Saiba como utilizar diferentes óleos vegetais para cozinhar

Saiba como utilizar diferentes óleos vegetais para cozinhar

A escolha do óleo pode influenciar no sabor, nos nutrientes e até mesmo na aparência do alimento

O óleo de soja é o mais popular entre os óleos vegetais utilizados para cozinhar. Não é incomum encontrar em receitas apenas a palavra “óleo” nos ingredientes, se referindo a esse tipo específico do produto.

Isso acontece por diferentes fatores: acessibilidade, preço e até mesmo costume. A verdade é que as opções de óleo vegetal para comida vão muito além da soja e podem abranger o girassol, o dendê, a canola e muito mais. Abaixo, você pode conhecer outras opções e aprender mais sobre seu uso em receitas:

Qual é a importância do óleo vegetal na cozinha?

O óleo vegetal é tradicionalmente utilizado na cozinha há décadas, mas pouco se fala sobre a sua importância. A realidade é que o costume de utilizar o óleo para fritar, cozinhar ou até temperar ultrapassou gerações, tornando-se um hábito.

Além da praticidade adicionada ao preparo, o óleo também é responsável por promover o consumo de gorduras no dia a dia. Apesar do sentido pejorativo associado a essa palavra ao longo dos anos, o consumo de gordura é essencial para a saúde e a manutenção do organismo.

Como usar diferentes tipos de óleo na cozinha?

Atualmente, existem dezenas de opções de óleos vegetais disponíveis no mercado. Por isso, é importante saber mais sobre suas propriedades e indicações de uso. A seguir, você encontra mais informações sobre os tipos mais populares:

Óleo de soja

O mais popular dos óleos vegetais também atingiu esse patamar graças às suas propriedades. Dentre as opções, o óleo de soja é um dos que atinge a maior temperatura, o que é essencial para alguns preparos.

Pensando nisso, o óleo de soja é a melhor opção para quem deseja fazer frituras ou alimentos cozidos. Só é preciso ter cuidado com o consumo exagerado por conta do seu potencial inflamatório.

Óleo de girassol

acilmente encontrado nos mercados, o óleo de girassol é mais indicado para refogados e preparações que não exigem que o óleo esteja bem quente. Isso acontece porque, graças às suas propriedades, não é possível atingir altas temperaturas independentemente do tempo na panela.

Azeite de Oliva

Mais utilizado em saladas como forma de tempero, o azeite de oliva possui uma boa composição de gordura e antioxidantes. Quem deseja substituir outros óleos vegetais também pode recorrer ao azeite, tendo em vista que suas propriedades se mantêm em altas temperaturas.

Óleo de milho

O óleo de milho não é tão popular no uso doméstico, mas ainda pode ser encontrado nas prateleiras do mercado. Apesar disso, ele é bastante utilizado na indústria alimentícia. A dica é apostar em outras opções, já que o seu consumo pode ser feito em alimentos prontos.

Óleo de canola

O óleo de canola pode ser utilizado como substituto do óleo de soja para quem deseja mudar um pouco os ingredientes. Também recomendado para frituras e cozimentos, o óleo de canola é capaz de atingir altas temperaturas, tornando-se versátil na cozinha.

Azeite de dendê

O azeite de dendê é tradicional na cozinha baiana e se tornou um verdadeiro patrimônio do estado, mas seu uso pode ir muito além do acarajé. Com propriedades que permitem altas temperaturas, ele pode ser usado em refogados e frituras. A dica é maneirar nas quantidades, tendo em vista que o azeite de dendê é rico em gordura trans e pode prejudicar a saúde através do excesso de consumo. 

Óleo de coco

O óleo de coco tornou-se popular graças ao uso em cuidados com o cabelo e pele, mas também é próprio para o consumo culinário. Apesar disso, não é recomendado por possuir altos níveis de gordura trans e potencial inflamatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *