5 perguntas difíceis em uma entrevista de emprego

5 perguntas difíceis em uma entrevista de emprego

Por mais nervosa ou intimidadora que uma entrevista de emprego possa parecer, a preparação é sua melhor amiga. 

A perspectiva de deixar seu antigo emprego e começar de novo em outro lugar pode ser aterrorizante para muitos. É nesta situação que você precisa mostrar o seu melhor lado.

Isso significa tentar causar a melhor primeira impressão cuidando de seu código de vestimenta, linguagem corporal, tom de voz e aquelas famosas perguntas capciosas. 

Truques comuns em uma entrevista de emprego

 

Antes de abordar as perguntas capciosas que os recrutadores usam na entrevista de emprego, queremos dar algumas recomendações. 

Lembre-se que esta instância é um processo de descarte e cada resposta tem uma função. É por isso que a atitude deve refletir seu esforço máximo toda vez que decidir avaliar sua candidatura.

Leia também: O que colocar em objetivos no currículo

Tenha em mente que os colaboradores de recursos humanos não pretendem simpatizar com você. O trabalho deles é descobrir suas habilidades para lidar com situações delicadas ou sob pressão. 

É importante falar honestamente, mas sem ter que confessar tudo. A negativa que surge deve ser justificada. Com isso em mente, vamos começar com as perguntas capciosas:

Por que você escolheu esta empresa?

 

Por mais simples que essa pergunta possa parecer, o que você diz pode complicar sua vida se não levar a sério o suficiente. 

O melhor conselho sobre esse tema é que você conheça a fundo o que a empresa representa. Não adiantará dizer algumas palavras gentis para se livrar da pergunta. 

A pesquisa anterior que você faz sobre a oferta e o que a marca representa, lhe dará as razões para se expressar com paixão. 

Essa atitude não apenas reflete seu interesse no cargo, mas também demonstra sinceridade de sua parte. Além do salário, você tem que explicar os motivos pelos quais quer trabalhar lá.

O que o motivou a procurar outro emprego?

 

Esta pergunta pode ser um dos muitos momentos embaraçosos durante a entrevista de emprego. Procure ter calma ao falar sobre aspectos sensíveis ou negativos e não se esqueça de sua preparação.

Se você foi demitido, o ambiente de trabalho não era o melhor, ou teve que sair por algum erro, não fique na defensiva.

Como eles estão medindo sua sinceridade e discrição, expresse-se com calma, brevemente, claramente e sem desculpas. 

Um erro comum nessa circunstância é começar a falar mal de seus ex-colegas, chefes e políticas da empresa. É melhor mostrar respeito e não passar por uma pessoa de confronto.

Qual é o seu pior defeito?

 

Esta pergunta está relacionada com: “Conte-nos algo sobre você”, quais são seus pontos fracos e fortes? ou dê uma lista das tarefas que não domina. 

Mesmo que tenha que falar a verdade, não precisa enfatizar demais o que é ruim. Suas fraquezas devem reforçar a ideia de que você tem o que é preciso para a posição.

Você pode falar sobre uma habilidade que não conhece bem, mas que é secundária ao que a oferta exige. Isso lhe dá a oportunidade de mostrar aos olheiros que está disposto a melhorar dentro da empresa. 

Dessa forma, você transforma um defeito aparente em motivação para continuar desenvolvendo suas habilidades.

Quanto você acha que deveria ganhar?

 

Talvez essa pergunta seja um pouco inesperada. A sabedoria popular indica que a entrevista de emprego não é o momento certo para lidar com esse assunto. Como você ainda não está na equipe, não está em condições de negociar.

A melhor recomendação neste caso seria mencionar seu status júnior ou sênior devido à sua experiência. Com base nisso, pode-se argumentar que almejar um salário médio com base no que o mercado dita. 

Sem cair em um acordo muito apertado ou apelar para uma piada, você pode indicar um valor que considera justo.

Você pode trabalhar em equipe?

 

Se esta pergunta está ou não relacionada à sua inclinação para liderar, é importante respondê-la positivamente. 

Habilidades de liderança, camaradagem, respeito, tolerância, gentileza e outras virtudes são altamente valorizadas pelas empresas. Abster-se de apresentar uma imagem não cooperativa.

Da mesma forma, se liderar representa um desafio que o motiva, também é importante demonstrar certa autonomia (se for o caso). 

Cada pessoa tem qualidades diferentes que podem ser bem utilizadas com a direção certa. Mostrar independência ao agir é tão importante quanto trabalhar em equipe.

Encontrar um emprego no Brasil ou em qualquer outro lugar exige que você seja considerado para uma entrevista de emprego.

Tente mostrar uma sinceridade medida, dependendo de como a conversa está fluindo.

O ideal é se comportar com certa humildade, deixar claro seu compromisso e não ser arrogante. 

Existem outras perguntas capciosas que você deve preparar antes de qualquer entrevista de emprego. Assim, poderá ser breve, direto ao ponto e evitará revelar os detalhes que podem prejudicá-lo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *