Vidraçaria: o que é, tipos, como funciona

Vidraçaria: o que é, tipos, como funciona

Dicas para abrir uma empresa vidraçaria

Atualmente, cada vez mais os empreendedores estão entrando no mercado de vidro e abrindo a sua própria vidraçaria, e podem oferecer para seus clientes o seu trabalho e os produtos de qualidade. 

Para quem pensa em abrir o próprio negócio no ramo de vidros, é importante ter em mente que os métodos de uma vidraçaria não mudaram.

Um vidraceiro profissional precisa saber executar manualmente as ferramentas, os acessórios e os maquinários específicos para realizar cortes, limpar as superfícies, manusear as peças e fixar os vidros nos em todo tipo de ambientes.

4 dicas para montar uma vidraçaria

  • Invista em conhecimento

Seja sincero com você mesmo, o quanto você conhece sobre vidros? Existem no mercado uma grande variedade de tipos de vidros. 

Lembre-se que entender melhor o mercado de atuação é o primeiro passo na aprendizagem de como montar uma vidraçaria.

  • Esteja atento a concorrência

Uma vantagem de montar uma vidraçaria em relação à concorrência é que o mercado não é muito disputado. 

Sendo assim, sempre há um lugar para o novo empreendimento.

Mas vale reforçar a importância da oferta de serviços de boa qualidade, sejam no mínimo, iguais ou preferencialmente melhores aos serviços oferecidos pelos concorrentes.

  • Localização

Uma vidraçaria deve ser bem localizada, em um lugar de fácil acesso e com boa  circulação de pessoas e carros. 

É recomendado que haja espaço para estacionamento, se este não tiver esse espaço, procure apostar em um espaço ao lado ou próximo para que assim seus clientes tenham mais praticidade ao chegar no seu estabelecimento.

Muitas pessoas têm dúvidas quanto ao montar uma vidraçaria em bairros residenciais ou comerciais, ela pode estar localizada em avenidas ou mesmo casas, mas desde que sejam onde tenham um bom fluxo de pessoas ou carros naquela localidade.

  • Estrutura 

Uma vidraçaria é dividida em dois ambientes diferentes. Na frente, onde as vendas acontecem, deverão ficar os produtos comercializados. Nos fundos deve ser reservado para o processamento e para o estoque do vidro.

A parte do fundo deve ser maior, pois é neste espaço que acontecerá a fabricação das peças.

Equipamentos necessários

  • Lixadeira para vidros

As lixadeiras, independente de pequenas ou grandes, são importantes para os processos de polimentos e acabamento em vidros. Esses acessórios acabam com os riscos causados pelo uso ou manuseio de peças de vidros, ajudando a restaurar completamente a sua transparência.

  • Pincéis

Os pincéis podem ser utilizados pelo vidraceiro para dar um acabamento final ao vidro, por exemplo, para limpeza de locais mais delicados sem danificar o silicone.

  • Diamante para cortes

Os diamantes para corte dependendo do modelo, podem ser utilizados em vidros pequenos, pois eles garantem qualidade no corte e máximo rendimento, de forma a evitar qualquer tipo de desperdício.

  • Ventosas

As ventosas são fundamentais para o transporte de peças de vidro planas e proporcionam mais segurança para quem as manuseia. 

Sua estrutura é composta por um aço resistente, sistema de respiração e travas de seguranças. Dependendo da quantidade de ventosas, é possível manusear vidros maiores. As ventosas são excelentes ferramentas para o dia a dia de qualquer vidraceiro.

Um bom exemplo disso, é o madesco que trabalha com portas madeira Goiânia e comprou com Vidraçaria Imperial para melhorar sua empresa

  • Martelos

Os martelos são de muita utilidade para instalação de peças de vidro. Aqueles feitos de borracha são ideais para montagem de vidros modulados, já que os de modelo pena são menores e podem ser usados para ajustar a correta posição do vidro.

Acessórios para o ambiente de trabalho

  • Roldanas duplas

O sistema de roldanas duplas garante deslizar suave e maior resistência a ambientes úmidos, já que elas são usadas principalmente em boxes de vidro temperado de banheiros. Seu trilho também impede que qualquer tipo de sujeira de produtos de banho e limpeza estejam alojados ali.

  • Dobradiças

As dobradiças são acessórios que garantem o fechamento suave e leve da porta de vidro, e uma grande vantagem delas é que elas permitem que a porta seja desmontada pelo lado de fora, facilitando o trabalho do vidraceiro.

  • Impermeabilizantes

O impermeabilizante é um produto criado especialmente para proteção contra manchas de produtos de higiene e gordura do corpo humano.

Ele não muda a cor natural do material e pode ser facilmente aplicado pelo vidraceiro.

  • Limpadores

Os limpadores são utilizados para a limpeza de peças de vidros, de uma maneira mais rápida e eficiente, eles acabam com as manchas nos boxes causadas pela água, gordura do corpo e produtos de banho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *