente, trabalhar com uma máquina de corte a laser, mas sim ter algum tipo de vínculo relacionado ao seu segmento. 

Nesse momento é preciso resolver algumas questões, a primeira delas é entender que tipo de influenciador você deseja contratar: um micro influencer (de 10 mil até 100 mil seguidores) ou grande influenciador? (mais de 100 mil), entenda que os números aqui são tudo, e quanto mais seguidores é claro, mais caro será o seu investimento. 

Em seguida, veja o tipo de contratação que fará, esse é um mercado novo, então alguns influencers ainda só se enquadram como pessoa física não tendo empresa aberta, procure uma agência e veja suas prioridades, só fecha contrato com PJ ou isso é algo indiferente? Verifique isso antes de fechar qualquer contrato. 

3- Verifique o histórico e conheça a aprovação dele com o público

Nesse momento, o número de influenciadores digitais deve ter se afunilando ainda mais, então é o momento de verificar o histórico e conhecer qual a aprovação do público e as opiniões dos influencers antes de fechar qualquer parceria com a sua marca. 

É importante ter conhecimento sobre o seu comportamento, suas publicações, seu conteúdo e suas curtidas, afinal, nenhuma marca quer ter envolvimento com algum influencer com um histórico recheado de preconceitos ou com publicações racistas, homofóbicas ou machistas, certo?

Então fique de olho e vasculhe de forma detalhada, todo o seu histórico, também faça pesquisas de como é a aprovação e a visão do público sobre ele, procure conhecê-lo bem antes de fechar qualquer tipo de parceria. 

4- Saiba quais produtos vai divulgar e procure conhecer os seus seguidores

Agora que você já conhece melhor os influenciadores digitais, provavelmente já deve ter um nome preferido para firmar acordo, certo? Então procure saber quais produtos vai divulgar e o que se encaixa melhor de acordo com o perfil daquele influencer. 

Será que ele tem um bom perfil para falar sobre sua nova peneira vibratória? E a audiência dele? Se sentirá impactada com aquele produto? Procure conhecer não só ele, mas também seus seguidores, e entenda qual o melhor produto da sua empresa para ser divulgado por ele. 

Entenda como o produto irá se encaixar, o impacto que ele causará e a recepção ao chegar nas pessoas, seja cauteloso e criterioso com a sua escolha, e saiba combinar muito bem o seu negócio, o influenciador e a sua divulgação. 

5- Saiba divulgar na praça correta

Outro ponto que merece destaque é a chamada “praça”, ou local que você está aplicando o marketing de influência, por melhor que seja aquele influenciador e por mais promissora que pareça a sua parceria com ele, dificilmente você vai colher algum fruto caso sua empresa trabalhe de forma presencial em São Paulo e ele morar no Ceará. 

Por mais que a internet ultrapasse barreiras, existem muitos influencers que são considerados regionais, então verifique o alcance, a visibilidade e novamente, o público que ele atinge, saiba se ele pode ou não ajudar o seu negócio mesmo morando tão longe, e divulgue sempre na praça correta. 

6- Peça opiniões do influencer e permita que ele crie sua própria “publi”

Por fim, permita o influenciador de te ajudar na criação da “publi” ou do “ad”, e dê a ele a liberdade para ter algumas escolhas e opiniões durante toda a sua campanha de marketing de influência. 

Forneça o transformador de solda do seu negócio a ele, dê uma certa liberdade e confie em seu trabalho, ninguém sabe melhor como alcançar e cativar os seguidores do que ele, então procure trazer essa liberdade, confiança e conte com a ajuda dele e o seu toque da sua identidade para colher grandes resultados. 

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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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