Vantagens de implementar um sistema RAID

Vantagens de implementar um sistema RAID

O sistema RAID é usado na grande maioria das empresas, esse sistema é atrativo pela sua redundância, alta escalabilidade, segurança e desempenho. O sistema RAID pode ser implementado em servidores, Storages (NAS, DAS, SAN), banco de dados e outros.

Ele tem a capacidade de aumentar o desempenho no fluxo de dados em toda a empresa, tanto para leitura como na escrita das informações.

A sua principal função é a junção dos discos para que eles funcionem em sincronia com os demais discos. Isso melhora o desempenho dele e a segurança dos dados.

O sistema RAID pode funcionar com números variados de discos e configurações, essa diferenciação se fez pelo nível do RAID. Os principais níveis são o 0, 1, 5, 6, 10, 50 e 60. Existem outros níveis, que são a junção desses principais níveis.

 

  • RAID 0 – O RAID 0 é um dos níveis mais rápidos, ele distribui o registro dos dados em todos os discos, a controladora RAID fragmenta os dados em todos os discos acelerando assim o registro das informações. A segurança desse nível é baixa por não haver redundância no registro dos dados, caso um disco pare de funcionar todos os dados estarão em risco.
  • RAID 1 – O RAID 1 funciona com o espelhamento nos registros das informações, tudo o que for registrado no disco 1 é espelhado no disco 2, trazendo assim segurança para os dados armazenados. Por conta do espelhamento a capacidade de armazenamento dos discos é reduzida pela metade.
  • RAID 5 – O RAID 5 funciona com as melhores partes do RAID 0, a sua performance, e o RAID 1, a sua segurança. Ele espelha as informações em todos os discos array, caso um dos discos pare de funcionar os dados registrados neles estão seguros por estarem fragmentados nos demais discos. Nesse nível a capacidade de armazenamento é afetada por conta do espelhamento, o capacidade de armazenamento de um disco será destinada a redundância, ainda que essa taxa de armazenamento seja distribuída em todos os discos.
  • RAID 6 – O RAID 6 melhora os aspectos do RAID 5, mas o seu espelhamento afeta dois discos ao invés de um como o seu antecessor. Pela sua performance e segurança é um dos níveis mais usado, ele permite a falha de até dois discos antes de parar de funcionar. Caso um disco apresente falha é só trocar por um disco novo que o próprio sistema irá fazer o rebuild das informações no disco recém inserido.
  • RAID 10 – O RAID 10 é a junção do RAID 0 e 1 ele é une a desempenho do RAID 0 com a segurança do RAID 1, os discos sempre terão uma cópia no array. Diferentemente, do RAID 5 e 6 que fragmenta o espelhamento em todos os discos.

Não importa quantos discos sejam usados, 50% do armazenamento de todos os discos será destinado para a redundância dos dados.

  • RAID 50 – O RAID 50 é um junção bem elaborado do RAID 0 com RAID 5, este nível divide os discos em dois ou mais arrays (arranjos), esses arrays funcionam em RAID 5 e conjuntos destes arrays funcionam em RAID 0, ou seja, o espelhamento dos dados.
  • RAID 60 – RAID 60 funciona igualmente ao RAID 50, mas invés de ter os arrays em RAID 5 os terá em RAID 6, com o RAID 0 fazendo a junção deles.

 

Diante de todas essas opções de níveis fica fácil ver as vantagens de se ter servidores em RAID, o desempenho e a segurança é infinitamente maior do que as opções de armazenamento comuns.

Mas ainda que dentro de um RAID a perda de dados pode acontecer, ainda que seja extremamente seguro. A perda de dados por acontecer por alguns motivos, como:

 

  • Exclusão de arquivos
  • Corrupção de arquivos
  • Formatação das unidades de armazenamento
  • Problemas físicos e falhas nos dispositivos de armazenamento
  • Problemas de Configuração
  • Problemas na controladora Raid
  • Ataque Ransomware

 

Recuperação de dados em RAID

Por toda a sua complexidade, o RAID é um grande desafio para empresas de recuperação de dados, as tecnologias para a recuperar RAID são dificilmente encontradas. Sendo assim, a criação de tecnologias pelas empresas, e poucas delas conseguem ser exitosas nesse desenvolvimento.

Entre as poucas empresas que conseguem, atualmente, fazer a recuperação de RAID estão a Digital Recovery e a PhD Recovery. Ambas, estão à frente de outras empresas por terem conseguido desenvolver tecnologias para a recuperar RAID.

O valor da controladora RAID é variado de acordo com o nível, mas é sem dúvida alguma uma ótima aquisição para qualquer empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *